Ao planejar cada canto do lar, as pessoas pensam na mobília, na paleta de cores e nos revestimentos, mas esquecem de um detalhe fundamental: a iluminação. Afinal, ela contribui para deixar os ambientes mais aconchegantes e personalizar a decoração. Não é à toa que as luminárias criativas — que, inclusive, apostam na reutilização consciente de outros produtos — está tão em alta no design de interiores.

Pensando nisso, listamos 7 ideias de luminárias para você fazer em casa com técnicas DIY e deixá-la ainda mais a sua cara. Acompanhe!

1. Luminária de barbante/crochê

Essa luminária fica incrível e é bem simples. Você só precisa encher um balão com formato circular, revesti-lo com barbante/crochê e passar cola de tecido sobre os fios para que fiquem enrijecidos.

Depois, é só colocar o balão todo coberto para secar por quatro a seis horas e espetá-lo. Para finalizar, insira um pendente com lâmpada na estrutura, encaixanda-o no soquete.

2. Luminária com garrafa

Aqui você pode reaproveitar aquelas garrafas de bebidas que acabaram, por exemplo. Basta levá-las a um vidraceiro para que ele faça um furo na parte inferior delas, e não ocorram acidentes caso tente por conta própria.

Afinal, é através desse buraco que você inserirá um pisca-pisca de LED no interior dela (deixando apenas a parte para conectar à tomada de fora). Prático, não é? E o melhor: se transforma em um belo abajur!

3. Luminária de lata

Para a luminária de lata, você não utilizará uma lâmpada, mas sim uma vela aromática! Para montar a sua, reutilize aquela lata de leite em pó, por exemplo, e faça pequenos furos, com uma tesoura, nas laterais.

Eles podem ser em formato de estrelas, coração, trevos, etc. Depois, remova a tampa dela e insira uma vela acesa no interior do recipiente. Se possível, faça mais de uma e espalhe pelos cômodos para perfumá-los!

4. Luminária com pote de vidro

A luminária com pote de vidro, ao contrário da versão com garrafa, dispensa a necessidade de um vidraceiro para perfurar o material. Isso porque você perfura a tampa dele com um estilete e passa por ela o pisca-pisca de LED.

A partir daí, é possível pendurá-lo ou utilizá-lo de cabeça para baixo sobre uma mesa, uma prateleira ou um nicho que seja próximo a uma tomada, por exemplo.

5. Luminária com colheres e garrafa pet

Essa ideia é para quem quer uma luminária bastante customizada. A razão disso é que você utiliza uma garrada PET — com fundo cortado — e a reveste por completo, colando diversas colheres de plástico (sem os cabos, é claro).

Depois de deixar secar por duas horas, você pode inserir no interior uma fita LED e usá-la como um abajur moderno. É para lá de criativo! Que tal?

6. Luminária de chapéu

A luminária de chapéu, por sua vez, é ideal para quem é adepto do estilo de décor contemporâneo. Rápida de se fazer, só é necessário criar um buraco médio no topo de um chapéu que você não use mais e passar por ele um pendente com lâmpada LED — que gera menos calor —, deixando o soquete e o filamento na parte interna dele.

Ah, para garantir uma maior harmonização visual, tanto o chapéu quanto o fio do pendente devem ter a mesma cor!

7. Luminária de balde

Por fim, há uma opção para quem decorou o imóvel com o estilo industrial: a luminária de balde de alumínio. Para tanto, você pega aquele balde que ia ser descartado por não ter mais serventia e, com o auxílio de uma tesoura, fura o fundo dele.

Por esse espaço, você passa o pendente e deixa o balde suspenso sobre o soquete. Ah, não se esqueça de remover a alça, hein?!

Gostou das nossas sugestões de luminárias criativas? Então se inspire nelas para fazer uma ou mais versões que mudarão a iluminação do seu lar e, principalmente, dar um charme à parte na decoração da sua casa!

E já que falamos sobre como diversificar as fontes de luz na sua casa, confira agora quatro motivos para ter uma iluminação em forro de gesso!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.