A sala de estar é para muitos o ambiente que mais merece atenção no lar pois é nele em que recebemos nossos amigos, descansamos ao lado da família e passamos a maior parte do tempo quando estamos em casa – principalmente em tempos de pandemia.

O conteúdo seguinte trará ideias sobre rearranjamento de espaços e dicas úteis seja para transformar a sua sala ou até mesmo se você está pensando em adquirir um novo imóvel e já está pesquisando por um simulador de financiamento imobiliário no seu tempo livre. Vamos lá!

  1. Móveis ideais para o seu ambiente

Pontos focais da sua sala de estar, móveis imprescindíveis como sofá, rack ou estante para TV e mesa de centro devem ser imaginados e posicionados de forma a promover a boa circulação de quem frequenta esse espaço, como dirá a você uma pesquisa breve sobre Feng Shui.

Além disso, espaços menores dependem de uma otimização mais elaborada para que se tornem agradáveis. Dessa forma, móveis multifuncionais como painéis de TV que possuem lados com prateleiras para livros e mesas de centro com gavetões para esconder a bagunça podem ser grandes aliados.

  1. Aposte em uma decoração verticalizada

Uma sala de estar geralmente possui móveis que ocupam bastante espaço, como os citados acima. Para dar o seu toque de personalidade sem sobrecarregá-la, o indicado é aproveitar ao máximo as paredes desse ambiente.

Para isso, fixe a TV a um painel e utilize prateleiras ou nichos em uma das paredes vagas e preencha-os com itens de decoração como esculturas, porta-retratos ou itens adquiridos em viagens.  

  1. Procure uma abordagem minimalista

Segundo os conceitos minimalistas, é importante que um indivíduo compreenda o que é necessário para o seu bem-estar e o que não é. No caso de objetos, a ideia é diminuir a presença deles ao escolher para o ambiente apenas o que realmente tem um significado para você e para a sua família.

O conceito pode ser aplicado em outros ambientes da casa e (principalmente) no guarda-roupa. Um mutirão para separar roupas que já não são mais utilizadas e objetos e equipamentos que merecem um novo dono além de liberar espaço, movimenta boas energias pela casa.

  1. Equilibrando as cores da sua sala

Aqui a ideia é agradar os olhos de quem frequenta esse ambiente. Como se trata de um lugar onde as pessoas ficam bastante tempo, o ideal é que seja composto por cores neutras que transmitem paz e tranquilidade como gelo, palha, cinza e bege.

Para conferir traços de personalidade à composição, uma técnica bastante utilizada em projetos é a escolha de uma cor mais marcante – como vinho, azul-marinho ou laranja – em contraste com as outras paredes de uma cor mais neutra. No mais, atente-se também ao equilíbrio das paredes em conjunto às cores de móveis como sofás e poltronas para criar um ambiente sofisticado em sua sala de estar.

Conclusão

Grandes reformas não são de fato necessárias para modificar totalmente um ambiente. Mas caso você tenha algo mais complexo em mente, não deixe de criar um planejamento prévio do que deseja fazer e, se possível, contrate o auxílio de especialistas para orientá-la. 

Sucesso  em sua transformação e até a próxima!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.