Passo a passo: Como fazer jardim com deck

06

Fazer jardim com deck de madeira modular é uma maneira fácil e prática de mudar a cara do seu jardim. O Jardim com deck pode ser em espaço pequeno como nas varandas e sacadas dos apartamentos ou em espaços maiores como coberturas e terraços. Como o deck modular é muito versátil ele se adaptará ao seu espaço.

Aprenda na prática como fazer um jardim com deck!

Nesse projeto foram usados os vasos e plantas existentes do local, deck modular e cavacos.

No projeto foram usados 21 decks modulares do tamanho e 50x50cm.

05

Esses decks possuem um sistema de encaixe co tipo “macho-fêmea”. Dessa maneira, fica muito mais fácil sua instalação, já que você não precisará pregar a madeira para fixá-las, mas sim encaixá-las uma à uma. A imagem à baixo, mostra como funciona esse sistema de encaixe. Trata-se de uma estrutura de borracha fixada atrás do deck modular.

04

A madeira desse deck não estava impermeabilizada e como se trata de usar a madeira no ambiente externo é imprescindível fazer a impermeabilização usando um verniz próprio para isso. Esse verniz você encontra em várias casas de material de construção. A quantidade de demão varia de acordo com o fabricante, mas nesse caso foram feitas duas demãos em todas as faces do deck. Inclusive na parte de trás onde fica a estrutura de borracha.

03

Depois de seco você poderá começar a encaixar os módulos do deck no espaço do jardim, que foi definido anteriormente. A imagem à seguir mostra como é fácil fazer esse encaixe!

02

Antes de encaixar todos os módulos usei a manta Bidim. Essa manta além de proteger o piso do cavaco, permite que a água infiltre e escorra pelo ralo, evitando que este entupa.

01

Por fim, usei o cavaco para completar o paisagismo integrando os vasos. O cavaco nada mais é que pedaços de madeira seca, tratada contra fungos. Na produção do cavaco é interessante que se aproveite do resto de madeiras utilizadas na construção civil, essa é uma maneira de reutilizar a matéria-prima e contribuir para o não desmatamento.  Procure por fabricantes que façam esse reaproveitamento!

07

Confira o resultado do antes e depois. Agora faça você mesmo e dê um charme a mais no seu jardim!

08

* Imagens e projeto da nossa autoria

“curso"

20 Comments

  • Gustavo

    Reply Reply 21 de janeiro de 2014

    Onde você comprou os decks?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 27 de janeiro de 2014

      Oi Gustavo,

      Tudo bem? Respondemos sua dúvida por e-mail!

      Abraços

  • Elaine Meira

    Reply Reply 31 de janeiro de 2014

    Olá, tenho os decks de madeira, mas não são modulados, não possuem encaixe, como faço pois desejo instala-lo no meu jardim e já há grama plantada no local ?
    Qual tipo e marca de verniz é indicado para manutenção dos decks?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 4 de fevereiro de 2014

      Olá Elaine,

      Tudo bem? No seu caso terá que contratar alguém que realize esse serviço.
      Pois não é tão simples instalá-los como os modulados com encaixe.
      A marca que usei de Verniz é a Montana, mas existem outras no mercado! O importante é que sejam indicados para madeiras.

      Abraços!

  • stephanie

    Reply Reply 10 de fevereiro de 2014

    Boa Tarde,

    Onde você comprou os decks moldurados e a manta Bidim?

    obrigada

  • Michele

    Reply Reply 18 de março de 2014

    Olá….adorei a dica, mas tenho uma dúvida…pretendo colocar o mini deck em minha sacada que é uma extensão da sala e que está isenta de água…gostaria de saber se mesmo assim é necessário o uso do verniz e da manta. Obrigada.

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 27 de março de 2014

      Olá Michele,

      Que bom que gostou!
      Já que não tem presença de água passe somente uma demão do verniz para protege-lo do sol. A manta no seu caso não é necessário!

      Abs

  • eliane

    Reply Reply 23 de maio de 2014

    Olá! Estou pretendendo colocar esses decks de encaixe em minha área. O piso atual é de cerâmica, posso colocar o deck decorado com gramas mesmo em cima de cerâmica? Você teria projetos ou fotos de jardim desse tipo?? feito em cima de piso de ceramica ??
    grata

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 26 de maio de 2014

      Olá Eliane,

      Você pode sim! Nas fotos mostradas o deck está em cima do piso cerâmico.

      Abraços

  • Fatima lacerda

    Reply Reply 26 de maio de 2014

    Bom dia , observei nas fotos que depois de pronto os dec das pontas ficaram com as astes plásticas de encaixe aparecendo , por isso não achei legal , não tem uma forma de arremate final. Aguardo resposta , bjs .

  • MARISTELA

    Reply Reply 29 de maio de 2014

    GOSTARIA DE COLOCAR DECK DE MADEIRA COM A PARTE DE BAIXO DE PLASTICO PRA FAZER A ENTRADA DO PORTAO ATE A AREA DE ENTRADA DA CASA. POSSO COLOCAR DIRETO NA GRAMA?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 18 de junho de 2014

      Olá Maristela,

      Pode coloca-lo direto na grama sim! Só não é indicado se for um piso para passagem de carro.
      att

  • Keyla Frigo

    Reply Reply 16 de setembro de 2014

    Olá

    Acabamos de comprar um geminado, e o chão do quintal foi feito todo com uma especie de lajota de calçamento acimentada nos rejuntes e tem um espaço que colocaram um ralo, andaram mexendo no chão e colocando uma tubulação embaixo, pq descobriram que tem um veio de agua que passa pelo terreno ali nos fundos de todos os geminados, devido a isso, ficou desnivelado, tenho interesse em colocar deck de madeira modular por cima desse piso todo no quintal mas de uma forma que fique nivelado, será que eu posso e consigo isso? Ali será o espaço onde futuramente colocarei alguns vasos com plantas, outros com plantação de cebolinha verde etc. Se puder me responder por email, agradeço.

  • Marcilio

    Reply Reply 16 de setembro de 2014

    Boa tarde!

    Rejane, gostaria de instalar um deck de madeira, em área externa, ao redor da piscina, numa área aproximada de 200 m2, sobre terra nivelada e compactada, é possível? Além disso, será necessário a colocação de manta para evitar o surgimento de plantas e pragas por baixo do deck? como dar manutenção no deck após a instalação? Esses encaixes não ressecam após ficarem longo tempo expostos a sol e chuva? Qual o tempo de vida útil da madeira e da base?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 6 de outubro de 2014

      Olá Marcílio ,

      Não é necessário colocar a manta no seu caso. A manutenção deve ser dada com verniz apropriado para madeira uma vez por ano.
      Não tive problemas com os encaixes com o passar no tempo, mas em relação a vida útil dos materiais é melhor se informar na loja ou com o fabricante.

      Abraços!

Leave A Response

* Denotes Required Field