Canteiro de obra
Photo Credit: Cyro Almeida via Compfight cc

Para evitar o desperdício na construção é importantíssimo planejar seu canteiro de obras, independente do porte da construção. O canteiro de obra é o local onde se armazenam os materiais que serão utilizados (cimento, ferro, madeira, ferramentas…) e se realizam os serviços para a construção. Essa área destinada a execução da obra necessita de instalações provisórias. As instalações são lugares como depósitos, banheiros, alojamento, escritório de campo ou até mesmo um estande de vendas. Claro que isso dependerá do tipo de obra a ser executada, um prédio residencial ou uma reforma no apartamento, mas o certo é que toda obra precisa de uma palavra, organização.

A organização do canteiro de obra é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais e mesmo defeitos de execução e falta de qualidade final dos serviços realizados. O canteiro organizado também propicia otimização dos trabalhos, redução das distâncias entre estocagem e emprego do material e redução dos fatores de risco de acidentes. Para isso é importante que os locais de estocagem dos materiais sejam cobertos, quando necessário, e que estejam em locais de fácil acesso. Os lugares onde as pessoas irão transitar durante a obra nunca deve ter objetos espalhados obstruindo a passagem, sempre que necessário deve-se remover entulhos e sobras de materiais.

deposito

Depósito de materiais 
Imagem via: COLEÇÃO MANUAIS SESI, Dicas de Segurança no Canteiro de Obras, 2008.
 

8 Dicas para um canteiro de obra dos sonhos

1. Faça um projeto da obra, mesmo que seja um pedaço de papel desenhado com caneta BIC, em casos de obras pequenas. Nesse projeto você estará pensando onde os materiais vão chegar, onde serão utilizados e onde estará o transito e permanência das pessoas envolvidas.

2. O canteiro deve estar bem organizado e limpo, cuidado ao guardar o material e evite mudanças. Os corredores de passagem devem ser bem estabelecidos pois o deslocamento de material gera desperdício.

3. Se possível contrate alguém (pode ser um arquiteto ou engenheiro) para planejamento e administração de materiais e obra, isso permite reduzir o desperdício, que chega a representar um custo adicional de 12% do valor da obra.

4. Faça uma lista de materiais e uma programação das compras necessárias para toda a obra. Compre a quantidade de material que será usada na etapa de execução que está sendo feita. Uma grande quantidade de materiais estocados pode levar ao desperdício.

5. Quanto aos materiais de construção guardados na obra lembre-se: Tijolos e telhas devem estar em pilhas para evitar quebras; sacos de cimento e argamassas devem ser armazenados longe da umidade e calor excessivo.

6. Os materiais delicados devem serem transportado em carrinhos de mão.

7. Para manuseio do aço na obra é necessário adotar rotinas relacionadas ao recebimento no canteiro, passando pelo corte planejado, a montagem e o controle das sobras geradas. A criação de uma central de montagem é uma boa solução para reduzir os custos e melhorar o padrão de qualidade.

8. Não deixe que os funcionários esqueçam de utilizar equipamentos de segurança como: capacetes, luvas, máscara descartável e calçado adequado. Eles são fundamentais para que os acidentes não aconteçam e olha que se tratando de uma obra, isso não é difícil.

 segurança

Construção com segurança
Imagem via: COLEÇÃO MANUAIS SESI, Dicas de Segurança no Canteiro de Obras, 2008.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

    2 replies to "8 dicas para organização do canteiro de obra"

    • Jal Acústica

      Excelente post!
      A organização é uma característica essencial para que qualquer ambiente de trabalho tenha melhores condições de rendimento e eficácia, principalmente no ambiente da construção civil! Parabéns pelo post!

      • Rejanedrumond

        Que bom que gostou do post! Também concordamos que organização é essencial, principalmente nos nossos canteiros de obra. Obrigada pelo comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published.