Se você gosta de arquitetura e busca por um estilo de moradia contemporâneo, ter um loft pode ser a solução para o seu caso.

Apesar de o conceito parecer atual, o loft já é um tipo de arquitetura antigo. Vindo de Nova Iorque, o estilo teve grande destaque por volta de 1950, quando os galpões industriais foram convertidos em moradias.

Em geral, eles eram utilizados por artistas, mas também por outros profissionais, que encontravam a necessidade de unir o seu lar com um espaço próprio para o trabalho.

Posteriormente, o estilo foi muito explorado em filmes, rendendo destaque para esse tipo de arquitetura, que foi difundido mundialmente e se tornou um conceito desejado por muitas pessoas.

Como o loft possui características de fácil identificação, ele pode contar com uma decoração totalmente personalizada e com um projeto de paisagismo residencial que pode valorizar o espaço de modo integral.

Se você quer saber as vantagens desse tipo de arquitetura e de como aproveitar o design diferenciado para criar um ambiente mais confortável, siga na leitura deste artigo.

As características de um loft

O loft possui um estilo de arquitetura e construção bastante diferenciado dos formatos comuns. Ao contrário de uma casa convencional, ele apresenta características próprias, que são:

  • Pé-direito alto;
  • Planta aberta;
  • Janelas grandes;
  • Elementos elétricos e estruturais visíveis;
  • Entre outros pontos.

Com um pé-direito alto, uma das grandes vantagens do apartamento é contar com um espaço amplo, que dá uma sensação mais extensa para o local.

Por isso, muitos proprietários aproveitam para realizar a construção de mezanino, criando um ambiente superior destacado e privativo.

Geralmente esse espaço se torna o quarto, garantindo um cômodo individualizado.

Isso porque a planta aberta do loft contemporâneo proporciona ambientes conjugados, de modo que não há paredes separando diferentes áreas do apartamento.

Nesse sentido, para efetuar possíveis repartições que se façam necessárias, uma opção é utilizar uma divisória de ambiente diferenciada, que pode criar um espaço privado no loft.

Outra característica bastante marcante desse estilo arquitetônico é a presença de janelas amplas, que muitas vezes podem ocupar o lugar de uma parede e garantir a entrada da luz natural no interior do local.

Em termos decorativos, é muito comum que os lofts apresentem elementos estruturais aparentes, com paredes de tijolinhos e tubulações de água e eletricidade expostas.

Nessa mesma linha, muitas vezes a escada pré moldada reta acompanha o cenário, garantindo um ar mais moderno para o ambiente como um todo.

Sendo assim, o único cômodo que possui paredes próprias é o banheiro, de modo que todas as outras áreas do apartamento são unificadas de modo elegante e harmônico.

Como é possível perceber, o loft é um tipo de construção bastante diferenciado, e permite que algumas escolhas em termos de visual sejam contemporâneas, criando uma residência com aspectos totalmente modernos.

As vantagens do loft contemporâneo

Conhecer a estrutura interna do loft é fundamental para entender mais a sua dinâmica. Ao visualizar o espaço como um todo, é possível perceber a relevância do estilo contemporâneo para esse modelo de arquitetura.

A definição do termo contemporâneo remete a itens e decorações atuais e que acompanham continuamente o presente.

Por isso, um loft contemporâneo possui uma série de vantagens que o tornam uma excelente opção para quem precisa de pouco espaço, mas não abre mão de um local moderno e elegante.

As cores neutras e a decoração simples

Ao considerarmos que um loft é um tipo arquitetônico bastante diferenciado em relação aos demais, a sua composição atual faz todo o sentido para a dinâmica do espaço.

Sendo assim, uma das principais vantagens do estilo contemporâneo é manter cores neutras que podem combinar facilmente com vários outros elementos.

A aplicação de uma tela de proteção para escadas, nesse sentido, pode ser incluída no espaço sem descaracterizar o ambiente, combinando de modo prático com todo o entorno do loft.

Além disso, sempre que o proprietário quiser adicionar um novo item ou substituir um já existente, o processo pode ser feito de modo prático, já que as características do estilo contemporâneo se moldam facilmente.

Mobília funcional

Como mencionado, o loft é um apartamento de dimensões menores, o que o torna vantajoso para solteiros ou casais que desejam unir um estilo moderno em um espaço diferenciado.

