Quarto pequeno
Crédito foto: ooh_food via Compfight cc
 

Ter um quarto pequeno é cada dia mais comum nos micro apartamentos existentes nas cidades. Se engana quem pensa que não dá para aproveitar espaços para guarda todos os seus desejos e nem ter um lugar aconchegante para se chamar de seu.

Os layout a baixo mostram alguns exemplos de quartos e como podem ser feita sua distribuição. Armários embutidos facilitam na circulação e podem ser planejados de diversas formas. Nos quartos de solteiro as camas encostadas nas paredes aproveitam melhor o espaço.

Veja também: Como decorar uma cozinha pequena!
5 e 6
 
15 e 15
Layouts de quartos pequenos
imagem via: NEUFERT arte de projetar em arquitetura

Dicas para decorar quarto pequeno

Vento, luz e sol no seu quarto

A luz natural é essencial para qualquer quarto, além de ajudar a disfarçar o tamanho do quarto ela é importantíssimo para sua saúde, já que renova o ar pela circulação e aquele solzinho de manhã ajuda a evitar alergias. Por isso nada de cortinas pesadas e janelas fechadas o dia todo.

Cama para que te quero

Provavelmente, em um quarto pequeno, sua cama será o ponto focal. Isso significa que será o ponto mais importante do seu quarto, por isso deve-se tomar alguns cuidados.

Se sua cama for muito grande, você vai se sentir sufocado e desconfortável. Considere ter uma cama menor, assim como mesinhas de cabeceira e demais itens de decoração, na mesma proporção. As camas box com gavetas são as campias para esses espaços, gavetas valem ouro quando precisamos guardar os objetos. Além disso, você pode investir em uma cabeceira para sua cama box diferenciada para dar mais conforto e deixar seu quarto mais bonito. Os criados podem ser acoplados nas cabeceiras aproveitando ainda mais o espaço.

Cores Claras, mas sem monotonia

Cores muito escuras em excesso podem dar a aparência de quarto ainda menor, porém não precisa exagerar no branco. Utilizar tons contrastantes em detalhes ou alguma parede quebram a monotonia dos tons sempre claros.

Espelho, espelho meu

Esse recurso já falamos muito aqui no blog! Espelhos tem muita serventia, além de você poder se ver, ele faz os espaços aparentarem maiores que são. Uma ideia para os quartos é usa-los nas portas do armário ou do próprio quarto, assim  você não estará aproveitando esse espaço.

Abuse e use das paredes

As paredes de quartos pequenos são sempre muito úteis. Abuse de detalhes suspensos, como prateleiras, nichos e o que for possível. Nessa hora planeje bem como será a distribuição dos móveis nas paredes. Meça bem todas elas e distribua de forma a aproveitar melhor todo cantinho.

Não deixe de circular

você deve sempre tentar deixar pelo menos 60cm de circulação no seu quarto. Encher o quarto de móveis pode atrapalhar, por isso você deve ficar atenta no layout para ele não obstruir os caminhos necessários. Se o quarto for de solteiro a cama encostada na parede favorece a circulação.

407528_445012508898404_1707710700_n
Exemplo de quarto aproveitando a parede

Photo Credit: Davi Alexandre via Compfight cc


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.