Como fazer muro de contenção e evitar deslizamento de terra?

encosta

Muro de arrimo ou muro de contenção são aqueles muros capazes de suportar o peso da terra que está no nível mais elevado que o restante da construção. Ele deve ser construído sempre que for feito um corte no terreno e a terra ficar exposta, sem sua proteção natural e com um desnível grande, como um degrau.

Problemas causados pela falta do muro de contenção

O importante para se evitar problemas com deslizamento de terra é sempre fazer uma implantação da casa bem feita, isso é, colocar a casa em um nível que se tenha o mínimo possível de movimento de terra. Assim você evita gastos e transtorno! A adequação do terreno com a casa se dará por meio de taludes em conformidade com o ambiente. Porém, em alguns casos, não é possível não fazer alteração no terreno maiores, o que gera a necessidade de se construir um muro de contenção. A falta de um muro de contenção nesses casos podem gerar consequências graves. Todo mundo está cansado de ver as tragédias ocorridas pelo deslizamento de terra nas nossas cidades, principalmente no verão, período mais chuvoso do ano. Com o volume de água excessivo, a terra pode se deslocar provocando os deslizamentos.

O muro de contenção, principalmente para grandes alturas de terra exposta, precisam de profissional qualificado para calcular a estrutura necessária para que ele aguente tanto o peso da terra quanto o peso adicional do solo com a água. É imprescindível um sistema de drenagem capaz de aliviar a pressão da água no muro. Usa-se canaletas que levam água para as laterais do muro ou na sua frente.

Materiais que podem ser usados para construção do muro de contenção

Pode-se usar vários tipo de materiais para se fazer o muro de contenção. Os mais comumente vistos na cidade são com bloco estrutural e com concreto armado, porém há várias opções de materiais e formas de se fazer essa estrutura. Deve-se antes de decidir sobre o material analisar qual é mais adequado para cada caso. Considerando tamanho da contenção, tipo do solo, custo, disponibilidade de mão de obra qualificada e disponibilidade do material na região.

Conheça muros com materiais diferentes!

1) Muro de alvenaria armada em blocos de concreto

Esse é um dos muros de arrimo mais comuns, ele funciona de forma similar ao muro de concreto armado. Ele é formado por uma parede de alvenaria armada assentada com argamassa de cimento e areia, apoiada em uma  base de concreto enterrado. A utilização é recomendada para alturas inferiores a 2,00m. O espaçamento da armação, a drenagem e as juntas estruturais devem ser definidas no projeto específico.

muro de arrimo

 

2) Muro de Crib-Wall ( muro gaiola)

Utiliza-se na contenção de aterro e taludes. Consiste em peças pré-moldadas de concreto, madeira ou metal, dispostas em duas direções ortogonais, encaixados ou parafusados, constituindo uma estrutura que pode ser preenchida com solo compactado ou pedras. Dispensa manutenção a não ser para eliminação de vegetação de maior porte que pode provocar deslocamento da estrutura. Ao ser preenchido com pedras, apresenta as mesmas características de um gabião. Possibilita uma rápida construção por serem peças de fácil transporte e dispensa o uso de drenos!

cribwall

3) Muro de Bambu

Utiliza-se na contenção de encostas baixas, podendo vencer maiores alturas se construído de forma escalonada. As peças de bambu devem ser dispostas horizontalmente e fixadas nas extremidades em pilaretes de madeira apoiados no solo, formando painéis. Pode-se utilizar o eucalipto imunizado como pilar. Os muros devem ser dispostos em planos formando “quinas” para uma maior estabilidade.

muro bambu

 4) Muro de sacaria de solo-cimento (Rip-Rap)

Usam-se sacos de ráfia, polipropileno ou aniagem e barbante fino para fechar os sacos. Mistura-se o solo com o cimento e um pouco de água e coloca-se essa massa nos sacos, logo após posiciona-se os sacos para formar as “fiadas” (camadas) que depois são bem socadas, cobertas por outra fiada e assim sucessivamente, até a parede ser completamente erguida. Aplica-se em áreas arenosas, sujeitas a erosão acentuada, com alturas máximas de 4 a 5 metros. O solo-cimento consiste na mistura de solo, cimento e um pouco de água.

