Um dos elementos que mais se destacam em um projeto arquitetônico é a iluminação. Ela é capaz de deixar o espaço mais bonito, amplo e moderno. Para deixar esse efeito ainda mais sofisticado, você pode utilizar um design exclusivo com a iluminação em forro de gesso. O resultado é surpreendente e encantador!
Reunimos 4 motivos para você incluir essa tendência na sua decoração. Confira e inspire-se!
1. Não demora para ser executada
O gesso é um revestimento muito utilizado na decoração de interiores devido à sua facilidade de instalação. O material é moldável, econômico e personalizável. A secagem é rápida e tudo fica pronto em poucas horas.
Você pode utilizar o gesso em qualquer espaço da casa. Além do valor estético, ele é útil para passar os fios e cabos do projeto de iluminação e também para esconder imperfeições. Outra vantagem é que ele auxilia no isolamento acústico e térmico.
2. Oferece grande diferencial no projeto arquitetônico
Unir o gesso com a iluminação rende diversas possibilidades decorativas. É possível, por exemplo, valorizar um espaço específico do cômodo e direcionar a luz para dar mais destaque a um ou mais objetos da sua decoração.
Você também pode trazer um foco de luz para um móvel, a fim de deixar o ambiente mais agradável, como os lugares em que você recebe visitas, na sala de estar e sala de jantar.
3. É possível personalizá-la com o seu estilo
O gesso permite a criação de galerias para as cortinas e molduras para receberem a iluminação. A moldura mais utilizada é a sanca, instalada na área em que o forro e a parede se encontram. Confira os principais tipos.
Sanca Aberta
A abertura da moldura é voltada para o centro do ambiente. A luz é gerada nas bordas e refletida no teto, proporcionando uma iluminação indireta, dispersa e aconchegante. Uma boa opção para a sanca aberta são as lâmpadas tubulares.
Sanca Fechada
Aqui não há nenhum tipo de abertura, apenas pequenas inserções para abrigarem as lâmpadas, que posteriormente recebem o acabamento em gesso para ficarem no mesmo nível. O visual é clean e a iluminação é direcionada. Nesse caso, os modelos de luminárias mais utilizados são os spots.
Sanca Invertida
É o oposto da sanca aberta, seu meio é fechado e os cantos abertos. A iluminação aviva o ambiente e cria o efeito de teto flutuante. Para este tipo de sanca, pode-se usar lâmpadas fluorescentes, fita led ou cordão de luz.
4. É uma obra de grande custo-benefício
Ao optar por este tipo de decoração, você estará fazendo um investimento que trará resultados a curto e longo prazo. Isso porque após a instalação, dificilmente precisará realizar manutenção. Além disso, a iluminação bem pensada no ambiente é mais confortável e não ofusca tanto quanto a iluminação convencional.
Portanto, não faltam motivos para você usar a iluminação em forro de gesso: o design moderno proporciona conforto, bem-estar e beleza a qualquer ambiente. Este tipo de decoração valoriza o imóvel e o deixa mais aconchegante.
E para complementar as vantagens citadas, a fim de deixar a sua casa ainda mais especial, confira o texto que preparamos sobre como aproveitar a iluminação e ventilação natural!