Como deixar a casa com a sua personalidade?

Uma casa com personalidade reflete em cada cantinho e objetos um pouco dos sentimentos, histórias e preferências dos seus moradores. Ela é um lugar acolhedor, um verdadeiro refúgio para quem ali vive. É bom estar em lugar assim, não é?

Diante disso, é importante encontrar maneiras para espantar a frieza do lar e aquele aspecto de casa arrumadinha, porém sem alegria e vida. Se essa é sua intenção, então, acompanhe as dicas especiais que preparamos neste post. Vamos lá?

Combine cores e tenha diferentes sentimentos associados a elas

Um dos principais aspectos que contribuem para uma casa com personalidade, sem dúvidas, são as cores. Elas são capazes de influenciar diferentes sentimentos e, ainda, “dizem” um pouco sobre as pessoas que ali habitam.

Por isso, a dica é escolher tons que tenham a ver com seus gostos e jeitos de ser. Evite ambientes totalmente brancos, pois eles ficam monótonos e sem graça. Lembre-se de que uma casa precisa vibrar e ter uma energia contagiante que todos sintam assim que ali entrarem.

Para você entender mais sobre os sentimentos associados às cores, veja a seguir o que algumas delas refletem:

Vermelho

É uma cor intensa, vibrante, relacionada ao poder e à luta, além disso, é estimulante e visceral. Se você identifica esses traços em sua personalidade, invista nesse tom em paredes, móveis e objetos decorativos. Entretanto, vá com calma para não carregar o ambiente.

Azul

É a cor da calma, tranquilidade, contribui para concentração e ainda ajuda a dar uma sensação de amplitude a diferentes ambientes. Para quem é zen e gosta de recantos de paz, essa é uma boa alternativa.

referencia http://www.2twodesign.com.br/portfolio_page/mostra-quartos-etc-2017/

Amarelo

Tem uma capacidade jogar o ânimo lá para cima e ainda dar um up na autoestima. Essa é a cor do otimismo e positividade, porém tome cuidado com as misturas incorretas, elas podem trazer sensações negativas para o lar.

Verde

É a cor do equilíbrio e do bem-estar. Usada de forma adequada, contribui para trazer boas energias ao lar. Não à toa que é a cor da natureza, que representa vitalidade. Uma forma de usar o verde é por meio das plantas na decoração, que podem ser em vasos ou em um jardim vertical.

Use artesanato para a decoração ter mais exclusividade

Para que sua casa tenha personalidade, é fundamental ter objetos exclusivos, que sejam peças únicas no mundo. E qual é a melhor maneira de cumprir esse objetivo? Acertou se você respondeu o artesanato!

Isso porque as técnicas de trabalho manual favorecem a criação de peças personalizadas, que ficam do jeitinho que você deseja, e o melhor: só você terá esses objetos!

Além disso, atualmente, existem muitos tutoriais na internet que ensinam a fazer diferentes peças artesanais, sendo essa uma ótima oportunidade para praticar suas habilidades manuais. Assista a alguns vídeos e faça você mesmo algum trabalho. Tem maneira melhor de trazer mais personalidade para sua casa do que ter algo feito por suas próprias mãos?

Deixe suas preferências pessoais por toda a casa

Se você deseja ter uma casa com personalidade, deixe suas preferências pessoais por toda a casa. Isso contribuirá para a sensação de aconchego, acolhimento e deixa os ambientes mais intimistas.

Sendo assim, você pode investir em diferentes objetos na decoração que contribuem para essa sensação. Veja alguns deles:

Quadros e pôsteres

A arte é uma maneira de expressar sentimentos. Ao usar objetos artísticos em casa, você conseguirá demonstrar com facilidade seu gosto. Quanto a isso, os quadros e pôsteres são excelentes opções para todos os interesses, desde o gosto mais clássico até aqueles mais ousados.

Sem contar que há várias possibilidades de demonstrar seu amor por música, cinema, literatura, etc. por meio desses objetos.

Porta-retratos

As fotos são perfeitas para espalhar pela casa momentos especiais e lembranças de viagens incríveis. Essa é uma maneira de trazer um clima mais intimista para o lar. Por isso, use porta-retratos em diferentes cômodos e faça composições com vários deles para criar uma decoração autêntica.

Livros

Dizem que você conhece uma pessoa pela sua estante de livros. Segundo essa afirmação, as publicações são reveladoras da personalidade de qualquer um, não é? Então, use-os também para decorar sua casa e dar aquele toque especial.

Por exemplo, distribua exemplares sobre a temática que te interessa pela sala e escritório. Escolha edições bonitas e elegantes. Essa é uma maneira sutil de declarar os seus gostos.

Escolha um estilo que combine com sua personalidade

O estilo de decoração da sua casa deve refletir os seus hábitos, modos de viver e ver o mundo. Imagine uma pessoa ousada e criativa e seu lar com ambientes totalmente formais. Será que combina? Essa proposta revela quem ela é? Provavelmente não, certo?

Nesse sentido, conhecer as diversas propostas de decoração é uma forma de conseguir acertar na produção do seu lar. Selecionamos algumas das principais, acompanhe:

Retrô e vintage

São duas tendências que estão em alta no universo do décor. Elas trazem elementos com referências antigas para dentro de casa, sendo perfeitas para quem gosta dos movimentos artísticos e culturais das décadas de 50 e 60 e também de cores e desenhos geométricos, pois essas são características comuns desses estilos.

A propósito, é legal aprender a diferenciá-los: retrô é uma releitura do passado, porém com peças novas (por exemplo, um liquidificador moderno, mas feito com traços dos anos 50); já o vintage é uma peça realmente antiga, que continua sendo usada, como uma cristaleira ou aquela cômoda da vovó.

Romântico

Esse é para quem gosta de suavidade e sofisticação. Tem como marca o tom pastel, os florais e móveis em estilo provençal. Se o seu estilo é mais elegante, sem dúvida, essa é uma boa alternativa.

Rústico

Sabe aquele clima de fazenda? É isso que a decoração rústica oferece. Com muitos móveis em madeira e cores mais quentes, é ideal para quem gosta dos ares campestres no lar.

Moderno

Indicado para quem gosta de simplicidade, organização, elementos minimalistas e muita organização. As principais características são os traços mais retos e a funcionalidade, com objetivo de facilitar e tornar mais prático o dia a dia.

Agora você já sabe como deixar a casa com personalidade? Aproveite e compartilhe esse post nas redes sociais e divida essa informação com os seus amigos!

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!

About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave A Response

* Denotes Required Field