Os acabamentos podem variar desde conjuntos até remodelações inteiras e, assim como o preço ou a área útil geralmente cresce à medida que o padrão dos imóveis recém-lançados é elevado, acontece o mesmo com os revestimentos básicos, que em 2016 ganham mais sofisticação e dezenas de novas possibilidades estéticas. Do popular ao luxuoso, eles podem variar de tamanho, estilo e matéria-prima e os preços dependem do orçamento e da proporção do investimento e da intenção do cliente. Assim como a moda, todo ano, esse mercado fica mais valorizado e chega com muitas novidades para embelezar a sala, o quarto, o banheiro e a cozinha dos mais vaidosos. Este ano não é diferente! Investidores apostam em tendências em cerâmica, metais para banheiro e cozinha, louças sanitárias, rochas ornamentais, laminados, mosaicos, madeiras, vítreos, cimentícios, entre muitos outros materiais. Listamos abaixo quatro das principais tendências de acabamentos para 2016.

Verde: a bola da vez do paisagismo

Você vai encontra-lo em casas à venda em Manaus, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e em muitas outras cidades brasileiras que já adotaram esse estilo elegante e irreverente de acabamento. Hoje, uma das novidades desse mercado são os jardins verticais. Com boa parte da população vivendo em imóveis verticalizados e pouco espaço à disposição, trazer o verde para as paredes internas ou externas dos ambientes é uma ótima solução. Com o verde verticalizado, é possível importar toda aquela energia e frescor que as plantas proporcionam para seu lar. A Greenwall Ceramic entra em cena com um sistema sofisticado de módulos de cerâmica e já está sendo adotado por muitos arquitetos e designers de interiores. O jardim vertical ganha em versatilidade e pode dispor de diferentes tamanhos e alturas, com ou sem desenhos criativos. Como o sistema de módulos possui conforto térmico, ele permite o cultivo de flores exóticas, temperos e hortas.
JARDIM VERTICAL

banheiro-lavabo-jardim-vertical-3

Reciclados: consciente e elegante

A sustentabilidade chegou também nos conceitos de estética para interiores. Esse é outro item que, em 2016, tende a cair no gosto dos profissionais do ramo. Trata-se de pastilhas produzidas a partir de material reciclado

Pastilhas recicladas

Pastilhas recicladas

Revestimentos cerâmicos

As cerâmicas saíram da cozinha e agora fazem parte de diversos tipos de projetos. Os porcelanatos, por exemplo, inspirados nos cimentícios, já viraram uma nova faceta da arquitetura moderna. Alguns exemplos que ganharam fama são as placas metalizadas, as reproduções em mármores nobres e cerâmica de pedra, além dos formatos únicos e combinação de estilos em mármore e madeira.

porcelanato imita cimento

porcelanato imita mármore

Papéis de parede

Os papéis de parede chegaram ao Brasil de forma tímida, mas já ganharam o coração de muita gente e continuam na moda em 2016, talvez, por conta de sua versatilidade na complementação dos mais variados ambientes. Os papéis de parede – ou revestimentos – estão com tudo e são adotados, hoje, pelos melhores e mais renomados decoradores do país. As paredes, agora, deixam sua simplicidade de lado e dão espaço à arte.

papel de parede

115554_Papel-de-Parede-Sala-de-cinema-115554_1920x1200

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.