A decoração dos imóveis é algo que faz parte da nossa vida, sendo essencial para que possamos nos sentir bem nesses espaços. Afinal, nosso lar é onde temos nossa privacidade e compartilhamos momentos importantes com a família e amigos.

Decorar também é necessário para valorizar os ambientes adequadamente, principalmente levando em conta que os espaços estão cada vez menores, principalmente em grandes centros urbanos.

O tamanho dos imóveis vem diminuindo, fazendo com que cada canto precise ser melhor utilizado. Daí a importância de decorar adequadamente o lugar que você mora, para torná-lo mais confortável e organizado.

Isso significa que a decoração já não tem mais o mesmo conceito que tinha há anos, como na década de 1980, quando ainda era considerada algo supérfluo.

Com o passar do tempo, decorar e planejar espaços, seja em uma casa ou apartamento, é fundamental e está diretamente relacionada à qualidade de vida.

Portanto, cada escolha fará diferença no resultado final, proporcionando um dia a dia mais prático e agradável aos moradores.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre a importância da decoração, como planejá-la, suas tendências e dar dicas para decorar do jeito certo.

A importância da decoração

Os decoradores e arquitetos são profissionais que decoram os ambientes dosando bem cada elemento presente. Isso possibilita criar espaços que são mais do que belos, pois são bem pensados, práticos e funcionais.

A era da contemplação do espaço já passou, pois cada ambiente de um imóvel precisa ser desfrutado ao máximo, o que torna alguns serviços, como raspagem de piso de madeira indispensáveis.   

Isso porque essa técnica recupera os pisos, trazendo à tona alguns dos principais objetivos da decoração, como a boa relação entre o design, o conforto e a praticidade.

Tudo isso pode ser conquistado com a ajuda de um bom decorador, no entanto, também é necessário ter um bom projeto de decoração, que vai surgir por meio de um planejamento completo. 

No planejamento serão adicionados processos como:

  • Modificações físicas dos espaços;

  • Mudanças de paredes;

  • Ajustes elétricos;

  • Ajustes hidráulicos.

Também é importante compreender elementos como tamanho e proporção do mobiliário, formas e revestimentos, cores, texturas, tecidos, iluminação etc.

A combinação de todos esses pontos promove diferentes sensações. Por exemplo, moveis planejados painel de tv para quarto podem trazer mais praticidade, mas também aconchego, convivência, produtividade etc.

Portanto, planejar adequadamente a decoração pode mudar por completo um imóvel para atender às necessidades do morador.

Como planejar a decoração

Decoração nova é sinônimo de vida nova, mas para isso, é necessário planejar com cuidado. É isso o que vai garantir todo o conforto que você merece e evitar arrependimentos futuros. 

Então, algumas dicas para planejar a decoração são:

Definir o orçamento

Antes de comprar qualquer móvel ou objeto decorativo, defina qual é o seu orçamento e o quanto pode gastar. 

Tudo deve ser colocado no papel e, tendo um valor definido, fica mais fácil priorizar o que é importante.

Faça pesquisas

É importante pesquisar as diferentes opções de decoração, para estar por dentro das tendências e encontrar aquele estilo que mais agrada.

A internet é ótima para isso, pois nela é possível encontrar sites, blogs e redes sociais que se dedicam à decoração.

Escolher as cores

É importante pensar nas cores com calma, pois elas estarão em toda parte, como móveis, objetos decorativos e até no box do banheiro. Por isso, tenha em mente quais cores farão parte da decoração.

Isso porque, ao visitar, por exemplo, uma loja de box de vidro no ABC, você vai encontrar outras opções que podem te deixar com dúvida.

Depois de escolhê-las, verifique se elas ficam esteticamente agradáveis nos ambientes, com isso, fica mais fácil escolher os móveis e os objetos decorativos.

Ter as medidas em mãos

É importante medir todas as paredes da casa antes de comprar os móveis. Isso porque aquele móvel que você gostou pode ficar muito grande ou muito pequeno no cômodo.

Ter as informações, facilita na hora da escolha e também na hora de mandar fazer móveis sob medida ou planejados.

Fazer uma lista de produtos

É importante listar móveis e eletrodomésticos, pois existem opções diferentes para cada um deles. Mas ter uma lista básica de todos, facilita na hora de pensar em outros detalhes.

Aliar decoração e praticidade

Em um mundo que exige cada vez mais praticidade, é indispensável que a decoração seja funcional, sem abrir mão do conforto.

