Fazer jardim com deck de madeira modular é uma maneira fácil e prática de mudar a cara do seu jardim. O Jardim com deck pode ser em espaço pequeno como nas varandas e sacadas dos apartamentos ou em espaços maiores como coberturas e terraços. Como o deck modular é muito versátil ele se adaptará ao seu espaço.

Aprenda na prática como fazer um jardim com deck!

Nesse projeto foram usados os vasos e plantas existentes do local, deck modular e cavacos.

No projeto foram usados 21 decks modulares do tamanho e 50x50cm.

05

Esses decks possuem um sistema de encaixe co tipo “macho-fêmea”. Dessa maneira, fica muito mais fácil sua instalação, já que você não precisará pregar a madeira para fixá-las, mas sim encaixá-las uma à uma. A imagem à baixo, mostra como funciona esse sistema de encaixe. Trata-se de uma estrutura de borracha fixada atrás do deck modular.

04

A madeira desse deck não estava impermeabilizada e como se trata de usar a madeira no ambiente externo é imprescindível fazer a impermeabilização usando um verniz próprio para isso. Esse verniz você encontra em várias casas de material de construção. A quantidade de demão varia de acordo com o fabricante, mas nesse caso foram feitas duas demãos em todas as faces do deck. Inclusive na parte de trás onde fica a estrutura de borracha.

03

Depois de seco você poderá começar a encaixar os módulos do deck no espaço do jardim, que foi definido anteriormente. A imagem à seguir mostra como é fácil fazer esse encaixe!

02

Antes de encaixar todos os módulos usei a manta Bidim. Essa manta além de proteger o piso do cavaco, permite que a água infiltre e escorra pelo ralo, evitando que este entupa.

01

Por fim, usei o cavaco para completar o paisagismo integrando os vasos. O cavaco nada mais é que pedaços de madeira seca, tratada contra fungos. Na produção do cavaco é interessante que se aproveite do resto de madeiras utilizadas na construção civil, essa é uma maneira de reutilizar a matéria-prima e contribuir para o não desmatamento.  Procure por fabricantes que façam esse reaproveitamento!

07

Confira o resultado do antes e depois. Agora faça você mesmo e dê um charme a mais no seu jardim!

08

* Imagens e projeto da nossa autoria

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!

 


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

    33 replies to "Passo a passo: Como fazer jardim com deck"

    • Cida Pitzer

      Olá, estou com uma duvida cruel. Nos fundos da minha casa tem uma área , é meio terra, e tem uns matinho. Acho que o deck ficará top, porém tenho receio da grama subir em alguma parte específica. Tem algo q eu possa fazer? Ou a partir do momento que eu instalar elas morrem?

      • Rejanedrumond

        Olá Cida,

        As gramas comuns não resistem a área de sombra! Portanto quando instalar o deck elas irão morrer.

        Abs

    • Rejanedrumond

      Olá,

      Acredito que você consegue achar deck de diversos tamanhos!

    • Rejanedrumond

      Pode sim, Edivan! 😉

    • Rejanedrumond

      Olá Nelson,
      Que bom que gostou!
      Achei esse deck na Leroy Merlim.
      Abraços

    • marlene

      Bom dia Rejane!!

      Meu jardim é todo feito com seixo e brita. Tem como instalar o DECK sobre as pedras?? tem q ser o DECK modular??

      • Rejanedrumond

        Olá Marcele,

        Acredito que sobre as pedras não seria possível por ser um piso irregular.
        Retire as pedras do local da instalação do deck, não necessariamente terá que ser o modular depende do seu projeto!

        Abraços

    • Hugo

      Olá Rejane. Tudo bem? Meu quintal é de ceramica , quero colocar um deck modular em uma parte; mas onde pretendo instalá-lo, tem um ralo para escoar água. Posso colocar o deck por cima do ralo, ou terei problemas com o escoamento ? Grato

    • Maha

      Olá Rejane!
      Quero colocar esse deck na varanda do meu apartamento e fazer uma moldura com pedras. Porém, minha varanda não está nivelada com o piso da sala e, por isso, pensei em preenchê-la com pedras até nivelar e colocar o deck por cima. Você sabe se este deck suportaria estar em cima das pedras ou ele só é indicado para ser instalado direto no piso?

    • Quezia

      No caso de lavar o terraço, pode limpar normalmente? não tem o risco de mofar em baixo dos vasos?

    • Merissa

      Olá Rejane,

      Comprei uma casa e ela tem um longo corredor com cerâmica (aprox. 15metros), acho um pouco frio e impessoal e gostaria de colocar deck de madeira e fazer um jardim vertical.
      Gostaria de saber se posso colocar diretamente sobre o piso ou tenho q ter algum tipo de saída de água pois os ralos estão no começo e fim do corredor?

      Obrigado!!!

