Encontrar a casa dos sonhos não é uma tarefa fácil. São vários detalhes que envolvem o projeto, desde a escolha da localização, do tamanho, dos cômodos, do condomínio e principalmente de como será a decoração. Para te ajudar, no texto de hoje vamos falar sobre arquitetura de interiores e as principais características e ganhos ao se investir na decoração de uma casa.

 O que é arquitetura de interiores

A arquitetura de interiores é uma das áreas dentro da arquitetura que possibilita ao profissional realizar uma espécie de projeto para um ambiente. A ideia é fazer um estudo e elaborar uma concepção avaliando sua funcionalidade, espaço, decoração e conforto dos moradores. Para isso, é feito uma planta (um desenho) mostrando quais mudanças são necessárias no ambiente e como ele deve ficar no final.

Geralmente ao comprar um imóvel em Curitiba, por exemplo, você pode contratar um arquiteto de interiores e deixar o seu lar exatamente do jeito que você sonha. Neste tipo de trabalho, você receberá um layout mostrando a disposição de todos os móveis e acessórios, e os usos de cada ambiente, sempre visando no bem-estar dos moradores.

Vantagens de investir na decoração do seu imóvel

Investir na arquitetura de imóveis traz diversas vantagens aos moradores e aos imóveis também. Quer conhecer mais sobre esses benefícios? Confira a lista que separamos abaixo:

  • Ter um imóvel do seu jeito: às vezes, na procura da casa ideal, é difícil conseguir encontrar um lugar exatamente do jeito que você sonha. Ao buscar casas para vender em Curitiba, você pode ter um desejo em mente, por exemplo, três quartos, sala ampla, cozinha, quintal, escritório e garagem para dois carros. Talvez você não encontre imóveis com tudo isso ou se encontrar o valor final pode ficar acima do orçamento máximo. Já ao optar por um projeto de arquitetura de interiores para decorar a casa, você pode compor o imóvel do jeito que você quer tendo o melhor aproveitamento do espaço. Somente um profissional da área pode ver um espaço e reconhecer todo o seu potencial. E com pequenas reformas e decorações, você terá um espaço bonito, funcional e que atenda às suas necessidades.
  • Melhor aproveitamento do espaço: é comum chegar em alguma casa e observar que um móvel está destoando de um cômodo ou ocupando muito espaço. E na hora de decorar um imóvel próprio, aproveitar o potencial de cada espaço é essencial, porém uma tarefa difícil que requer o auxílio de um profissional. O espaço embaixo da escada pode virar um lindo armário. Ou ainda aquela parede que não é aproveitada pode receber lindas prateleiras e ganhar muito mais funcionalidade. Tá vendo só como o aproveitamento do espaço é importante nos ambientes?
  • Conviver com o necessário: é comum as famílias que vivem em grandes espaços (e até mesmo em pequenos) serem acumuladoras de coisas. Além de deixar o ambiente carregado, ele fica sempre parecendo bagunçado, desorganizado ou em alguns casos sujo. Por isso, ter armários e a cultura de que menos é mais, sua casa também vai ter muitos ganhos.
  • Mais conforto: sem dúvidas uma casa bem arrumada e decorada de maneira planejada confere muito mais conforto e bem-estar aos moradores. Cada móvel no seu lugar, cada cantinho destinado à uma finalidade e sem bagunças aparentes. Parece até um sonho não é mesmo? Mas com um pouco de atenção, carinho e planejamento pode se tornar realidade facilmente.
  • Casa bonita: nada mais gostoso do que convidar amigos para ir na sua casa e mostrar o seu espaço pra eles, não é mesmo? Além de sentir um calorzinho no peito ao mostrar um imóvel com a sua cara, ou seja, a sua personalidade, o mais importante na decoração é que você se sinta bem. Se ao chegar em casa você não se identificar com o local, pode ter certeza que algo está errado e a decoração (ou até mesmo a disposição da mobília precisa ser repensada). A casa, antes de tudo, precisa ser bonita e agradável para as pessoas que nela habitam.

Decoração ajuda na valorização do imóvel

Com certeza você já deve ter ouvido que a decoração pode valorizar o imóvel. E é verdade. Um imóvel bem arrumado e principalmente decorado faz bem não somente para a família, como pode atrair novos moradores caso você deseje vender futuramente.

Imagine um casal sem filhos procurando por aptos a venda em Curitiba para investir e criar os filhos gêmeos que estão próximos de nascer. Se eles visitassem a sua casa hoje, teriam vontade de comprá-la ou se sentiriam incomodados com a bagunça. Por esse motivo uma decoração feita por um projeto de arquitetura de interiores, garante o total aproveitamento do espaço e também conscientiza a família da importância de manter o lugar sempre em ordem. Ou seja, você vai cuidar do ambiente para viver em um local aconchegante e bonito e se um dia a sua família precisar de um espaço maior ou decidir se mudar para outro local, você pode colocar o imóvel à venda sem a preocupação de que ele vai ficar encalhado.

Com um imóvel bem planejado, você tem argumento de valorização do espaço, podendo até cobrar mais caro que outras casas ou apartamentos. Se os armários forem embutidos e de boa qualidade, mais um motivo para que a sua venda arrecade um valor acima da média. Mas tudo vai depender do atual estado de conservação. Não adianta você tem um ambiente excelente se ele estiver largado, não é mesmo? Então, além de realizar o projeto com o profissional, invista em matéria-prima de qualidade e faça manutenções sempre que necessário para manter os ambientes lindos.

Agora ficou fácil entender as vantagens de realizar uma decoração com um profissional, certo? Aproveite para compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais e se tiver uma experiência pessoal em relação a arquitetura de interiores deixe o seu comentário pra gente no campo abaixo. Teremos prazer em ouvir a sua história e saber como você colheu os frutos na realização de um projeto com um arquiteto.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.