Muita gente acredita que ter um ambiente bonito e aconchegante é sinônimo de investir em peças caras, mas acontece que é possível conseguir uma decoração convidativa e transformar os mais diversos espaços gastando pouco. Um exemplo é o uso de pallets na decoração!

Além de super versáteis, ao dar um novo destino para esses itens, muitas vezes descartados, você tem uma atitude amiga ao meio ambiente. Caso queira saber como utilizá-los para repaginar o visual de sua casa ou de qualquer outro ambiente, continue a leitura, pois daremos ótimas dicas.

Qual o tipo de pallet ideal?

Existem cerca de 12 tipos diferentes de pallets, sendo cada um utilizado para um determinado fim, que pode ser a estocagem, o transporte, a exportação etc. Dessa forma, eles possuem características diferentes, como a parte superior fechada ou vazada, uma base mais reforçada, dimensões maiores ou menores e entradas diversas para carregamento.

Para escolher o tipo ideal é necessário pensar no que você fará com eles. Se for transformá-los em peças temporárias e que não demandem tanta resistência, por exemplo, pallets mais finos e de madeira mais frágil podem ser suficientes, no entanto, se deseja algo durável, é preciso ter em mente a capacidade e suporte do modelo. A ideia aqui é imaginar o produto final.

Como escolher um pallet que não faça mal à saúde?

Outro ponto que merece destaque é de onde veio o pallet. Como eles são, muitas vezes, utilizados para transportar produtos químicos, tratados com pesticidas e outras substâncias nocivas à saúde, é importante buscar a procedência do objeto.

Do contrário, você pode colocar em casa uma peça contaminada, que causará acidentes e problemas mais graves, principalmente se usados junto a alimentos ou em ambientes que tenham crianças e animais de estimação.

Como usar pallets na decoração?

Para usar os pallets na decoração não existe mistério, primeiramente, você deve lixá-los bastante para remover imperfeições e danos nas primeiras camadas da madeira e, então, personalizá-los de acordo com seu uso, estilo e personalidade.

Abaixo temos algumas dicas de como incorporá-los nos mais diversos ambientes.

Na cozinha

Os pallets na cozinha podem ser usados como mesas, cadeiras e, até mesmo, um painel para dispor e organizar os utensílios culinários. Vale lembrar que aplicar um produto impermeável é fundamental, já que a área está sujeita a respingos, derramamento de líquidos e outras avarias.

Na sala

Na sala seu uso já está bem consolidado, não é mesmo? Aqui eles podem ser transformados em sofás, mesinhas de centro, painel, rack de TV e até em itens como bares, porta-chaves e luminárias.

No quarto

Se você pensa que eles não têm lugar no quarto, está enganado! Os pallets podem se tornar uma cama, mesinhas de apoio, prateleiras, cabeceiras e também um quadro para fixar fotos e fazer uma composição bem bonita.

Na área externa

Se você tem uma varandinha e está querendo economizar na decoração, aposte nos pallets. Construa um jardim vertical, um futon ou uma cadeira de descanso para relaxar, floreiras, um balanço ou, até mesmo, um espaço de cadeiras e mesas para descontrair com os amigos e familiares. Lembre-se que se expostos ao clima, um tratamento de superfície é imprescindível.

No banheiro

No banheiro eles também podem ser peças de destaque. Depois de aplicada uma boa camada de impermeabilizante, você pode ter um espelho de pallets, um pequeno painel para armazenar toalhas e outros itens do cômodo e, ainda, expor algumas peças decorativas.

Usar pallets na decoração não é apenas uma tendência ou forma de deixar seu ambiente do jeito que sempre sonhou, é também uma maneira de ajudar o planeta e promover o bem-estar. Esperamos que esse artigo te inspire e motive a adotar essas ideias.

Se gostou e conhece mais alguma maneira de transformar essas peças, deixe um comentário com suas opiniões e dicas!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.