rip rap r

5) Muro de gabião

Esses muros de contenção tem a forma prismática retangular, com uma rede de malha hexagonal de arame galvanizado reforçado. Estes gabiões enchem-se com qualquer tipo de pedra resistente. Com a
sedimentação gradual e o crescimento de vegetação em meio as pedras, a estrutura se integra ao ambiente e consegue uma estabilidade que não dependerá mais da resistência da tela metálica. Formam muros permeáveis, eficazes na drenagem do terreno. Pode ser utilizado em: contenção de aterros e taludes, estabilização de margens de córregos, construção de diques e barragens.

gabiao

Existem ainda muitas outras formas de se fazer um muro de arrimo, mas lembre-se de sempre procurar profissionais que saibam realizar as técnicas necessárias para que a estrutura funcione corretamente.

 Fonte consultada: DRUMOND, Rejane; MASCARENHAS, Giselle. Banco de soluções tecnológicas de mesoestrutura. Belo Horizonte: PUC Minas, 2012. (Iniciação científica)
Fonte imagem destaque: Tribuna de Minas
“curso"

9 Comments

  • WELLINGTON ANDRADE

    Reply Reply 20 de abril de 2014

    Bom dia,

    Estamos trabalhando e buscando conhecimento para melhorar nosso desempenho como construtor sempre visando preservar o meio ambiente com técnicas de primeiro mundo e para nós que fazemos a SHALON CONSTRUÇÕES é de grande importância aprender com os mestres em arquitetura e engenharia civil. Para manter o equilibro.

    Atenciosamente,

    Wellington Andrade
    Diretor.

  • Marcelo

    Reply Reply 5 de maio de 2014

    Preciso construir um muro de arrimo antes de começar o projeto!
    Favor entre em contato.

    atenciosamente
    Marcelo

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 5 de maio de 2014

      Olá Marcelo,

      Infelizmente, nós não fazemos projeto de muro de arrimo!
      Entre em contato com um profissional qualificado da sua região.

      Abs

    • Joel Ricarte

      Reply Reply 20 de maio de 2014

      Boa tarde Marcelo,

      Tenho uma solução inovadora para construir um muro de arrimo de concreto armado que auto-afunda, que serve tanto para contenção contra o avanço do mar como também para outras situações, como canais e encostas.

      Auto-afunda? Como assim? Acesse o meu site http://www.eficazconstrucoes.com para entender como funciona o processo auto-afundante e saber por que ele é o melhor custo x benefício. Qualquer dúvida entre em contato.

      Forte Abraço!

      • Joel Ricarte

        Reply Reply 20 de maio de 2014

        Corrigindo: É um muro de *CONTENÇÃO, pois um muro de arrimo é feito tradicionalmente de pedras e cimento e nosso muro é de concreto armado.

        Abraço!

  • joão carlos silva

    Reply Reply 9 de agosto de 2014

    Olá , gostaria de fazer em minha chácara um muro de 0,90cm de altura e 50m de comprimento usando essa técnica de sacaria tipo (rip rap), porém vou fazer a mistura de pó de pedra com cimento, mas tenho duvida na quantidade de pó de pedra pra cada saco de cimemto, voces poderiam me ajudar??

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 25 de agosto de 2014

      Olá João Carlos,

      infelizmente não sei te informar.

      Att

    • luis eletricista

      Reply Reply 7 de outubro de 2014

      Ola voce pode usar 1/4 de cimento para cada saco de pó de pedra… abraços

  • Daniele

    Reply Reply 26 de setembro de 2014

    Por favor! Eu gostaria de saber qual ou quais seriam as melhores indicações para contenção de 9 m. Eu pesquisei um pouco sobre talude gramado com a adição de geossintético, só não encontrei a altura máxima que ele me permite, nem qual inclinação!

Leave A Response

* Denotes Required Field