Cozinha americana: conheça suas principais vantagens e desvantagens

Surgida nos anos 70, nos Estados Unidos, em decorrência da diminuição do espaço das residências, a cozinha americana se caracteriza por ser integrada a ambientes como sala de estar e sala de jantar. Desde então, esse estilo ganhou o mundo e, até hoje, faz bastante sucesso por aqui, embora divida opiniões.

Algumas pessoas acham que ela valoriza o projeto do imóvel; já outras, que não é tão prática quanto parece. Para resolver esse impasse, no post de hoje, listamos as principais vantagens e desvantagens de ter a cozinha americana em casa. Confira!

Tipos de cozinha americana

1. Totalmente integrada

Nesta versão, não há paredes entre a cozinha e a sala. A integração dos ambientes é feita com uma mesa utilizada de forma a atender os dois cômodos. Você pode usar a mesa encostada na parede, para que ela faça o papel de dividir o espaço. Assim, você ainda mantém um clima de sala de jantar e cozinha ao mesmo tempo.

cozinha americana

2. Parcialmente integrada

2.1. Parcialmente integrada com uso de marcenaria

Não há muita diferença entre esta e a primeira versão, exceto pelo material de divisão dos ambientes. Neste caso, um balcão de marcenaria faz o papel de mesa. Para otimizar o espaço, a bancada planejada pode conter gavetas ou nichos para o armazenamento de louças.

cozinha americana

2.2. Parcialmente integrada com uso de alvenaria

Este é o modelo mais popular desse estilo. Semelhante ao outro, a diferença está no material do balcão, que é feito de alvenaria e, geralmente, com o tampo em granito.

Foto 03-11-2017 15 35 14

Vantagens

Agora que já apresentamos os tipos de cozinha americana, vamos, enfim, listar as vantagens e desvantagens de optar por esse tipo de ambiente. Entre as vantagens, podemos destacar:

Integração de espaços

Indiscutivelmente, este é o ponto alto de se ter uma cozinha americana em casa. Ela não só integra os ambientes como, consequentemente, os moradores da casa, que podem, por exemplo, cozinhar e conversar enquanto assistem à TV.

Clima moderno

Mesmo tendo surgido nos anos 70, esse estilo se mantém bastante atual. Com o surgimento de eletrodomésticos com desenhos mais modernos, a cozinha americana acaba sendo um forma de mostrar que a modernidade também está na cozinha.

Ampliação do ambiente

Por não haver divisórias, ou algo que bloqueie a visão, a cozinha americana acaba criando a sensação de amplitude, sendo um ótimo recurso para quem mora em casas ou apartamentos pequenos.

Desvantagens

Como nem tudo é perfeito, quem decide adaptar a cozinha para o estilo americano deve observar alguns pontos importantes, que podem ser considerados desvantagens. Entre eles, temos:

Dispersão do cheiro de gordura

Se os moradores da casa gostam de cozinhar, é importante observar a possibilidade de instalação de uma coifa. Ela é um dos eletrodomésticos mais importantes para quem tem cozinha americana, pois minimiza bastante o cheiro de fritura que pode tomar conta não só desse cômodo, mas também do restante da casa.

Falta de privacidade na cozinha

Para quem sente necessidade de ter um pouco de privacidade na cozinha, essa, certamente, não é a opção ideal. A falta de paredes ou divisórias que separem os ambientes permite uma visão mais ampla do espaço e, consequentemente, uma maior exposição.

Então, gostou da possibilidade de ter uma cozinha americana em casa? Para ficar por dentro de dicas e ideias sobre o universo da decoração, curta nossa página no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

About The Author

Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave A Response

* Denotes Required Field