Uma tendência mundial em 2020 para quem busca comprar apartamento, os imóveis de menor metragem têm sido mais visados que o de costume nos últimos anos por sua fácil manutenção, perfeita para um novo perfil de morador que ainda não constituiu família e busca morar em grandes centros urbanos. Sua vida corrida, muitas vezes dividida entre trabalho e estudo, pede uma casa que combine com o seu ritmo.

Se por um lado esse tipo de imóvel é bastante convidativo por esse motivo, é também no seu tamanho que se apresenta o desafio de mobiliá-lo de forma a transformá-lo em um ambiente confortável para o seu morador. Algumas medidas simples podem otimizar qualquer espaço e dar a impressão de que ele é muito maior do que é de fato. Confira!

1. Decoração mínima

Qualquer acúmulo em um ambiente pequeno parece uma grande bagunça. Para evitar a poluição visual, a saída é investir em poucos elementos de decoração para que seu lar sempre tenha um aspecto “clean” e confortável. Com pouco espaço para quadros, lustres e vasos uma alternativa viável é a presença de plantas pendentes como a jiboia, a barba-de-moisés e a samambaia que otimizam o seu espaço e o deixam muito mais fresquinho!

2. Dupla função

Nada melhor que um móvel que funcione de mais de uma forma para otimizar o seu espaço. Camas-baús, escrivaninhas com armário e puffs-caixas são excelentes para esconder a bagunça além de darem mais opções de armazenamento de objetos. Já o sofá-cama é uma ótima opção para quem recebe visitas com frequência mas não possui um dormitório extra para isso.

3. Planejando a mobília

Caso você tenha um dinheiro para investir, considere a opção de fazer um orçamento de móveis planejados. Eles serão desenhados de acordo com as suas necessidades e com foco no melhor aproveitamento do espaço que a sua casa oferece. Armários milimetricamente pensados para a cozinha, racks com painel que cabem direitinho na parede da sua sala e guarda-roupa que aproveita de maneira eficiente o espaço do seu quarto são algumas das opções.

4. Aumente o seu espaço

Os truques mais utilizados por designers que desejam causar uma impressão de que espaços são maiores também são os mais simples de serem realizados. Espelhos estrategicamente aplicados na sala, ao lado da mesa de jantar ou em uma parede oposta à TV simulam maior profundidade. Outra dica é a verticalização de espaços com a presença de estantes e armários que vão até o teto, aproveitando melhor o seu ambiente.

5. Cores mais claras

A escolha da cor certa é outro elemento importante para quem vive em um apartamento pequeno. Cores mais escuras simulam a diminuição do ambiente e, segundo a cromoterapia, causam ansiedade. Então fuja do laranja, do vinho e do vermelho. O correto é apostar em tons pastéis de cores mais frias como verde, azul e lilás. Tudo bem clarinho para trazer sempre uma sensação de tranquilidade para quem mora e para quem visita!

Entre tantas dicas para melhorar seu espaço também podem ser citados o uso de persianas retráteis em vez de cortinas e a instalação de portas de correr em mais uma tática para otimizar o seu espaço. Que essas dicas sejam úteis e que com elas você se sinta mais confortável no seu cantinho!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.