A decoração do quarto precisa unir o conforto com um estilo que transmita a personalidade de quem dorme nele. Quando pensamos em ideias de cabeceiras de cama é necessário que elas harmonizem com a decoração já existente, seja no estilo como também na cor. Por exemplo, as feitas em ferro combinam com quartos mais românticos, enquanto que as de madeira indicam um lugar aconchegante.

Em relação ao tamanho, o indicado é que ela tenha entre 1,10m e 1,30m de altura. O comprimento pode variar, indo desde a largura da cama até o comprimento total da parede. É possível fazer uma cabeceira estilizada, sendo ela da mesma largura da cama, mas que a altura vá até o teto. Essas variações vão depender do modelo escolhido e de qual sentimento você quer transmitir.

Para ajudar na escolha listamos 5 ideias para você escolher e aplicar em seu quarto. Confira!

1. Cabeceira estofada

Para quem quer um ar mais delicado ao quarto, a cabeceira estofada é a melhor indicação. Ela pode ser feita em vários tipos de tecidos, como suede, linho e veludo e em várias cores. Em relação aos estilos, há o mais clássico que é o capitonê, mas se preferir algo mais liso pode escolher pelo botonê ou até totalmente lisa.

2. Cabeceira em madeira

Os painéis de madeira são os mais comuns. Normalmente são feitos em MDF, mas há outras variedades de materiais que saem mais em conta, como é o caso do OSB (Oriented Strand Board) e até o piso laminado ou vinílico.

O painel de madeira, quando usado na horizontal, em que se estenda um pouco acima da cama e indo de um lado ao outro da parede pode ser usado em quartos pequenos, pois dá a sensação de que o quarto é maior. É possível estilizar e dar mais detalhes ao painel por meio de frisos, iluminação com LED e até a fixação de nichos.

3. Cabeceira com varão e almofadas

Se a ideia é trazer um toque de romantismo e ao mesmo tempo praticidade, opte pelo varão com cortina ou pelas almofadas. Para a primeira opção, o varão pode ser fixado rente ao teto ou um pouco acima da cama. Coloque nele uma cortina com tecido e cor de sua preferência. Para deixar com ar ainda mais romântico, pendure nas laterais da cortina ou acima do varão um cordão de luzes.

Se você prefere a dica das almofadas, faça um degradê de tamanhos, indo das maiores para menores. Dê atenção à escolha de cores e estampas. Elas precisam harmonizar com o ambiente e transmitir a sua personalidade.

4. Cabeceira com adesivos

Quer um toque mais divertido e jovial ao quarto? Então, opte pelos adesivos. Eles são fáceis de colocar, podendo você mesmo fazer isso, porém é preciso ter atenção para que eles fiquem retos.

Há vários desenhos diferentes disponíveis, e se enjoar é só retirar e colocar outro. Além do mais, ele não ocupa espaço e nem precisa de manutenção.

5. Cabeceira de pallets

Outra forma de fazer sua própria cabeceira é utilizando pallets. Para isso, vai ser preciso usar um pouco das suas habilidades manuais para pintar os pallets e depois fixá-los na parede. Para dar um toque a mais, pode ser distribuído em torno dele um cordão com luzes.

Agora é a sua hora de escolher entre as ideias de cabeceiras aquela que mais combina com sua personalidade e com a decoração do seu quarto. Lembre sempre que cada uma remete a um estilo diferente, então capriche na escolha.

Agora que você já sabe como transformar seu quarto com cabeceiras incríveis, que tal conferir nosso outro artigo e conhecer 7 tipos de luminárias criativas e descobrir qual delas combina mais com a sua casa? Boa leitura!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.