Conforme o passar do tempo, um dos desejos e uma das necessidades mais frequentes na vida dos proprietários de imóveis é reformar sua casa, de maneira a realizar uma manutenção periódica e até mesmo de modernizá-la. 

O desgaste de diferentes áreas e peças utilizadas na construção da residência é natural, e com a utilização diária do local não teria como ser diferente. 

Mesmo que sejam tomados os mais variados tipos de cuidados, é sempre necessário realizar a substituição de alguns elementos, de forma que seja possível desfrutar de um imóvel seguro e em boas condições. 

A troca da fiação de um cômodo, a pintura de um portão de ferro galvanizado e a substituição de uma torneira são ações que fazem parte do dia a dia de qualquer casa, e devem ser colocadas em prática para manter a ordem e a beleza do local. 

Sendo assim, realizar uma reforma no imóvel se torna um investimento de grande importância, uma vez que é a partir dela que se pode recuperar e devolver as qualidades iniciais da residência. 

Para tanto, é indispensável se planejar, uma vez que esse tipo de ação envolve custos e, a depender do tamanho da obra, ela pode precisar de uma quantia considerável para ser concluída. 

Em muitos casos, a rapidez em realizar ajustes na estrutura da casa pode ser um fator de economia, já que algumas situações podem trazer prejuízos maiores ao serem postergadas. 

Sendo assim, se você é dono de um imóvel e sabe que é fundamental fazer investimentos para reformar a sua casa, este artigo é para você. Então, siga na leitura dele e entenda como se organizar para passar por esse tipo de necessidade na sua residência.

Por que uma reforma em casa é importante?

Pode ser que, ao visitar uma loja de produtos para decoração doméstica, você tenha se deparado com um lustre sala de jantar e que a beleza do produto tenha despertado a urgência de organizar o seu lar. 

De fato, há vários motivos que fazem com que seja necessário investir em reformas na sua casa, sendo alguns dele:

  • Consertar um defeito;
  • Aumentar o tamanho do imóvel;
  • Atualizar as instalações;
  • Valorizar a casa.

Quando se decide comprar um imóvel, é possível escolher entre duas alternativas: adquirir uma casa ou apartamento novo ou procurar por um local já construído. 

Ao decidir pela aquisição de um imóvel novo, as possibilidades de que ele apresente problemas são mais raras, uma vez que toda a estrutura é recente. No entanto, se materiais de baixa qualidade forem utilizados, essa escolha pode trazer um problema breve. 

Ao mesmo tempo, em imóveis com mais anos de construção, é fundamental fazer uma revisão do local, pois certamente alguns itens podem ser melhorados. 

A depender da idade da casa, pode ter chegado a hora de trocar alguns elementos, que possuem prazo de validade. 

Outros tipos de reformas também podem ser realizados com diferentes intenções. Além de fazer reparos, é possível investir no aumento do tamanho do imóvel, seja para construir um novo cômodo ou para adicionar um espaço maior a um já existente. 

Mais um bom motivo para realizar uma obra em casa é a de modernizar as instalações. Um exemplo disso é a de inserir uma bomba de água centrífuga para alimentação da caixa d’água da casa, atualizando o sistema hidráulico do imóvel. 

Há também a possibilidade de valorizar o imóvel, o que significa fazer investimentos para torná-la mais bonita e aconchegante. 

De qualquer modo, realizar reformas em casa é sempre importante, e saber como se planejar para isso é essencial para ter maior sucesso durante o processo. 

Dicas de organização para reformar a sua casa

Depois de entender os motivos pelos quais pode ser importante investir em uma reforma, é fundamental saber como fazer para se organizar e conseguir realizá-la com eficiência. 

Para isso, existem dicas práticas que podem ser seguidas para tornar o projeto mais simples e menos estressante, garantindo que os resultados cheguem da maneira que se espera. 

1. Faça uma previsão de gastos

O primeiro passo para organizar uma reforma é fazer uma previsão de gastos, pois é preciso que ela se encaixe dentro do orçamento para não ter que suspender o processo antes da sua conclusão. 

Assim, do mesmo modo que se faz um planejamento tributário e fiscal em uma empresa, é indicado que você solicite orçamentos para os profissionais que serão responsáveis pela obra, perguntando também sobre prazos e formas de pagamento. 

