Conseguir comprar ou alugar a própria casa é uma conquista imensa. Deixá-la com a sua cara e pronta para receber os amigos, então, é um sonho realizado. Mas, para que esse sonho não transforme sua situação financeira em pesadelo, busque decorações simples para a casa que a deixem bonita e aconchegante, mesmo com pouco investimento.

Quer saber como? Selecionamos 6 ideias incríveis para você decorar seu lar sem gastar muito. Olha só!

1. Porta-retratos inusitados

Que tal selecionar algumas das fotos que você tem armazenadas no celular para decorar a casa? Imprima as imagens eleitas em tamanhos diversos, de acordo com a forma de exposição que mais combina com seu estilo.

Você pode expô-las em potes de vidro, barbantes com pregadores de roupa, quadro de cortiça, molduras diferenciadas, pranchetas, móbiles ou, simplesmente, fixá-las na parede com fita adesiva.

mural de fotos

porta retrato inusitado

porta retrato inusitado

 

porta retrato inusitado

porta retrato inusitado

2. Molduras improvisadas

Molduras não estão entre os itens de decoração mais baratos. No entanto, você pode improvisá-las com washi tapes (fitas adesivas estampadas), fita isolante (se preferir um “pretinho básico”), cartolina colorida ou tinta.

Cole o recorte, foto ou pôster na parede e faça a moldura em volta a uma distância de 2 a 4 centímetros, imitando um quadro com passepartout. O formato das molduras podem ser iguais ou diferentes, escolha o que mais combinar com as imagens que estão sendo emolduradas.

Moldura Artesanal
Foto: sugarbeecrafts.com

3. Quadros DIY

Peça ajuda para o artista mais próximo — aquele dentro de você — e faça suas próprias obras de arte. Na falta de ideias ou habilidade, vale imprimir pôsteres e ilustrações ou fazer colagens.

Outra ideia é pendurar uma tela em branco (ou pintada de qualquer cor) e pedir para que cada visitante deixe uma frase ou desenho nela, até preenchê-la – duvido que você encontre quadro mais valioso no mercado!

quadros dyi

quadros dyi

quadros dyi

 

quadros dyi

quadros dyi

4. Almofadas descoladas

Aquelas camisetas que desbotaram embaixo do braço (ou ganharam furinhos depois de um abraço caloroso do seu pet) não precisam mais ficar esquecidas no fundo do guarda-roupa. Transforme-as em capas para aquelas almofadas baratinhas à venda em supermercados.

Se você não tiver habilidade com as agulhas, use cola para tecido — se o material da camiseta permitir — ou recorra a alguém da família que tenha máquina de costura.

almofadas criativas

almofadas criativas

5. Vasos exclusivos

Galochas apertadas, latas vazias, potes de sorvete, xícaras lascadas, vasilhas sem tampa… Muitos objeto que seriam descartados podem ser reutilizados e transformados em um vasos únicos para suas plantinhas. Para deixá-los mais estilosos, pinte conjuntos de vasos diferentes com a mesma cor, usando tinta spray.

Você também pode inovar na exposição dos vasos colocando-os sobre caixotes, em nichos ou suspensos.

vasos criativos

vasos criativos

vasos criativos

vasos criativos

6. Móveis renovados

O armário antigo, a cadeira desgastada ou a estante sem graça: com um pouco de tinta, tudo ficará parecendo novinho em folha. Há diversas técnicas que podem ser utilizadas: pátina, estêncil, laqueado, carimbo, pintura batik ou pintura simples, por exemplo.

Para os materiais que não puderem ser pintados, utilize papel adesivo ou tecido (revestindo áreas inteiras ou recortados, aplicando detalhes).

moveis renovados

moveis renovados

Viu como é fácil alegrar os ambientes com decorações simples para a casa? Misture pouco dinheiro com muita criatividade e você deixará seu lar com cara nova e cheio de personalidade. Inspire-se nessas ideias e comece a incrementar sua decoração hoje mesmo!

Para receber mais dicas como essas diretamente em seu e-mail e não perder nenhuma novidade, assine nossa newsletter!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.