      • Rejanedrumond

        Merissa, esse tipo de deck você pode colocar diretamente sobre o piso sem problemas!

    • Wellington

      Meu quintal é todo de grama, mas não está totalmente nivelado, por causa da grama, será que dá para instalar o deck em metade do meu quintal?
      Posteriormente, gostaria de colocar uma piscina inflavel em parte do deck instalado, seria possível?

      • Rejanedrumond

        Wellington,

        Você pode instalar o deck diretamente sobre a grama ou então nivelar se preferir!

    • rafael

      Ola boa tarde.
      Assim, quero construir um deck de madeira no jardim, porém a um grama que ficaria abaixo do deck. O que seria mais indicado fazer para na obter problemas futuros com hervas daninhas.
      Aguardo seu contato
      Att.

    • Marcilio

      Boa tarde!

      Rejane, gostaria de instalar um deck de madeira, em área externa, ao redor da piscina, numa área aproximada de 200 m2, sobre terra nivelada e compactada, é possível? Além disso, será necessário a colocação de manta para evitar o surgimento de plantas e pragas por baixo do deck? como dar manutenção no deck após a instalação? Esses encaixes não ressecam após ficarem longo tempo expostos a sol e chuva? Qual o tempo de vida útil da madeira e da base?

      • Rejanedrumond

        Olá Marcílio ,

        Não é necessário colocar a manta no seu caso. A manutenção deve ser dada com verniz apropriado para madeira uma vez por ano.
        Não tive problemas com os encaixes com o passar no tempo, mas em relação a vida útil dos materiais é melhor se informar na loja ou com o fabricante.

        Abraços!

    • Keyla Frigo

      Olá

      Acabamos de comprar um geminado, e o chão do quintal foi feito todo com uma especie de lajota de calçamento acimentada nos rejuntes e tem um espaço que colocaram um ralo, andaram mexendo no chão e colocando uma tubulação embaixo, pq descobriram que tem um veio de agua que passa pelo terreno ali nos fundos de todos os geminados, devido a isso, ficou desnivelado, tenho interesse em colocar deck de madeira modular por cima desse piso todo no quintal mas de uma forma que fique nivelado, será que eu posso e consigo isso? Ali será o espaço onde futuramente colocarei alguns vasos com plantas, outros com plantação de cebolinha verde etc. Se puder me responder por email, agradeço.

    • MARISTELA

      GOSTARIA DE COLOCAR DECK DE MADEIRA COM A PARTE DE BAIXO DE PLASTICO PRA FAZER A ENTRADA DO PORTAO ATE A AREA DE ENTRADA DA CASA. POSSO COLOCAR DIRETO NA GRAMA?

      • Rejanedrumond

        Olá Maristela,

        Pode coloca-lo direto na grama sim! Só não é indicado se for um piso para passagem de carro.
        att

    • Fatima lacerda

      Bom dia , observei nas fotos que depois de pronto os dec das pontas ficaram com as astes plásticas de encaixe aparecendo , por isso não achei legal , não tem uma forma de arremate final. Aguardo resposta , bjs .

    • eliane

      Olá! Estou pretendendo colocar esses decks de encaixe em minha área. O piso atual é de cerâmica, posso colocar o deck decorado com gramas mesmo em cima de cerâmica? Você teria projetos ou fotos de jardim desse tipo?? feito em cima de piso de ceramica ??
      grata

      • Rejanedrumond

        Olá Eliane,

        Você pode sim! Nas fotos mostradas o deck está em cima do piso cerâmico.

        Abraços

    • Michele

      Olá….adorei a dica, mas tenho uma dúvida…pretendo colocar o mini deck em minha sacada que é uma extensão da sala e que está isenta de água…gostaria de saber se mesmo assim é necessário o uso do verniz e da manta. Obrigada.

      • Rejanedrumond

        Olá Michele,

        Que bom que gostou!
        Já que não tem presença de água passe somente uma demão do verniz para protege-lo do sol. A manta no seu caso não é necessário!

        Abs

    • stephanie

      Boa Tarde,

      Onde você comprou os decks moldurados e a manta Bidim?

      obrigada

    • Elaine Meira

      Olá, tenho os decks de madeira, mas não são modulados, não possuem encaixe, como faço pois desejo instala-lo no meu jardim e já há grama plantada no local ?
      Qual tipo e marca de verniz é indicado para manutenção dos decks?

      • Rejanedrumond

        Olá Elaine,

        Tudo bem? No seu caso terá que contratar alguém que realize esse serviço.
        Pois não é tão simples instalá-los como os modulados com encaixe.
        A marca que usei de Verniz é a Montana, mas existem outras no mercado! O importante é que sejam indicados para madeiras.

        Abraços!

    • Gustavo

      Onde você comprou os decks?

      • Rejanedrumond

        Oi Gustavo,

        Tudo bem? Respondemos sua dúvida por e-mail!

        Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published.