Além disso, é fundamental pedir a ajuda deles para estimar a quantidade de material que será necessária para a reforma, de maneira que você também consiga separar a quantia necessária. 

2. Dê preferência para materiais de boa qualidade

Quem deseja investir em melhorias domésticas certamente vai preferir instalar uma bancada de inox sob medida em vez de comprar uma de algum tipo de material com menor durabilidade, não é mesmo? Isso é fundamental para o sucesso da reforma. 

Ao se pensar que esse tipo de projeto envolve, muitas vezes, alto custo e acaba gerando transtornos na rotina da casa ou do apartamento, é essencial que se invista na compra de materiais com maior consciência. 

Mesmo que o valor de um determinado elemento possa ser maior devido a sua qualidade, esse pode ser um fator crucial na durabilidade da reforma, além de garantir que ela não tenha que ser refeita antes do tempo previsto. 

Em paralelo, outra sugestão que deve fazer parte das considerações do proprietário é justamente o de se programar para adquirir o que há de mais moderno para o seu lar. 

Como é sabido, a tecnologia traz diversos benefícios no desenvolvimento de produtos que podem ser inseridos em um imóvel e que, além de trazer maior conforto, podem também proporcionar maior economia doméstica. 

Sendo assim, não deixe de procurar pelos melhores materiais do momento, selecionando-os sempre de acordo com o custo-benefício mais apropriado para o seu lar. 

3. Saiba em quais cômodos investir

Uma reforma pode ter diferentes proporções: pode ser necessário apenas pintar uma parede, ou talvez o dono da casa queira aplicar um revestimento cimento queimado em vários ambientes. 

Sendo assim, é necessário saber em quais cômodos será necessário investir e, a partir disso, programar a melhor forma de realizar o processo na casa. 

No entanto, há quem perceba que será preciso realizar pequenas reformas na casa, mas necessita que elas sejam feitas de maneira parcial, concluindo uma etapa antes de começar as próximas, seja por questões financeiras ou estratégicas. 

Por isso, é importante estipular prioridades. Afinal, certamente a troca de um encanamento com vazamento deve ser feita antes da aplicação de bona em tacos, e saber planejar os processos conforme a necessidade é a melhor forma de concluir a sua reforma. 

4. Organize os cômodos antecipadamente

Saber como se organizar para concluir a reforma da maneira menos atribulada é essencial para manter a tranquilidade e a paz dentro de casa, principalmente quando a família é composta por vários membros. 

Isso porque pode ser preciso esvaziar totalmente um ambiente, o que vai acabar sobrecarregando os outros e, em alguns casos, pode ser preciso que os moradores do imóvel fiquem alguns dias fora de casa. 

Assim, para a instalação de uma churrasqueira aço inox na varanda gourmet do apartamento, certamente será preciso remover todos os outros elementos presentes no local, e garantir sempre que as portas estejam fechadas para evitar o acúmulo de poeira. 

Além disso, quando o proprietário decide permanecer na casa durante o processo, é preciso que ele se organize para realizar uma limpeza após a finalização do dia, pois quem já passou por obras em casa sabe o quanto o projeto espalha sujeira pelos cômodos. 

Dessa forma, saber organizar os ambientes antecipadamente, criando um planejamento prático e que possa ser cumprido para agilizar o processo como um todo é essencial para garantir que a reforma seja mais produtiva e otimizada.

Ao seguir essas sugestões simples e eficazes de organização para o investimento em obras na sua casa, você poderá conseguir que o seu projeto siga conforme o idealizado, sem passar por grandes transtornos ou dificuldades neste período. 

Considerações finais

Cuidar da sua casa é uma necessidade indispensável, de maneira que saber se planejar para cumprir o cronograma de obras é essencial para conquistar um imóvel livre de problemas estruturais e muito mais moderno. 

Sendo assim, não deixe de se programar financeiramente, e busque inspiração para tornar o seu lar mais confortável com os investimentos na troca de elementos e na valorização do visual como um todo. 

Com um planejamento bem construído, a sua reforma será um sucesso, o que certamente influenciará na melhora da rotina da sua família e na beleza do imóvel de maneira integral.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.