O quintal é um dos cômodos mais atrativos de uma casa. Seja por proporcionar momento de lazer, ou por oferecer um espaço para realizar atividades ao ar livre, é ali que se pode desfrutar de um ambiente agradável dentro de um imóvel. 

Principalmente quando se tem uma rotina bastante corrida, o quintal acaba se tornando a área perfeita para a realização de atividades físicas, para aproveitar a luz do sol e até mesmo para realizar confraternizações com amigos e parentes. 

Mas ele também acaba sendo o local da casa onde se guarda uma série de móveis ou objetos que não estão em uso, o que acaba deixando o quintal pouco funcional e comprometendo parte do seu espaço.

Se esse é o seu caso, ou se você deseja dar um upgrade na área, é importante conhecer algumas dicas que podem ajudar a deixá-la mais proveitosa e aconchegante.

Com ações simples, como a contratação dos serviços de paisagismo contemporâneo ou mesmo o descarte de entulhos que estão comprometendo a utilização do seu quintal, é possível organizar o local para ter um aproveitamento completo dele.

Para ajudar nessa tarefa, este artigo traz dicas e técnicas que podem ser aplicadas na sua casa, de modo a tornar a área muito mais atrativa e funcional para o seu lar. Quer saber como? Então siga na leitura deste conteúdo.

01. Deixe o quintal mais verde 

A natureza é um dos elementos que mais contribuem para o bem-estar das pessoas. Por isso, pode ser fundamental para o seu quintal ter diferentes vasos de plantas e espécies que deixem o clima mais fresco e tranquilo.

Se o espaço já conta com a instalação de grama sintética, uma opção interessante para complementar o visual é investir em paredes vivas, onde os muros recebem plantas em toda a sua superfície, ficando coberto de verde. 

Dessa forma, o local se torna aconchegante, trazendo uma maior sensação de paz e garantindo mais contato dos moradores com a natureza. 

02. Utilize elementos em madeira

Uma forma simples de harmonizar o uso de plantas no seu quintal com os móveis que serão posicionados no espaço é escolher aqueles confeccionados em madeira. 

Além de serem bastante versáteis e duradouros, os produtos feitos com o material combinam facilmente com qualquer ambiente, deixando o espaço bonito e elegante. 

Em casas com piscina, é muito comum encontrar decks de madeira no quintal, já que eles podem ser molhados com tranquilidade, secando rápido quando expostos ao sol.

Se o seu quintal possui um pavimento desse tipo, mas você gostaria de dar uma renovada na aparência, a realização do serviço de restauração de pisos de madeira pode ser uma forma prática e econômica de otimizar a estrutura. 

03. Reaproveite materiais de obras

Depois de realizar uma reforma em casa, é provável que se tenha sobras de alguns tipos de materiais, que vão desde tijolos e tábuas, até portas e janelas. 

Uma dica valiosa nesse sentido é aproveitar esses elementos e utilizá-los como decoração no seu quintal, criando uma estante para os seus vasos de plantas ou ainda montando um pequeno armário para acomodar ferramentas e outros acessórios domésticos. 

Dessa forma, é possível organizar todo o espaço sem gastar dinheiro com a compra de novos armários, ao mesmo tempo em que se contribui com o meio ambiente ao não descartar esse tipo de material.

04. Aposte em luminárias

É muito recorrente que o quintal só seja utilizado pelos moradores da casa durante o dia, dada a iluminação natural que o ambiente recebe nesse período. 

Porém, a simples instalação de luminárias e pontos de luz pode ser o meio mais prático de garantir que o local seja aproveitado também ao anoitecer. 

Isso pode ser feito com o uso de lâmpadas comuns, com uma voltagem mais forte, e até mesmo com o uso de painel luminoso led, que deixa o quintal personalizado e interessante. 

05. Coloque bancos e cadeiras na área

Para tornar o período de permanência no espaço mais aconchegante e confortável, é importante colocar bancos de madeira e cadeiras na área, de modo que quem esteja utilizando o quintal possa se sentar e aproveitar o momento. 

Esse tipo de investimento é essencial e permite que se passe mais tempo no quintal, seja para compartilhar momentos durantes festas feitas ali, ou mesmo para realizar a leitura de um livro ao ar livre.

