Para fazer jardins pequenos, como qualquer outro caso de decoração de espaço pequeno, há sempre dicas e formas criativas de se aproveitar os míseros cantinhos. Jardins pequenos podem ser uma solução para quem tem pouco espaço em casa, mas não despensa ambientes verdes à sua volta. O jardim é um ambiente capaz de transformar o visual da residência permitindo o contato dos moradores com a natureza. Interno ou externo, o importante é que o paisagismo seja na medida certa para seu espaço.
Cantinho cheio de charmePara elaborar um bom projeto paisagístico, é importante primeiramente definir se o jardim será coberto ou ao ar livre. Sem quintais nas casas, é recorrente a montagem de um jardim em ambiente interno, o chamado jardim de inverno. Esse tipo de jardim deve possuir somente plantas que gostam de sombra. A falta de uma área externa faz com que as sacadas de prédios sejam os ambientes campeões para se transformarem em pequenos jardins, acolhedores e bonitos.
Mini jardim em sacada com deck Veja também como fazer jardim com deck aqui!É preciso analisar se o local tem grande exposição ao sol ou é um local de mais sombra. A exposição solar será determinante para os melhores tipos de plantas para esse espaço. Para saber quais plantas se adequam melhor aos diferentes tipos de exposição, eu recomendo o livro Plantas Ornamentais. Este livro possui uma coletânea de espécies de plantas que compõem os jardins brasileiros. É um livro destinado aos que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, sendo amadores ou profissionais.
Uma solução interessante para aproveitar espaço do jardim pequeno é o uso de vasos. Estes recipientes tornam as plantas mais organizadas e ajudam a dar um charme a mais na área. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao cultivo em vasos, é importante ter cuidado para escolher o modelo mais apropriado. Os nutrientes que permitem o desenvolvimento precisam ser fornecidos através do adubo e irrigações, levando em conta as necessidades de cada espécie. Recomenda-se que a adubação seja realizada pelo menos duas vezes por ano, mas a umidade do solo precisa ser verificada toda semana.
Cantinho criativoAlém disso, marque os lugares que você gostaria que os vasos ficassem. Imagine os tamanhos e tonalidades que você gostaria, lembre-se de colocar sempre as plantas maiores ao fundo e as menores na frente para que todas apareçam. As plantas de pequeno e médio porte são as mais recomendadas para se cultivar em jardins pequenos.
Jardim em espaço pequeno Imagem via: revista HabitatJardins verticais para jardins pequenos
Outra solução para áreas pequenas é aproveitar as paredes fazendo um jardim vertical. Os jardins verticais, além de ajudar na filtragem do ar, são ótimos isolantes termoacústicos. Uma parede exposta ao sol transmiti calor para o ambiente interno, usando o jardim vertical em uma parede externa é possível manter a temperatura interna até 4º mais baixa. Há várias maneiras de faze um jardim vertical, uma forma interessante é utilizar materiais que estavam condenados ao lixo, como o exemplo a seguir que usou garrafas pet.
Jardim vertical com garrafas petUma outra forma é usar vasinhos comuns suspensos por meio de alguma estrutura, como por exemplo um painel de madeira. Há várias maneiras de deixar seu cantinho mais verde, estimule e abuse da sua criatividade.
Jardim vertical
3 replies to "Como fazer jardins pequenos?"
Estou à procura de idéias p um jardim em minha casa…e na andança encontrei vc….Gostei muito de tudo, já tinha visto e gostado de algumas dessas fotos. Está de parabéns com a clareza q nos explica….Obrigado.
Fui lendo o texto e imaginando como ficaria o meu jardim! Parabéns pela linguagem clara e a excelente ilustração do que foi falado!
Cynthia, nós agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em saber que o post ajudou a pensar no seu cantinho verde! Espero que continue nos acompanhando.