construção em bambu
Photo Credit: Giampaolo Macorig via Compfight cc

O que dizer da construção em bambu. Certamente o bambu é um dos materiais que estão no topo da lista dos alternativos para uma construção civil mais sustentável que levam os preceitos da bioarquitetura. Ele é durável, versátil e pode ser ecologicamente correto, palavrinhas mágicas se tratando de uma boa construção. O bambu é uma planta facilmente reposta, usada para construir a milênios e cresce muito mais rápido do que qualquer outra madeira.

6756879275_98771505a9_b

Casa construída com bambu
Photo Credit: carolinazuarq via Compfight cc

Um dos motivos pelo qual o bambu não é utilizado em larga escala no Brasil é que não existe matéria prima disponível suficiente para a construção, pois não há mercado consumidor que a demande. Ou seja, quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Porém no Japão, China e Índia esse material é facilmente encontrado em casas, prédios de até oito metros de altura e pontes. Isso demonstra que há uma cultura, nesses países, para a utilização do material inexistente no ocidente.

Infelizmente, nem tudo são flores. Como tudo na vida o bambu tem suas dificuldades. A primeira dificuldade é de se trabalhar com as varas de bambu e seus encaixes. Segundo, por serem ocos, o bambu tem mais facilidade de apresentar rachaduras externas. No entanto, com conhecimento e ferramentas adequadas você poderá efetivamente construir com bambu.
04

Encaixes para a construção em bambu
Photo Credit: carolinazuarq via Compfight cc

Cuidados antes da construição em bambu

Deve-se ter cuidado também na preparação do bambu antes de usar-lo na construção. Você deve ter certeza que o bambu adquirido foi manejado corretamente. Esses cuidados passam pelo corte, preparação, secagem e o tratamento contra insetos e o apodrecimento. É importante usar técnicas não agressivas ao meio ambiente para se garantir a qualidade ambiental do material.

Os troncos de bambu chegam à sua altura máxima depois de 3 ou 4 meses. Depois de crescidos, as paredes dos troncos vão ficando grossas e fortes. Depois de 3 ou 6 anos, dependendo do tipo de bambu, os troncos alcançam sua resistência máxima. Só então, ele pode ser usado para a construção.

Alguns modelos práticos para construção em bambu

Os esquemas construtivos a seguir foram feitos em um trabalho acadêmico da escola de arquitetura da UFSC, eles procuram orientar as pessoas que procuram por uma solução segura, prática e econômica para sua obra.

recriar com vc lajes_de_bambu

recriar com vc cerca_verde

 

recriar com vc forno_de_bambu

 


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

    1 Response to "E o bambu?Aprenda conceitos básicos para construção em bambu"

    • simon sanchez

      Adorei o post, querida ‘amante da arquitetura’… rsrs… Eis um pequeno ode á mais notável das artes. Ótima contribuição. Obrigado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.