Para tanto, uma sugestão interessante é adquirir estofados sob medida para as áreas cobertas do local, e cadeiras de madeira ou ferro, que podem ser colocadas em espaços em que não há cobertura, onde o cair da chuva não comprometa a qualidade do móvel.

06. Instale uma rede de descanso

Quem nunca foi atraído por uma rede de descanso perfeitamente instalada em um quintal, não é mesmo?

Além de deixar o local mais bonito, a rede ainda proporciona momentos preciosos de relaxamento e descanso, sendo assim uma boa opção para dar um upgrade no quintal da sua casa.

07. Não descuide da segurança

Em uma residência de rua, é fundamental que o proprietário se preocupe em garantir a segurança do imóvel, investindo em itens de segurança, principalmente no quintal.

Dessa forma, é indicado que o local tenha sistema de detecção e alarme de incêndio, câmeras de segurança e concertinas nos muros, inibindo invasões e situações de risco. 

Por isso, se você se preocupa com a segurança da sua casa, não deixe de instalar elementos como os mencionados, promovendo maior tranquilidade para os moradores. 

08. Crie um espaço para refeições

Aquelas cenas vistas em filmes, onde se toma café da manhã em áreas ao ar livre, não precisa ser apenas um sonho para o proprietário de uma casa.

Afinal, ao posicionar uma mesa e cadeiras no quintal, é possível compor um ambiente apropriado para a realização de refeições, desfrutando de um momento agradável e prazeroso. 

Para quem gosta de promover churrascos para os amigos, essa é uma ideia ainda mais importante, já que o espaço pode contar com uma mesa saarinen lateral para acomodar os utensílios, uma bancada para posicionar os alimentos, cadeiras confortáveis, etc.

09. Monte um jardim vertical

Mesmo que o espaço do quintal da sua casa não seja muito extenso, você não precisa desistir da ideia de ter um jardim completo na sua residência. 

Muitos proprietários de imóveis estão apostando na construção de um jardim vertical, onde os vasos de diferentes espécies são posicionados em estruturas nas paredes, possibilitando a criação de várias plantas de modo prático. 

Além de cobrir as paredes com uma decoração especial, a área pode ser utilizada de maneira bastante funcional, uma vez que se pode cultivar legumes e temperos facilmente. 

Uma dica para facilitar nos cuidados específicos de cada espécie é aplicar uma etiqueta branca em cada vaso, identificando as mudas e a frequência com a qual ela deve ser regada. 

Assim, o desenvolvimento de cada tipo de planta é garantido, já que é possível cuidar de cada uma delas sem se esquecer de aplicar a ação correspondente ao tipo de espécie cultivada.

Os benefícios de um quintal bem organizado

Há diversos benefícios que podem ser colhidos ao investir na organização do quintal da sua casa, principalmente depois de aplicar as dicas mencionadas acima. Alguns deles são:

  • A valorização da casa;
  • O acesso à natureza;
  • O conforto proporcionado no espaço;
  • O uso funcional do local;
  • Entre outros pontos.

Para que um imóvel seja devidamente valorizado, é fundamental que se aplique algumas técnicas simples, mas de grande importância, que deixem a casa mais bonita e promovam melhorias no local. 

Remover qualquer possível rachadura das paredes, consertar danos nos pisos ou outros tipos de cuidados estruturais, garante que o espaço esteja sempre em ótimas condições e impede problemas que podem prejudicar o local. 

Isso valoriza o imóvel, ao mesmo tempo em que possibilita que os moradores desfrutem de espaços mais bonitos e seguros. 

O quintal que recebe plantas e outras espécies de mudas também auxilia no contato com a natureza, podendo até mesmo oferecer alimentos saudáveis e orgânicos. 

Ao investir no upgrade da área, outro benefício é o conforto que os moradores obtêm ao passarem vários momentos no espaço, seja durante as festas promovidas pela família, seja para passar um período ao ar livre, mesmo estando em casa. 

Por fim, vale mencionar também que, ao organizar o quintal do seu lar, é possível deixá-lo mais funcional e prático, conseguindo armazenar objetos de modo adequado, além de aproveitar toda a área disponível para lazer e descanso dentro do imóvel. 

Dessa forma, investir nos cuidados com esse espaço da casa é indispensável, e certamente trará uma série de vantagens para os moradores, possibilitando o aproveitamento integral do quintal, enquanto se constrói um local bonito e bem decorado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.