Iluminação e ventilaçao natural
Photo Credit: Sound80Roma via Compfight cc

Quem é que não gosta de ter a luz do sol e uma brisa fresca entrando em casa? Além de trazer conforto e bem estar, iluminação e ventilação natural contribuem significantemente para redução do consumo de energia na edificação. Usar os recursos naturais a favor das construções humanas é o conceito da bioarquitetura, que pretende equilibrar as relações entre o meio artificial com o meio natural.

Aprenda a ter uma ventilação mais eficiente

Para ventilar bem o espaço as posições de portas e janelas tem papel fundamental. As aberturas que estiverem na direção do vento predominante farão com que a ventilação seja muito mais eficiente. A ventilação cruzada acontece quando o ar entra no comodo e sai por uma outra abertura. Conseguimos perceber a ventilação cruzada facilmente, ela forma uma corrente de ar constante.

Ventilação Cruzada

Diagrama da ventilação natural
imagem via: site movimentoterras

Uma maneira eficiente de evitar o calor no interior da casa é fazer aberturas no teto ou na parte superior das paredes. Isso funciona porque o ar quente tende a subir e quando encontra uma abertura ele é expulsado do ambiente, funciona da mesma forma que uma chaminé.

ventilacao-natural-8

Diagrama da ventilação natural
imagem via: site imoveis.sempreantenados
 

Conceitos para uma iluminação adequada

Para uma edificação ser energeticamente eficiente a iluminação deve permitir reduzir ou substituir a iluminação artificial. No entanto, grandes aberturas podem aumentar o calor, com a entrada excessiva de radiação solar, principalmente no nosso clima tropical. Então o que fazer? A verdade é que na fase de projeto essas e outras decisões que podem salvar sua casa são tomadas, por isso não abra mão de conhecimento e planejamento.

ventilacao-natural-3

Casa bem iluminada
imagem via: sempreantenados

Veja alguns fatores que fazem a diferença na iluminação natural de um espaço:

1 – O tamanho da janela, uma regra simples para determinar a medida mínima de uma esquadria é :

  • Para iluminação, a esquadria deve ter no mínimo 15% da área do ambiente
  • Para ventilação, a esquadria deve ter no mínimo 8% da área do ambiente.

2- A forma do cômodo: um quarto com pouca profundidade receberá mais luz que um cômodo profundo.

3- A orientação da casa, no nosso hemisfério sul as casas voltadas para o norte recebem mais luz

4-  O reflexo do sol dentro e fora da casa, a luz solar pode refletir em um chão de concreto fora da casa e entrar no quarto ou a luz pode ser absorvida em um piso de grama. As cores claras refletem muito mais que as cores escuras.

Quando entra luz demais pode-se aquecer muito o ambiente por isso nesses casos é preciso colocar artifícios para se conseguir controlar a incidência solar. Podemos colocar persianas, brises, plantas ou cortinas.

1273524773_016

Brises Soleil
Imagem via: site Geolam
 

Iluminação zenital, o que é isso?

Quando não é possível iluminar fazendo aberturas nas paredes uma alternativa é usar a  iluminação ZENITAL. Sua definição é porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos superiores dos espaços internos. 

Uma maneira simples de utilizar a iluminação zenital é substituir telhas normais por telhas de viro. Ou ainda você pode fazer  uma estrutura no seu telhado que capta luz. Se for telhado de telhas de barro ou fibrocimento, pode-se retirar algumas telhas numa superfície quadrada de 1m² no mínimo, e subir uma nova estrutura de telhado a pelo menos 50cm do atual. Nas laterais instalar venezianas que podem ser fechadas quando quiser  e sobre estas venezianas utilizar vidro fixo ou telhas de vidro ou ainda acrílico.

Os tipos de zenitais

As definições a seguir fazem parte de um trabalho desenvolvido para disciplina de Tecnologia da edificação I – ARQ 5661, ministrada pelo professor Anderson Claro. Desenvolvido pelos alunos Carolina Morgado de Freitas, Julian Piran e Thiago Hiroshi Arasaki, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. O texto explica, de forma didática as diferentes formas de se utilizar a iluminação zenital.

SHEDS

O shed é muito utilizado em fábricas, especialmente quando não é possível obter luz lateral, ou está deficiente pela excessiva largura do corpo do edifício.

Caracteriza-se por telhados em forma de dentes de serra (faces de pouca inclinação alternadas com outras quase verticais). Essas últimas são envidraçadas.

