Como fazer jardins verticais?

texto 01- jardim vertical
Jardins Verticais
Imagem via: Tisoura blogspot  
 

Os Jardins Verticais estão super em alta, e vieram para amenizar a falta de áreas verdes nas cidades e até mesmo dentro de nossas casas. Eles podem ser feitos em cantinhos inusitados e até mesmo em grandes paredões.É uma bela forma de contribuir para amenizar o caos da urbanização das cidades e dar um ar de frescor e tranquilidade para os ambientes.

Essa técnica pode parecer moderna, mas é uma releitura dos quintais de nossas avós e suas hortas deliciosas. Quem não lembra das dezenas de samambaias que mediam vários metros na varanda da casa dos avôs. Essa foi a inspiração de origem para a confecção dos jardins verticais, a partir daí diversas são as possibilidades de se fazer um e podem ser chamados de verdadeiras paredes verdes.

Esse sistema pode revestir qualquer tipo de parede, o único cuidado especial é com o sistema de irrigação. Pode ser feito automatizada por gotejamento ou mesmo manual. Deve-se tomar apenas o cuidado de antes, passar na parede uma demão de impermeabilizante, para garantir que a parede por detrás do jardim vertical continua resistente.

Que tal aprender a fazer em sua casa também?

Jardins Verticais, como fazer:

 Existem diversas maneiras para se confeccionar os jardins verticais. O ideal é você saber qual se encaixa melhor no seu espaço e no seu orçamento, pois podemos fazer esses jardins utilizando desde materiais reutilizados tendo um custo minimo ou então com blocos pré-moldados feitos já para essa modalidade de jardinagem. Esses blocos podem ser encontrados em lojas de matérias de construção ou então em lojas de jardinagens.

Blocos pré moldados:

Esses blocos de concreto podem ser instalados diretamente na parede impermeabilizada e preferencialmente nas áreas externas da casa. Após a implantação do bloco de concreto que é feita de forma simples: argamassa como se fosse um tijolo, intercalando um sobre o outro. Não tem mistério, depois de fixos os blocos, o processo de plantio é como se fosse em um jardim no chão. só tomando cuidado para o tamanho e tipo da planta escolhida.

2163

Jardins em blocos pré moldados
Imagem via: xobagunca 
 

Treliças

Essa maneira tem sido muito utilizada para paredes  onde se deseja colocar apenas um tipo de vegetação.É importante que essa planta seja de crescimento horizontal, ou seja, não possua galhos muito grandes. Exemplos para esse tipo de plantio são as trepadeiras, as damas da noite, entre outras. O passo inicial é chumbar na parede desejada uma treliça metálica, essa treliça deve ser bem tratada, para evitar que ela enferruje ou fique podre. As plantas devem ser plantadas na bases da treliça, em vasos de plantas ou até mesmo no próprio terreno e devem ter seu sentido de crescimento direcionado nas entranhas da treliça. Esse tipo de plantio exige podas periódicas e demora mais tempo para ficar completamente pronto, mas depois de finalizado o resultado é maravilhoso, meu preferido!

415

Treliças metálicas
http://www.xobagunca.com/jardim-vertical-como-fazer/

Hortas Verticais

Agora se sua vontade é apenas ter uma pequena horta vertical, ai fica mais fácil. As técnicas existente hoje em dia são muito caseiras e quase todas podem ser feita por nós mesmos, sem a ajuda de um profissional como é necessários nas técnicas anteriores.

Uma técnica super comum é bem simples de ser feita é a utilização de garrafas pet’s. Feita pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, um fofo, além de ficar linda é uma forma super legal de reciclagem. É ideal para casas que possuem grandes corredores, nos apartamentos o aspecto não fica tão bom, pois o legal dessa técnica é a continuidade que você consegue com a repetição das garrafas. As garrafas são presas por cordas de varais, que a atravessam em dois pontos na parte superior e dois pontos na parte inferior. Para garantir que a garrafa não mexa na corda é necessário fazer dois nós no local onde a garrafa ficará suspensa e colocar duas arandelas por garrafa, uma em cada nozinho. Depois é terra, semente e muito cuidado.

 rosenbaum-recycled-vertical-garden1

Hortas verticais em garradas pets
Imagem via: projetocontem
 

Outra maneira legal de fazer uma horta no cantinho de casa é utilizar cestinhos de palha. Siga o passo a passo abaixo e faça você também! Você vai precisar de 3 cestas de palha, uma corda para varal grande, uma tesoura , vasinhos de planta são opcionais e é claro as plantas. Fica um amor e cabe em qualquer espacinho!

602178_354445754659241_680559755_n
Cestinhos de palha 
Imagem via: Proplastik  

Utilizando os próprios vasoso de plantas você também consegue fazer uma decoração super bacana para sua horta. Aqui eles foram chumbados na parede e o colorido deu um ar super legal ao ambiente, que é uma pequena varanda de apartamento. Imagina os cheiros do alecrim, manjericão, hortelã. Esse espaço, com certeza, é super atraente.

horta1
Em vasinhos de planta
Imagem via: Hortas verticais  

Jardins Verticais nas áreas internas.

Nas áreas internas também fica super lindo. Veja alguns exemplos que deram certo e faça na sua casa também!

Horta-Vertical-em-Apartamento-2

Jardins verticais nas salas
Imagem via: bemestarcebrac
 
jardimverticalecoparedenaglobo2011_jpg
Jardins verticais em restaurantes.
Imagem via: ecotelhado 
 
jardim_vertical_01
Na copa.
Imagem via: apzdesigninterioeres
 hortas-verticais-cozinha
 Na cozinha
Imagem via: genuardis 
 

Aviso Importante

Toda vez que falamos de jardim não podemos esquecer de mante-lós bem cuidados e cuidando também de nossa saúde. Como estamos vendo, todos os dias nos jornais, o surto de dengue este ano está muito violento. Então, nada de água parada, em gente? Vamos conferir nossos jardins todos os dias para que esse mosquito não entre em nosso terreno. Cada um cuidando do seu espaço, esse é o ideal para evitar a proliferação ainda maior da dengue.

“curso"
About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

A minha tristeza é não poder me declarar Arquiteta. Mas estou no processo e no final do ano isso vai mudar. No mais, apaixonada pelas coisas que fazem a vida mais bela, arquitetura, decoração, paisagismo, viagens, comidas e cachorros.

Leave A Response

* Denotes Required Field