Passo a passo: Como fazer jardim com deck

10
Posted 27 de junho de 2013 by Rejanedrumond in Paisagismo
06

Fazer jardim com deck de madeira modular é uma maneira fácil e prática de mudar a cara do seu jardim. O Jardim com deck pode ser em espaço pequeno como nas varandas e sacadas dos apartamentos ou em espaços maiores como coberturas e terraços. Como o deck modular é muito versátil ele se adaptará ao seu espaço.


Aprenda na prática como fazer um jardim com deck!

Nesse projeto foram usados os vasos e plantas existentes do local, deck modular e cavacos.

No projeto foram usados 21 decks modulares do tamanho e 50x50cm.

05

Esses decks possuem um sistema de encaixe co tipo “macho-fêmea”. Dessa maneira, fica muito mais fácil sua instalação, já que você não precisará pregar a madeira para fixá-las, mas sim encaixá-las uma à uma. A imagem à baixo, mostra como funciona esse sistema de encaixe. Trata-se de uma estrutura de borracha fixada atrás do deck modular.

04

A madeira desse deck não estava impermeabilizada e como se trata de usar a madeira no ambiente externo é imprescindível fazer a impermeabilização usando um verniz próprio para isso. Esse verniz você encontra em várias casas de material de construção. A quantidade de demão varia de acordo com o fabricante, mas nesse caso foram feitas duas demãos em todas as faces do deck. Inclusive na parte de trás onde fica a estrutura de borracha.

03

Depois de seco você poderá começar a encaixar os módulos do deck no espaço do jardim, que foi definido anteriormente. A imagem à seguir mostra como é fácil fazer esse encaixe!

02

Antes de encaixar todos os módulos usei a manta Bidim. Essa manta além de proteger o piso do cavaco, permite que a água infiltre e escorra pelo ralo, evitando que este entupa.

01

Por fim, usei o cavaco para completar o paisagismo integrando os vasos. O cavaco nada mais é que pedaços de madeira seca, tratada contra fungos. Na produção do cavaco é interessante que se aproveite do resto de madeiras utilizadas na construção civil, essa é uma maneira de reutilizar a matéria-prima e contribuir para o não desmatamento.  Procure por fabricantes que façam esse reaproveitamento!

07

Confira o resultado do antes e depois. Agora faça você mesmo e dê um charme a mais no seu jardim!

08

* Imagens e projeto da nossa autoria


About the Author

Rejanedrumond

Além de profissional, amante da arquitetura e do urbanismo. Escreve no blog porque gosta de desafios e busca oportunidades. Quer compartilhar conhecimentos úteis e trocar informações. Então, sigam-me os bons!

10 Comments


  1.  
    Gustavo

    Onde você comprou os decks?




  2.  
    Elaine Meira

    Olá, tenho os decks de madeira, mas não são modulados, não possuem encaixe, como faço pois desejo instala-lo no meu jardim e já há grama plantada no local ?
    Qual tipo e marca de verniz é indicado para manutenção dos decks?




    •  
      Rejanedrumond

      Olá Elaine,

      Tudo bem? No seu caso terá que contratar alguém que realize esse serviço.
      Pois não é tão simples instalá-los como os modulados com encaixe.
      A marca que usei de Verniz é a Montana, mas existem outras no mercado! O importante é que sejam indicados para madeiras.

      Abraços!




  3.  
    Michele

    Olá….adorei a dica, mas tenho uma dúvida…pretendo colocar o mini deck em minha sacada que é uma extensão da sala e que está isenta de água…gostaria de saber se mesmo assim é necessário o uso do verniz e da manta. Obrigada.




    •  
      Rejanedrumond

      Olá Michele,

      Que bom que gostou!
      Já que não tem presença de água passe somente uma demão do verniz para protege-lo do sol. A manta no seu caso não é necessário!

      Abs





Leave a Response

(required)


 
Newly Reviewed
 
  • Luminária-Hydra-Branca cópia
  • 6531182cf17571ee15550a0576553123
  • 1186254_600811579970611_1445985310_n
  • small-apartment-3
  • encosta
  • thumb_5dc5513b6828bc1b7eb63ac65d5fa335
  • ebook essencia2 cópia
  • thumb_548718_263663023754121_1027123090_n