Pede uma estruturação mais elaborada da cobertura. Pois, para proporcionar iluminação e ventilação precisam ser guarnecidos com caixilhos ou com algo que possibilite essas funções, impedindo a penetração de chuvas.

Seu melhor desempenho é quando orientado a sul para latitudes compreendidas entre 24° e 32° S, no caso do Brasil.

tipologia_clip_image004

LANTERNINS

  O lanternim, abertura na parte superior do telhado, ideal para se conseguir boa ventilação, já que, permite a renovação contínua do ar pelo processo de termossifão resultando em ambiente confortável.

Sua melhor orientação, no caso do Brasil, é Norte-Sul.

tipologia_clip_image008

CLARABÓIAS

Clarabóia: Esta tipologia requer maior manutenção devido à posição mais horizontal da superfície iluminante. Deve-se ter cautela quanto à questão térmica, pois essas podem promover um aumento desagradável da temperatura do ambiente construído.

tipologia_clip_image012

Clarabóias tubulares: são domus com tubos reflexivos que conduzem a luz natural da cobertura até o ambiente a ser iluminado. Recomenda-se usar em áreas que possuem a cobertura com certa profundidade e em retrofits e espaços existentes.

tipologia_clip_image014

CÚPULA

Uma cúpula (ou domo ) é uma abóbada hemisférica ou esferóide . Se a base é obtida paralelamente ao menor diâmetro da elipse, resulta-se em uma cúpula alta, dando a sensação de um alcance maior da estrutura. Se a seção é feita pelo maior diâmetro o resultado é uma cúpula baixa.

tipologia_clip_image017

ÁTRIO

Átrio é o espaço central de uma edificação, aberto na cobertura muito utilizado como estratégia de iluminação para captação de luz em edifícios com múltiplos andares.

Historicamente o átrio foi usado como um elemento condutor de luz para o centro de edifícios. Nas residências era o local onde aconteciam as reuniões familiares, uma área privada da casa, mas aberta para o exterior em seu topo. Em edifícios comerciais e residenciais de antigamente, a maior função do átrio era levar um pouco do ambiente externo, através da iluminação natural para as áreas destinadas à circulação de pessoas. Atualmente o átrio faz parte de uma arquitetura típica de prédios comerciais, como por exemplo, em centros de compras.

tipologia_clip_image021

 


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

    9 replies to "Aproveitando iluminação e ventilação natural"

    • sonia maeda

      Bom dia. Minha casa é uma edicula voltada para oeste. No inverno o sol bate de frente e no verão sudoeste e esquenta muito pela falta de ventilação. Posso fazer abertura para o ar quente sair na parede de fundo na altura entre laje e o telhado? A parede é divisa do terreno. E fazer aberturas no alto da parede da frente acima das janelas ajudaria a expandir o ar quente dos cômodos? Obrigada. Amei o blog de vcs

      • Rejanedrumond

        Olá Sonia,

        Obrigada pelo comentário! O ideal era ter uma outra abertura na parte do fundo da sua casa sim.
        Você também deve analisar medidas para diminuir o sol na fachada. Se quiser nos envie um e-mail pedindo uma consultoria online, que explico melhor como podemos te ajudar!

        abraços

    • […] E para complementar as vantagens citadas, a fim de deixar a sua casa ainda mais especial, confira o texto que preparamos sobre como aproveitar a iluminação e ventilação natural! […]

    • Regina Celi

      Boa tarde, gostaria que mim ajudasse pois, construir um poço de ventilação e iluminação em minha residência e coloquei sobre o mesmo uma caraboia(Especie de tela),e rachou e agora não sei o que fazer, já busquei colocar telha acrílica ,mas minha cidade fica muito dificie encontrar o que procura.Por favor mim ajude, não sei o que faço.

      • Rejanedrumond

        Olá Regina,

        Tudo bem? te enviei um email, dê uma olhada se recebeu!

    • Rejanedrumond

      Bom saber Ruama! =)

    • Janaina

      Construímos uma casa e colocamos telhas de cimento, a noite quando fechamos a casa é como está em um estufa quente e abafada, oque fazer para ter ventilação dentro da casa com as portas e janelas fechadas?

    • Bruna

      Bom dia, sou estudante de arquitetura, estou fazendo um projeto, onde não foi possível colocar janelas. Para ajudar na iluminação, foi colocado um pátio, com suas “paredes” em vidro, que no caso, seriam portas de correr para dar acesso aos cômodos, mas o que faço para trazer uma ventilação eficiente já que não tenho espaço para por janela ? Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published.