Quem compra um imóvel compacto, em especial um apartamento, busca aproveitar os ambientes da melhor forma para deixá-los agradáveis e confortáveis não apenas para si, mas também para receber amigos e familiares, não é mesmo? Porém, muitas pessoas acabam enfrentando dificuldades quando chega a hora de decorar a varanda pequena.

“O que fazer para torná-la mais convidativa? Como aproveitar o espaço corretamente? Como dar um toque pessoal ao local?” Essas são apenas algumas das dúvidas mais comuns. Se você também se identifica com esses eternos questionamentos, não se preocupe!

Neste post, nós reunimos quatro ideias para você se inspirar e transformar essa área em um ambiente bonito, prático e, principalmente, com a sua cara! Confira!

1. Aposte em um jardim vertical

Para começar, que tal trazer o verde para dentro de casa? Com um jardim vertical, você não apenas deixa a decoração da varanda pequena mais cheia de vida com diferentes espécies ornamentais, como também ganha inúmeros benefícios para o seu lar. Duvida? Aqui estão algumas vantagens de ter plantas em casa:

  • elas purificam o ar, removendo impurezas (e também odores) que aumentam as suas chances em desenvolver doenças respiratórias;
  • elas umidificam o ar, tornando sua residência mais agradável, em especial durante aqueles dias mais secos;
  • elas criam uma barreira acústica contra os sons externos, como buzinas de carro e alto-falantes de comércios, deixando sua morada mais tranquila.

Sabe o que é melhor? Existem diferentes maneiras de cultivar um jardim vertical. Além das tradicionais treliças e dos painéis, você pode apostar em hangers, vasos suspensos por tripés ou nichos, cavaletes e escadas personalizadas e, inclusive, estufas que podem ser embutidas em nichos escavados nas paredes.

hangers

Vale ressaltar, ainda, que existem inúmeras plantas de fácil cultivo, como as suculentas, os minicactos, a jade, o clorofito, a gardênia e a babosa, as quais não requerem muitos cuidados (podas, regas, adubagem etc.).

Para quem deseja ter um estilo de vida mais sustentável e ecologicamente correto, há a possibilidade de cultivar uma horta com alguns temperos e hortaliças, como alecrim, manjericão, salsa, tomate cereja, orégano, repolho etc., que podem ser usados no dia a dia para o preparo de refeições.

2. Crie uma área de descanso

Quem tem uma rotina de trabalho agitada e repleta de compromissos também merece um momento de descanso! Portanto, por que não transformar a varanda em um cantinho de relaxamento para dar uma “pausa” na correria e repor as energias?

Para isso, você pode aproveitar, além da nossa sugestão anterior, e incluir no local alguns futons e almofadas. É possível, ainda, apostar em uma iluminação mais intimista, com velas aromáticas em suportes suspensos (de madeira e vidro, por exemplo), e acrescentar uma boa rede, como a do tipo americana, em que duas pessoas se deitam simultaneamente para se balançar e esquecer os problemas!

Para arrematar a decoração e deixar o recinto ainda mais acolhedor, uma dica é revestir o piso com madeira laminada ou vinílica, que é um material menos frio e mais agradável para se pisar descalço do que cerâmicas e porcelanatos. Caso queira, um pequeno rack também pode ser inserido na área para armazenar livros, CDs e outros materiais que ajudem a relaxar.

Outra opção é incluir um cesto de porte médio em que você possa guardar um ou mais colchonetes para praticar ioga ou pilates. Afinal, ambos os exercícios podem ser realizados tanto pela manhã quanto pela noite sem grandes dificuldades, além de serem ótimas pedidas para energizar o corpo, alongar e espairecer a mente.

varanda com rede

3. Invista em móveis planejados

Outra ideia simples e prática é investir nos móveis planejados, como bancadas extensíveis, armários suspensos, adegas aéreas e, é claro, prateleiras e nichos.

Eles são muito úteis caso você deseje utilizar a varanda pequena como área para receber visitas e até fazer algumas refeições, como café da manhã ou churrasco no fim de semana, o que, inclusive, é um ótimo pretexto para ter a casa sempre cheia!

Dessa forma, não há desperdício de espaço e há um aumento considerável na área de circulação das pessoas. Além disso, você evita um dos erros mais comuns quando se trata de decorar locais com metragem reduzida: encher o recinto com peças de mobiliário, que, muitas vezes, nem sequer serão usadas.

Para completar, substitua o uso de poltronas e cadeiras (em especial as com braços) por banquetas e pufes. Eles são menos volumosos, ocupam menos área, podem ser facilmente removidos de onde estão e, de quebra, ainda podem ser armazenados no interior da mobília planejada.

varanda pequena

4. Faça um home office ao ar livre

Uma quarta e última ideia é utilizar a varanda pequena para fazer um home office. A razão disso é que é cada vez mais comum as pessoas alternarem os dias entre atuar de casa e cumprir com as obrigações diretamente do escritório. Além daqueles que trabalham exclusivamente da própria residência!

Logo, por que não inovar e aproveitar esse canto do imóvel que conta tanto com uma ótima circulação de ar quanto com uma excelente iluminação natural durante o dia?

Para isso, vale a pena ter uma mesa que pode ser anexada a uma composição de prateleiras na parede, nas quais você pode armazenar documentos, caixas organizadoras, pequenas luminárias e itens de papelaria. Para sentar-se, opte por uma cadeira customizada, que tenha um toque vintage e que lhe proporcione conforto.

Além disso, não deixe faltar quadros e objetos decorativos pelas paredes. Para dar um charme especial ao espaço, escolha aqueles que remetam a sua profissão, às atividades que você desempenha no dia a dia e aos seus gostos pessoais.

homeoffice varanda

Como você viu, não faltam ideias para deixar a varanda pequena com uma decoração diferenciada, criativa e transmitindo a sua personalidade! Afinal, a nossa casa tem que ter a nossa identidade em cada cantinho, não é verdade? Portanto, aproveite nossas sugestões, escolha a sua favorita para se inspirar e transforme a sua varanda!

Gostou das dicas deste post? Aproveite o tema, leia nosso próximo artigo e confira nossas sete dicas para superar o desafio de decorar ambientes pequenos. Boa leitura!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.