Como fazer jardins pequenos?

5
Posted 19 de abril de 2013 by Rejanedrumond in Paisagismo
via decorame

jardins pequenos
Imagem via: Decora.me 

Para fazer jardins pequenos, como qualquer outro caso de decoração de espaço pequeno, há sempre dicas e formas criativas de se aproveitar os míseros cantinhos. Jardins pequenos podem ser uma solução para quem tem pouco espaço em casa, mas não despensa ambientes verdes à sua volta.  O jardim é um ambiente capaz de transformar o visual da residência permitindo o contato dos moradores com a natureza. Interno ou externo, o importante é que o paisagismo seja na medida certa para seu espaço.



jardim pequeno

 Cantinho cheio de charme

Para elaborar um bom projeto paisagístico, é importante primeiramente definir se o jardim será coberto ou ao ar livre. Sem quintais nas casas, é recorrente a montagem de um jardim em ambiente interno, o chamado jardim de inverno. Esse tipo de jardim deve possuir somente plantas que gostam de sombra. A falta de uma área externa faz com que as sacadas de prédios sejam os ambientes campeões para se transformarem em pequenos jardins, acolhedores e bonitos.

jardim em sacada

Mini jardim em sacada com deck
 
Veja também como fazer jardim com deck aqui! 

É preciso analisar se o local tem grande exposição ao sol ou é um local de mais sombra. A exposição solar será determinante para os melhores tipos de plantas para esse espaço. Para saber quais plantas se adequam melhor aos diferentes tipos de exposição, eu recomendo o livro Plantas Ornamentais Este livro possui uma coletânea de espécies de plantas que compõem os jardins brasileiros. É um livro destinado aos que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, sendo amadores ou profissionais.

Uma solução interessante para aproveitar espaço do jardim pequeno é o uso de vasos. Estes recipientes tornam as plantas mais organizadas e ajudam a dar um charme a mais na área. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao cultivo em vasos, é importante ter cuidado para escolher o modelo mais apropriado. Os nutrientes que permitem o desenvolvimento precisam ser fornecidos através do adubo e irrigações, levando em conta as necessidades de cada espécie. Recomenda-se que a adubação seja realizada pelo menos duas vezes por ano, mas a umidade do solo precisa ser verificada toda semana.

jardim com vasos

Cantinho criativo
 

Além disso, marque os lugares que você gostaria que os vasos ficassem. Imagine os tamanhos e tonalidades que você gostaria, lembre-se de colocar sempre as plantas maiores ao fundo e as menores na frente para que todas apareçam. As plantas de pequeno e médio porte são as mais recomendadas para se cultivar em jardins pequenos.

jardim pequeno

Jardim em espaço pequeno
Imagem via: revista Habitat 

Jardins verticais para jardins pequenos

Outra solução para áreas pequenas é aproveitar as paredes fazendo um jardim vertical. Os jardins verticais, além de ajudar na filtragem do ar, são ótimos isolantes termoacústicos. Uma parede exposta ao sol transmiti calor para o ambiente interno, usando o jardim vertical em uma parede externa é possível manter a temperatura interna até 4º mais baixa. Há várias maneiras de faze um jardim vertical, uma forma interessante é utilizar materiais que estavam condenados ao lixo, como o exemplo a seguir que usou garrafas pet.

jardim pequeno

 Jardim vertical com garrafas pet
 

Uma outra forma é usar vasinhos comuns suspensos por meio de alguma estrutura, como por exemplo um painel de madeira. Há várias maneiras de deixar seu cantinho mais verde, estimule e abuse da sua criatividade.

 jardim pequeno apartamento

Jardim vertical



 


About the Author

Rejanedrumond

Além de profissional, amante da arquitetura e do urbanismo. Escreve no blog porque gosta de desafios e busca oportunidades. Quer compartilhar conhecimentos úteis e trocar informações. Então, sigam-me os bons!

5 Comments


  1.  
    Cynthia

    Fui lendo o texto e imaginando como ficaria o meu jardim! Parabéns pela linguagem clara e a excelente ilustração do que foi falado!




    •  
      Rejanedrumond

      Cynthia, nós agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em saber que o post ajudou a pensar no seu cantinho verde! Espero que continue nos acompanhando.




  2.  
    bernardete

    Estou à procura de idéias p um jardim em minha casa…e na andança encontrei vc….Gostei muito de tudo, já tinha visto e gostado de algumas dessas fotos. Está de parabéns com a clareza q nos explica….Obrigado.





Leave a Response

(required)


 
Newly Reviewed
 
  • 2014-05-15 14.21.14
  • Luminária-Hydra-Branca cópia
  • 6531182cf17571ee15550a0576553123
  • 1186254_600811579970611_1445985310_n
  • small-apartment-3
  • encosta
  • thumb_5dc5513b6828bc1b7eb63ac65d5fa335
  • ebook essencia2 cópia