A palavra de ordem para quem precisa decorar ambientes pequenos é funcionalidade. Seja em um imóvel próprio ou alugado, a decoração de cômodos com metragem reduzida é sempre um desafio, pois ao mesmo tempo em que se quer conforto é preciso pensar em maneiras inteligentes de organizar os espaços.

Não sabe por onde começar? Pesquise bastante em sites especializados em decoração e arquitetura, pois eles sempre trazem as tendências do mercado. Estas, por sua vez, têm dado bastante atenção à questão do aproveitamento inteligente dos espaços dos imóveis, beneficiando-se, por exemplo, do desenvolvimento de móveis funcionais pensados para terem múltiplos usos.

Pensando nisso, reunimos aqui 7 dicas inteligentes para você não errar na hora de decorar o seu imóvel. Confira!

1. Conheça a planta do seu imóvel

Antes de sair a campo a fim de escolher as peças que vão decorar seu apartamento, vale a pena dar uma conferida na planta baixa do seu imóvel. Dessa forma, você terá em mãos todas as medidas das paredes e também os pontos fortes do seu apartamento. Assim fica bem mais fácil saber como posicionar aquela estante ou aquele sofá de forma que não atrapalhe a circulação.

2. Aproveite o espaço aéreo do imóvel

A necessidade de lugares para armazenamento é um dos problemas enfrentados por quem vive em um imóvel pequeno. Por isso, é importante “subir” objetos que não são usados com frequência, para liberar espaços nos ambientes.

Uma boa dica é instalar armários ou prateleiras no alto das paredes. Dessa forma, dependendo do cômodo, é possível criar áreas de armazenamento para guardar malas, edredons e outros objetos.

quarto pequeno

autor desconhecido

3. Opte por poucos móveis

Muitos móveis localizados em um só ambiente criam a sensação de espaço reduzido, da mesma forma que móveis volumosos em um lugar pequeno podem comprometer o fluxo de circulação do cômodo. Por isso, na hora de escolher o mobiliário para decorar ambientes pequenos, opte por aqueles que sejam bastante funcionais.

Nesse sentido, para ganhar mais espaço, vale dar uma olhada em cabeceiras ou camas box com baú; em sofás-cama com um design mais moderno para a sala ou quarto de hóspedes; ou mesmo em pufes que sirvam de mesa de centro e de lugar para acomodar os amigos em dia de festa.

4. Considere os móveis planejados

Móveis planejados são, sem dúvida, uma das opções mais acertadas na decoração de ambientes pequenos. Eles irão se adaptar às suas necessidades, pois são pensados justamente para isso, e ainda aproveitam, de forma muito inteligente, cada pedacinho do cômodo. Vale a pena investir em marcenaria para o imóvel ficar com a sua cara!

sala pequena

Arquitetas Rejane Drumond e Maria Tereza Ribeiro, Solum arquitetura

 

5. Utilize espelhos em pontos estratégicos

Espelhos são coringas na hora de decorar pequenos ambientes com criatividade, pois assim como as cores claras nas paredes, eles criam uma sensação de amplitude. Caso não haja a possibilidade de ter um bom espelho na parede, ainda assim é possível aproveitar esse recurso. Opte por móveis que possuam espelho embutido, como o guarda-roupas do quarto ou o rack da sala.

apartamento pequeno

Priscilla e Daniella Barros, do escritório DP Barros Arquitetos

6. Integre ambientes com móveis

Apartamentos conjugados geralmente são um desafio para decorar. Nesse sentido, os móveis assumem também o papel de dividir ambientes. Uma boa alternativa é utilizar estantes vazadas ou uma bancada de marcenaria para “separar” o quarto da sala ou, a sala da cozinha.

dica decoração

arquitetas Mariana baptista e Marilda baptista

7. Aproveite as paredes dos ambientes

Na decoração da sala de tv, considere instalar a televisão na parede, dando um novo uso ao espaço que seria do rack. Este pode ser substituído por um aparador com gavetas ou compartimentos. Dessa forma, ganha-se mais espaço de armazenamento e uma sala clean.

É importante ter em mente que nem sempre aquele sofá enorme pelo qual você se apaixonou na loja caberá em sua sala, mas que sempre haverá uma luz no fim do túnel para alinhar conforto e falta de espaço.

Não desanime, pois com planejamento e pesquisa em sites especializados é possível se surpreender com soluções criativas, aproveitando todo o potencial para decorar ambientes pequenos.

Ficou com gostinho de quero mais? Então, confira estas dicas para você não errar na hora de decorar sua sala de tv pequena e mãos à obra!

 


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

    3 replies to "7 dicas para superar o desafio de decorar ambientes pequenos"

Leave a Reply

Your email address will not be published.