Como reaproveitar água da chuva?

reaproveitar água da chuva
Photo Credit: ToniProtto via Compfight cc

Para a bioarquitetura qualquer maneira de se evitar o desperdício e a degradação ambiental é valido para nossa qualidade de vida. Reaproveitar água da chuva contribui para diminuir a escassez dos recursos hídricos que já afeta fortemente algumas regiões do país. Só isso já bastaria para saber que a causa é nobre, porém se você não sofre diretamente com esse problema saiba como economizar o seu dinheiro e contribuir para um mundo melhor.

Como funciona?

Para reaproveitar a água da chuva é preciso construir um sistema relativamente simples que se baseia basicamente em captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita a partir do telhado da sua casa ou edifício. seu caimento direciona a água para calhas que por sua vez direcionam para um tanque de armazenamento que poderá ser subterrâneo ou não. Junto ao reservatório instala-se um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos. A imagem abaixo mostra uma forma de se aproveitar a água da chuva de modo bem simples, capitando do telhado e usando diretamente em uma torneira.

arqsustentavel

Instalação feita em uma torneira
 via: arqsustentavel

Caso queira um sistema mais completo e seu tanque subterrâneo será necessário uma bomba para levar a água até a caixa d’água (essa caixa d’água não pode ser a mesma da água potável).

O ideal é que esse reservatório possua um ladrão para despejar a água excedente em dias de muita chuva. A capacidade ideal deve ser determinada pelas empresas especializadas na instalação do sistema. Eles identificam os seguintes dados: área de coleta do telhado, região e clima do local e previsão de consumo de água.

arqsustentavel 2

Esquema prático para entender como funciona o sistema, usando bomba e uma cisterna subterrânea
via: arqsustentavel

 Onde usar?

A água que será reaproveitada não é própria para beber, tomar banho ou cozinhar. Fora isso o que não falta é opções de utilização.

Entre eles, para regar canteiros e jardins, limpeza de pisos, calçadas , lavagem de carros, reserva de incêndio nos prédios, espelhos e fontes d`água. Além de ser usada na descarga do banheiros e para lavar as roupas. Para isso, no entanto, é preciso alterar as tubulações para que o sistema fique em paralelo com o da água potável.

Principais benefícios de se reaproveitar água da chuva:

Se você ainda está pensando se compensar utilizar esse sistema, veja ai os principais benefícios:

  • Aproveitar um recurso disponível, que não tem custo nenhum e economiza na conta da água;
  • Contribui para reduzir enchentes;
  • Educa ambientalmente crianças e adultos em sua volta;
  • Diminui o volume de esgoto escoado nas redes públicas;
  • Você economiza na conta de água e o investimento pode ser pago entre 2 a 6 anos

 

Economizando água de outras formas

Se você tem todo esse sistema em casa, mas não é um consumidor consciente, nada vai adiantar. Por isso o melhor é sempre economizar para evitar que mais e mais águas sejam retiradas da natureza para nosso consumo. Veja a seguir formas simples para economizar água potável:

  • Fechar a torneira enquanto escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar a louça, etc.;

  • Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;

  • Trocar as válvulas hidro-assistidas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador(es) de volume(s) por descarga;

  • Diminuir o tempo no banho;

  • Procurar usar a máquina de lavar roupas apenas quando tiver uma quantidade de roupas (sujas) suficiente para usar o volume máximo da máquina;

  • Se tiver que lavar mais de uma leva de roupas, e se a máquina permitir, antes da máquina jogar fora a água do enxágue, dê uma pausa, tire a roupa limpa, coloque a segunda leva de roupas sujas e reinicie o trabalho da máquina. Depois quando a máquina for centrifugar, dê uma pausa e junte as roupas da primeira leva para centrifugar tudo junto. Assim você economiza um tanque de água;

  • Reúso da água originada do enxágue da máquina de lavar roupas para lavar o chão do quintal;

  • Reduzir a vazão de água do seu chuveiro ou ducha (Um chuveiro normal gasta em média 3,5 litros por minuto);

About The Author

Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

8 Comments

  • Geraldino Bueno

    Reply Reply 27 de novembro de 2014

    qual é o valor aproximado de custo de mão de obra e material para um serviço desse porte. É possível me informar.

  • Tânia Ferreira

    Reply Reply 5 de maio de 2014

    O esquema ilustrado ficou muito explicativo. Só não entendi aquela ligação da cisterna com a caixa d´água da rede pública. Poderia me orientar em relação a isso?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 5 de maio de 2014

      Que bom que gostou Tânia!
      A cisterna alimenta uma caixa d’água destinada somente a água da chuva. Caso aconteça um período de seca e a sua caixa d’água de água de chuva esteja vazia você pode alimentá-la com a água provinda da caixa d’água da rede pública.
      Por isso aquela ligação, entendeu?

      Abs

  • Tânia D. Ferreira

    Reply Reply 5 de maio de 2014

    Gostei muito da matéria. Tenho interesse em saber melhor como aproveitar a água da chuva também para lavar roupas. Isso é possível como li na matéria? Teria que ter algum cuidado especial além da filtragem?

    • Rejanedrumond

      Reply Reply 5 de maio de 2014

      É possível sim! Não é necessário utilizar água potável para lavar roupas, você deve somente ter um filtro eficiente e recomenda-se o descarte da água das primeiras chuvas, devido à concentração de poluentes tóxicos dispersos na atmosfera.

  • luisa

    Reply Reply 16 de agosto de 2013

    legal

  • isadora

    Reply Reply 16 de agosto de 2013

    legal

Leave A Response

* Denotes Required Field