Imagem via: Decora-me

 Com apartamentos cada vez menores, os ambientes das nossas casas possuem os metros quadrados para somente o necessário. Decorar essas áreas é uma tarefa difícil e criativa, por isso o Arquiteta Responde   quer cuida com tanto carinho do seus ambientes pequenos. Chegou a horas das cozinhas pequenas, o lugar preferido das mamães, vovós e dos amantes de uma boa culinária. Aquele lugar que pode se tornar ideal para receber amigos em uma noite gourmet e deixar a casa com aquele perfume delicioso.

Veja também: 6 mesas lindas para sala de jantar pequena!

Inicialmente uma cozinha pequena é uma pedra no sapato de quem pensa em mudar para apartamentos mais novos. Os novos lançamentos imobiliários do mercado não estão fugindo dessa regra, cozinhas pequenas e áreas internas cada vez menores. É visível a preocupação das grandes empreiteiras em beneficiar áreas comuns, como área de lazer em detrimento dos espaços íntimos. Tem gente que gosta, tem gente que não. O fato é que hoje mostraremos dicas super simples e práticas para tornar sua cozinha pequena um ambiente amplo e agradável. O espaço ideal para receber amigos, e cozinhar com prazer.

thumb_3_27_10_LyndsayC_FitzhughK21826
 Reparou nas facas enfiadas na mesa. O lema aqui é não perder espaço nenhum. 
Imagem via: Decora-me
 

Dicas básicas para decorar uma cozinha pequena

Vamos começar pelas bancadas. As bancadas ocupam menos espaço que as mesas tradicionais, com elas você consegue ocupar um espaço que aparentemente parecia sem função. Meias paredes são ideias para fazer as bancadas e ampliar o tamanho de sua cozinha pequena. Nessa opção você deve investir em banquetas altas. Elas também ocupam menos espaço que as cadeiras e são ótimas para receber visitas de forma mais descontraída.

thumb_4e482b061212c2a9fcf409db074fb8dc

Bancadas ocupam menos espaço que mesas.
Imagem via: Decora-me
 

A próxima dica é utilizar o máximo possível das paredes. Não fique com medo do ambiente ficar carregado e muito cheio. os moveis para cozinhas pequenas estão cada vez mais lindos, é normal que todas as paredes sejam ocupadas com armários e pratilheiras. Desda forma, você ganha espaço na circulação e tem lugar para todas as “bagunças” da cozinha.

thumb_42-cozinhas-para-amar

Imagem via: Decora-me

 Integre a cozinha com a sala. A famosa cozinha americana é uma excelente opção para dar a sensação de uma cozinha mais ampla. Aqui você pode transferir para a sala ou copa o espaço de servir os pratos, e deixar a cozinha com a unica função de preparar os pratos. É muito legal para receber amigos, pois assim todos participam de tudo.

thumb_291910_614935645192448_2051895104_n
 Imagem via: Decora-me

 Iluminação. É fundamental que ambientes pequenos, qualquer que seja ele, tenha uma boa iluminação, se possível daquelas janelas bem grandes, que vão do teto ao chão. Além de ficar lindo e ter a função de diminuir o consumo de energia, amplia o ambiente naturalmente.  Nas cozinha, siga essa regra também, e espalhe o cheirinho de sua comida por toda vizinhança.

 thumb_543236_10150264494914944_1838554963_n

Invista nas grandes aberturas. 
Imagem via: Decora-me
 

 Escolha a mesa certaEsse é sim um detalhe super importante. As mesas grandes de mais e de formatos inadequados podem ocupar muito espaço na sua cozinha pequena. Saiba escolher uma mesa que possua o tamanho essencial para sua necessidade e que se adeque ao formato de sua cozinha, nem sempre as habituais mesas retangulares são as melhores opções. As mesas redondas tem a incrível capacidade de multiplicar o número de lugares ao seu redor. Sempre cabe mais um.

thumb_598918_291266264313343_850699477_n
 Mesa certa para uma cozinha comprida.
 Imagem via: Decora-me

 E por fim abuse dos nichos e pratilheiras. Aqui eles terão a imprescindível função de armazenamento e de quebra podem se tornar um item de decoração muito interessante. Veja o exemplo abaixo.

thumb_casa-linda-cozinha

Imagem via: Decora-me

 Como anda a cozinha de sua casa? Comente o post e manda dicas que você também utiliza para manter esse ambiente prático e lindo.

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!

 


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

    2 replies to "Como decorar uma cozinha pequena"

    • Tatiane

      Olá estou com uma dúvida cruel preciso de uma ajudinha minha cozinha o piso é porcelanato 60×60 bege e o revestimento da parede também é quase no mesmo tom e onde vai ficar cooktop tem duas faixas de pastilhas verde de cada lado cooktop ele ficará dentro desta faixa. Minha dúvida é que cor devo colocar os armários planejados se o granito verde ubatuba para bancada vai ficar legal. Por favor me ajuda!
      Obrigada

      • Rejanedrumond

        Oi Tatiane,

        Tudo bem? Que tal nos mandar uma foto do seu ambiente para contato@arquitetaresponde.com.br
        É muito difícil falar quais cores ficariam boas sem ver o ambiente!

        Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published.