Piso sobre piso
Imagem via: imoveis.culturamix

A palavra reforma pode ser sinônimo de bagunça total. Mesmo que você só queira mudar o piso da sala essa tarefa pode te custar uma sujeirada só. A ideia de não ter que fazer aquela quebradeira soa como o paraíso da construção, por isso o piso sobre piso pode ser uma boa ideia.

Realmente essa solução é muito boa, mas deve-se ficar atentos a alguns cuidados na hora de se assentar o novo piso.

Dicas para se assentar piso sobre piso

1º A desvantagem de se colocar um piso sobre o outro é que você terá que ajustar, a nova altura, portas, janelas, pontos de saída de água, ou seja, tudo que estava sobre a base do piso antigo;

2º Verifique se seu piso base está regularizado, com o prumo e a planicidade adequada. Além disso, verifique se não há nenhuma peça antiga solta (para checar bata levemente com um martelo nas peças antigas. Se o som for oco provavelmente essa placa está descolada). Se alguma desses eventos estiverem acontecendo sua base deverá ser regularizada.

3º Utilize a argamassa apropriada. Trata-se da argamassa colante, ela é mais forte que a preparada na obra e evita que seu novo piso solte com o tempo. Existem argamassas específicas para áreas internas ou externas, elas podem ser usadas com praticamente todos os materiais, só não é recomendado para pisos maiores de 60cm. De qualquer maneira fique atento as especificações do fabricante.

Impermeabilização de piso sobre piso

Caso seja necessário impermeabilizar o piso de algum ambiente que está em contato direto com a água, você também não precisará de quebradeira na sua casa. Basta utilizar o impermeabilizante sobre o piso antigo e por cima aplicar a argamassa colante para aderência do novo material.

via retaprene

 

Imagem via: retaprene 

Mais informações para construir piso sobre piso?

A revista Equipe de Obra fez uma matéria, com todos os passos explicadinhos, para o  assentamento do piso sobre piso.

Photo Credit: eyewashdesign: A. Golden via Compfight cc


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.