A maioria das pessoas, quando planeja a decoração e a forma de organizar o lar, acaba concentrando os esforços em cômodos como a sala, a cozinha, a varanda, e os quartos. Com isso, acabam deixando de lado um canto essencial em qualquer residência: a área de serviço.

Daí, já viu: esse local — que muitas vezes já é compacto, principalmente quando se trata de apartamentos — se torna mal aproveitado, bagunçado e abafado. Porém, saiba que é possível reverter essa situação e deixá-lo não apenas mais arrumado, como também mais prático e funcional.

Por isso, reunimos 7 ideias que vão ajudar nessa missão. Quer saber quais são elas? Então confira!

1. Dê preferência a um armário suspenso (e compacto)

A primeira ideia é bem simples: nada de lotar a área de serviço com diversos móveis que só vão deixá-la ainda mais apertada. Ao contrário, pense na otimização do espaço, especialmente quando ele já é reduzido! Opte por um armário único e compacto para ficar sobre a máquina de lavar. Lembrando, é claro, que, para isso, é necessário que o aparelho tenha abertura central, não na parte superior, certo?

Dessa forma, você poderá armazenar (e organizar) tanto os produtos de limpeza quanto aqueles usados na lavagem das roupas. Para torná-lo ainda mais útil, é uma boa escolher um modelo que conte com um cabideiro na parte inferior. Assim, você pode armazenar alguns cabides no ambiente quando precisar reservar peças para passar.

2. Explore as paredes com prateleiras e nichos

Seguiu nossa sugestão anterior? Ótimo! Então agora é o momento de explorar o resto das paredes com nichos e prateleiras. Isso porque ambos ocupam menos área nas superfícies verticais, facilitam a iluminação e a circulação de ar no recinto — uma vez que são vazados — e, para completar, permitem que as paredes fiquem mais visíveis. Esse último detalhe pode até parecer simples, mas, quando você vê mais das paredes (incluindo o pé-direito), a sensação é de que o cômodo é maior. Um ótimo efeito, não?

Além disso, os dois tipos de móveis ajudam a organizar e a deixar sempre à disposição os itens que você usa com frequência, como sabão, amaciante, pregadores, escovas, flanelas, removedor de pelos para roupas, luvas e ferro de passar — o que dispensa a necessidade de abrir e fechar a porta dos armários o tempo todo.

3. Tenha um varal retrátil

Ainda na linha de otimização do espaço na área de serviço, há uma terceira ideia: ter um varal retrátil que, como o próprio nome diz, pode ter seu tamanho aumentado durante o uso e depois reduzido. Ele é uma boa opção quando o ambiente não comporta os modelos tradicionais, que costumam ser maiores.

Contudo, deve-se respeitar o limite de peso quando utilizar esse tipo de varal, para evitar acidentes! Caso sua máquina de lavar não tenha a função de secar — algo essencial para quem mora em apartamento —, o ideal é que você use o chamado varal de chão para pendurar colchas, lençóis, edredons e outras peças mais pesadas.

4. Utilize cestos para separar as roupas limpas das sujas

Já para manter a organização do local, utilize cestos para separar as roupas limpas das sujas. Afinal, nada pior do que misturar as peças no dia da lavagem e não conseguir mais identificar qual é qual.

No mercado, existem versões com tamanhos, cores e formatos distintos. Portanto, dá para usar a criatividade e escolher diferentes opções, como os dobráveis, os que têm rodinhas, os feitos à mão — que valorizam o artesanato nacional — ou os que são feitos com material reciclado.

Uma dica útil é, além deles, utilizar pequenas caixas organizadoras para roupas íntimas e meias, peças que soltam tinta e podem manchar as demais e, é claro, aqueles itens com tecidos mais delicados, como seda e chiffon, que podem ser danificados facilmente.

5. Aposte em ganchos e suportes aéreos

Outra sugestão que você pode adotar são os ganchos e suportes aéreos. Pequenos e discretos, eles são uma ótima opção para pendurar pequenos cestos, acessórios e cabos (de vassouras, rodos, esfregões etc.) para, assim, não desperdiçar nenhum canto da área de serviço.

Alguns deles, inclusive, são feitos especificamente para serem instalados na parte posterior das portas e suportam até mesmo o peso de uma tábua de passar roupa. Portanto, não tenha medo de apostar nesse material.

Entretanto, lembre-se: ao usar ganchos em fileira, sempre deixe um intervalo de 5 a 10 centímetros entre eles. Isso garante que os itens pendurados não fiquem sobrepostos e passem uma imagem de “jogados de qualquer forma”.

6. Coloque uma pequena lixeira na área de serviço

Pode parecer óbvio falar isso, mas a verdade é que muita gente não tem esse acessório na área de serviço. Como resultado, quando necessitam descartar algo, precisam se locomover até o cômodo mais próximo (que costuma ser a cozinha).

Isso, é claro, quando não deixam o lixo formado por embalagens de produtos e afins acumular no ambiente — o que só contribui para a desorganização do lugar. Por esse motivo, adquira uma lixeira de até 5 litros para o cômodo. Acredite, ela será mais útil do que você imagina!

7. Pendure um painel de tarefas

Por fim, há uma ideia divertida e que será de grande ajuda na arrumação não apenas desse cômodo, mas também da casa: pendurar, em uma das paredes, um painel de tarefas. Na prática, ele vai muito além de um simples objeto decorativo, pois funcionará como um checklist dos afazeres domésticos, como:

  • retirar o lixo da área de serviço e dos demais recintos;

  • repor produtos de limpeza que acabaram;

  • definir os dias em que serão lavadas roupas comuns e as de cama;

  • marcar a data da última limpeza dos itens de tapeçaria.

Por isso, adquira um e mantenha-o sempre atualizado. Ah, uma boa sugestão é dividir as atividades entre os moradores da casa. Que tal?

E então, gostou das nossas ideias para organizar sua área de serviço, aproveitando melhor o espaço, deixando-o mais funcional? Então, já sabe: inspire-se naquelas de que mais gostou e coloque-as em prática para transformar esse canto tão importante no seu lar.

Ah, e não se esqueça de voltar aqui e compartilhar com a gente, nos comentários, como ficou o resultado, hein? Já estamos curiosos!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.