Não dá para negar, o desejo da Casa Nova esta presente nos sonhos de 7 em cada 10 brasileiros. Os outros 3 restantes provavelmente já alcançaram esse bem. Não ouvi falar em sentimento mais gratificante e eufórico do que a preparação para a mudança para sua própria casinha, aquele lugar que foi feito para você chamar de Lar, meu lar doce lar.

É claro que infelizmente nem tudo são flores. A escolha da casa nova, principalmente quando ela não foi construída por você, pode ser uma pedra no sapato se antes da mudança os itens essenciais para a “sobrevivência” da casa não forem analisados. Nesse post você vai aprender a se organizar antes de sair comprando qualquer imóvel por ai, ou antes de estar de fato pronto para mudança.  Essas dicas preciosas e muito mais sobre a mudança para casa nova você encontra no livro Manual da Casa, livro queridinho do Arquiteta Responde quando o assunto é casa, reforma e  praticidade.

organizar-mudanca2a_3311215727156

Deixe tudo relacionada a casa nova anatado na ponta do lápis. 
Imagem via: bbel

O Check list da Casa Nova 

Não sei vocês, mas eu sou apaixonada por uma lista! Quando eu consigo cumprir todos os itens dela então, fico realizada. E para a compra da casa nova essa metodologia de vida deve ser aplicada para que tudo fique dentro do controle. É importante lembrar que mil itens devem ser analisados antes da compra, por isso colocar tudo na ponta do lápis é uma forma de não deixar nada passar em branco. Afinal, esse é um dos passos mais importantes que você dará durante a vida: a compra da casa nova.

O Ckeck list original e completo esta a disposição no livro Manual da Casa, aqui você ira aprender como montar seu próprio check list, mas não deixe de dar uma olhadinha no livro, o conteúdo é ótimo e super útil.

Você deve fazer uma tabela com 3 colunas. Na primeira coluna da tabela você colocará as áreas a serem analisada, como por exemplo, cozinha, banheiros, telhado, hidráulica, pisos, parede, estrutura, sistema elétrico, etc. Para não se esquecer de nenhum item, caminhe pela sua casa, e escreve  o nome de todas as áreas que você passar e de todas as instalações que você não gostaria de ter futuros problemas.

Na segunda coluna da tabela vem a Verificação, nesse item você deve colocar o que deve ser analisado em cada área. Por exemplo, no Sistema Elétrico devem ser verificados os seguintes itens: fiação, fusíveis, interruptores, luminárias, disjuntores, quadro de energia.

Na ultima coluna da tabela vamos colocar a condição em que esses itens verificados se encontram: Excelente, bom, razoável ou ruim.

Montei um pequeno exemplo para vocês verem como que fica a tabela:

ÁREA VERIFICAÇÃO CONDIÇÃO
    EXCELENTE BOM RAZOAVEL RUIM
Área externa da casa Paredes    x
Portas
Quintal     x
Telas    x
Telhado    x
Varanda    x
 Tabela Check Lista da Casa Nova 
 

Agora mãos à obra! Não deixe de fazer o seu ckeck list antes de ir visitar as casas. Coloque os itens mais importantes para você na hora da compra para que sua casa tenha sua cara e, o mais importante, para evitar surpresas desagraveis depois da compra. Depois de tudo conferido é hora de pegar as chaves novas e mudar! Nada melhor, não é mesmo?

 

sleutels van de nieuwe woning - woongraag
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Chave da casa nova, um sonho! 
Imagem via: dreamtime 
 

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.