Por isso, muitas opções surgiram no mercado, como móveis multifuncionais, prateleiras, churrasqueira cooktop elétrica e outros que facilitam a rotina e ajudam a economizar tempo.

Tendo isso em mente, é essencial estar por dentro de algumas tendências de decoração, para que sua casa seja prática, bonita e confortável.

Tendências de design de interiores

O design de interiores tem evoluído muito, e a tecnologia está presente na decoração de espaços de muitas maneiras. 

Algumas das principais tendências são:

Paleta suave

Azuis e verdes estão entre as cores do ano, mas além delas, os tons neutros trazem um ar mais sofisticado e equilíbrio aos ambientes. Dentre os principais estão os cinzas, beges e off white.

Já na paleta trendy estão rosa pálido, amarelo queimado e preto opaco. Tom sobre tom também é uma grande aposta.

Ambientes para celebrar

Criar ambientes adequados para reunir a família é uma das grandes tendências. 

Cozinhas, áreas externas com manutenção grama sintética e salas integradas são cada vez mais desejadas.

Automação

A automação residencial é uma grande tendência, porque ela vem para auxiliar as pessoas em suas casas diariamente.

Por meio dela, os moradores terão mais praticidade em seu dia a dia, reduzindo a quantidade de tarefas manuais que tomam tempo.

Casa eco friendly

Se reconectar com a natureza é algo que as pessoas estão buscando cada vez mais. Por isso, uma das grandes tendências são opções sustentáveis, tanto na construção quanto na decoração.

Até na hora de pesquisar por persiana integrada preço, as pessoas estão buscando por opções mais orgânicas, como materiais biodegradáveis e reciclados.

Dicas de decoração

Para acertar na decoração do seu lar e viver com mais estilo, conforto e praticidade, listamos, a seguir, as principais dicas. Confira: 

1.    Acessórios

As almofadas são, normalmente, a primeira ideia que vem a nossa mente quando pensamos em decorar ou redecorar nosso lar.

Outros acessórios importantes são os tapetes e quadros, pois dão um toque mais pessoal aos espaços e refletem a personalidade dos moradores.

É necessário ter cuidado com os tons mais escuros, pois em ambientes pequenos, esses acessórios em tons mais sérios podem deixar o espaço ainda menor.

Caso tenha alguma dúvida, pode procurar algumas dicas em sites de loja de moveis planejados SP. De qualquer forma, o ideal é equilibrar tons escuros e claros, mas sem exagerar na variedade de cores.

2.    Prateleiras

Elas são ótimas para ajudar a decorar, mas também para organizar melhor os ambientes, deixando tudo à mão e sem ocupar muito espaço nos cômodos.

Você pode comprar prateleiras prontas, mandar fazer sob medida ou, ainda, apostar nos caixotes de madeira. 

Inclusive, essa é uma boa ideia para quem quer apostar em uma decoração mais sustentável e reciclar alguns itens.

3.    Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes em uma decoração, então, uma das maneiras de valorizá-la é por meio de luminárias e pontos de luz.

Para isso, você pode apostar em trilhos de spots, que são mais econômicos do que versões embutidas, além de se adaptarem a novos layouts.

Com o tempo, se você quiser trocar o sofá ou estiver procurando por empresas de persianas para trocar as suas, pode mudar a posição dos spots e direcioná-los para as novas peças, valorizando-as ainda mais.

4.    Plantas

Ter plantas em casa, além de ser muito importante para a saúde e bem-estar não demanda um alto investimento. 

Para quem mora em apartamento, pode apostar em paletes de madeira e fazer um jardim vertical.

Para quem tem um dia a dia corrido e não tem tempo de cuidar dos vasos, pode optar por espécies como suculentas.

5.    Espelhos

Os espelhos são perfeitos para causar sensação de amplitude aos espaços que são menores. 

Eles funcionam muito bem em locais como sala de jantar, refletindo a mesa, que para o Feng Shui é sinônimo de prosperidade.

Conclusão

Decorar o seu lar, como você viu, é muito importante para o seu bem-estar e da sua família. Por isso, é necessário pensar com cuidado e carinho na decoração e planejá-la adequadamente.

Seguindo as nossas dicas, além de você não gastar muito, ainda vai decorar do jeito certo e levar para dentro do seu lar o que há de melhor para decorá-lo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.