Uma das principais ideias em relação a um loft contemporâneo é incluir móveis funcionais, que além de valorizarem o local ainda proporcionam mais facilidade na organização do apartamento.

Ao instalar a automação residencial som ambiente, por exemplo, o equipamento pode ser posicionado em algum local especialmente desenvolvido para ele, sendo integrado ao estilo da casa.

Do mesmo modo, ao optar pela compra de uma bancada para o loft, a mesma superfície pode ser utilizada para posicionar objetos decorativos e servir de mesa para as refeições.

Outro exemplo é a cama box, que também possui a função de armário, armazenando uma série de itens em seu interior.

Por isso, a instalação de uma mobília funcional é uma das vantagens do loft contemporâneo, permitindo que a organização do apartamento seja feita de modo prático.

Elementos sustentáveis

Como o loft contemporâneo busca uma decoração mais moderna, ele possui vantagens em relação a outros estilos.

Sendo assim, um dos elementos presentes no espaço que valoriza o seu interior é a presença de janelas grandes, que dispensam a instalação de uma grande quantidade de luzes no local.

Além de ser uma característica sustentável, a iluminação natural amplia a claridade no ambiente, e pode ter suas vantagens, até mesmo, em momentos onde há queda de energia.

Há quem invista na compra de um gerador de energia portátil para garantir o funcionamento dos equipamentos quando ocorre esse tipo de imprevisto, de modo que o loft é beneficiado em vários momentos.

O estilo contemporâneo também busca outros elementos naturais para compor a sua decoração, ao pensar em como tornar o espaço mais sustentável.

O uso de plantas também é uma opção viável, que além de deixar o loft especialmente bonito, traz toques da natureza para o local.

Inovação e criatividade

O estilo contemporâneo valoriza o presente, sem deixar de ter uma personalidade própria. Isso quer dizer que a adaptação de espaços pode ocorrer de modo prático e sem grandes investimentos.

Por considerar que elementos estruturais fazem parte desse tipo de arquitetura, é muito comum que alguns deles fiquem a mostra, deixando ambiente mais descolado.

As paredes de tijolinhos são um exemplo disso, já que elas compõem o cenário de modo interessante, sem que seja preciso fazer uma reforma completa.

Com isso, o proprietário não precisa aplicar um valor extra, ao mesmo tempo em que pode dar um toque totalmente característico no espaço ao optar pela naturalidade da construção.

Os cômodos conjugados também influenciam na inovação do loft. Afinal, a falta de paredes dividindo os diferentes ambientes pede uma criatividade interessante na decoração.

Nesse sentido, os móveis entram como grande aliados na separação de áreas, e por isso eles devem ser escolhidos pensando nessa necessidade.

Praticidade de mudanças

Entre os principais tipos de benefícios de um loft contemporâneo está a praticidade com que se pode fazer mudanças e adaptações no espaço.

Do mesmo modo que uma limpeza de colchão a seco pode ser uma solução para não ter que comprar um produto novo, a renovação do apartamento não depende da compra de novos itens o tempo todo.

Uma simples reforma nos móveis ou a pintura das poucas paredes do loft pode renovar o cenário inteiro, justamente porque a decoração do espaço envolve o imóvel por completo.

Além disso, a presença de grandes janelas deixa o ambiente mais limpo, e exige bem menos manutenções por parte do proprietário.

Nesse sentido, as tendências decorativas são simples e dinâmicas, e podem ser feitas sempre que uma novidade surge no segmento arquitetônico.

Por que optar por um loft em vez de um apartamento convencional?

Depois de conhecer um pouco sobre as principais vantagens de um loft contemporâneo, fica mais fácil de entender os benefícios de se escolher esse tipo de estilo arquitetônico.

Ao garantir um ambiente amplo e arejado, ele é uma alternativa interessante para as pessoas que desejam aproveitar a disposição interna do local para unificar a sua decoração.

Além disso, o estilo próprio do formato encanta muitas pessoas que buscam opções que fujam do convencional, ao mesmo tempo em que elas colhem vantagens econômicas em termos de renovação do cenário e de aproveitamento da área.

Por possuir um tamanho reduzido, o loft ainda colabora nos momentos de limpeza e conservação, auxiliando na manutenção diária da residência.

Desse modo, é possível perceber as vantagens de ter um loft contemporâneo, que pode oferecer uma experiência de moradia totalmente diferenciada e personalizada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.