Descubra a altura e distância ideal da tv para cada cômodo

Quando você chega em casa depois de um dia estressante, nada melhor do que esquecer um pouco do mundo assistindo ao seu programa favorito na TV, certo? No entanto, por mais que você tenha transformado o ambiente em um lugar aconchegante, algo ainda te parece desconfortável.

Às vezes é uma dor no pescoço ou na coluna, um incômodo, um cansaço nos olhos. Há, ainda, aquela sensação de que a imagem não está perfeita  a tela parece cheia de pixels que distorcem o que está passando na TV.

Você sabia que isso pode ser por causa do posicionamento inadequado do aparelho em relação ao tamanho da sala? Muita gente não sabe, mas a distância ideal da TV para o expectador também influencia no seu bem-estar enquanto ela está ligada e, por isso, há um ponto ideal para posicioná-la.

Para que você consiga, enfim, relaxar, preparamos um guia para que você saiba posicionar melhor o seu aparelho. Assim, você poderá curtir aquele filminho bem bacana sem sofrer. Não deixe de dar uma olhadinha na tabela que preparamos no final do texto para que sua TV fique na posição correta. Confira!

Saiba como calcular a distância ideal da TV de forma simples

Se encontrar o local ideal ou o aparelho perfeito para o ambiente da sua casa tem sido um problema, saiba que há uma série de convenções que podem ajudar você na hora de comprar um aparelho ou de instalá-lo.

Antes de adquirir uma TV, por exemplo, é bom prestar atenção em uma regra: descubra a distância do sofá até o local onde o aparelho ficará e a multiplique-a por 21. O resultado é o valor aproximado das polegadas necessárias.

Não entendeu muito bem? Não se preocupe, nós explicaremos! Se a distância que você tem do sofá até a parede da TV é de 2 metros, basta multiplicar esse valor por 21 e nós chegaremos ao resultado de 42. Ou seja, a TV ideal deve ter 42 polegadas!

Como em toda regra há uma exceção, vale observar o tipo de resolução de imagem do aparelho:

  • resolução standard: distância X 12 polegadas;
  • resolução 1080i (alta definição): distância X 18 polegadas;
  • resolução 1080p (Full HD): distância X 21 polegadas.

Posicionamento ideal da TV no quarto

A TV no quarto costuma dividir opiniões. Enquanto uns acham que ter o aparelho ligado no quarto é uma forma de relaxar e de pegar no sono rapidamente, outros acreditam que acontece o efeito totalmente inverso.

Se você curte relaxar a dois no fim da noite, a TV no quarto é uma boa pedida para assistir a um filme ou à série predileta do casal. Para aparelhos que ficam nesse cômodo da casa, é importante observar os gostos de quem habita o ambiente.

Perceba de que forma os moradores gostam de assistir à programação: deitados de lado ou de frente para o local onde o televisor está posicionado.

No primeiro caso, o aparelho deve ficar na altura dos olhos do expectador  obviamente, posicionado na lateral. Já no segundo, o posicionamento ideal deve ter uma altura mínima de 1,50 m (considerando sempre a partir do meio do aparelho) para tornar a experiência confortável. Esta última opção é ideal para quartos de casal.

Posicionamento e tamanho ideal da TV em ambientes grandes

Aproveitar uma sessão de cinema em casa com os amigos ou curtir um programa bacana em família pede uma TV grande e com imagem perfeita, nítida. O resultado é ainda melhor se o aparelho estiver corretamente posicionado e se o número de polegadas for ideal para a distância entre os móveis.

Para desfrutar corretamente dos recursos que seu aparelho oferece, observar o local ideal para posicioná-lo é imprescindível. Caso contrário, ela pode ficar muito longe e, assim, o esforço ocular será grande  podendo gerar desconfortos como dores de cabeça, por exemplo.

Por isso, para ambientes amplos, vale a regrinha abaixo, considerando a distância entre a TV e o sofá:

Tamanho da tela x Distância mínima x Distância máxima

42 polegadas                     1,6 m                                    3,2 m

46 polegadas                     1,75 m                                 3,5 m

52 polegadas                     2 m                                       4 m

55 polegadas                     2,1 m                                    4,2 m

60 polegadas                     2,2 m                                    4,6 m

Posicionamento e tamanho ideal da TV em ambientes pequenos

Para ambientes com metragem reduzida, encontrar um cantinho bacana para a TV pode ser complicado. Por isso, antes de comprar uma TV é importante levar em consideração a qualidade da imagem do aparelho  que deve, de preferência, ser Full HD.

A qualidade da imagem em alta definição é bem mais limpa, livre de pixels que atrapalham a clareza da visualização. Para ambientes pequenos, vale usar outra regra, também considerando a distância entre a TV e o sofá:

Tamanho da Tela             Distância mínima             Distância máxima

26 polegadas                     1 m                                       2 m

32 polegadas                     1,2 m                                    2,4 m

37 polegadas                     1,4 m                                    2,8 m

40 polegadas                     1,5 m                                    3 m

Aparelho de TV em outros cômodos da casa

Não é tão comum, mas algumas pessoas colocam o aparelho na cozinha ou em algum ambiente especialmente criado pra ela, como a sala de TV. Com todas essas dicas e usando as regras que ensinamos neste post, fica mais fácil escolher o tamanho ideal do televisor sem correr o risco de errar.

Em alguns casos, os moradores encontram dificuldade em inserir a TV na decoração da casa. Com isso, um simples posicionamento errado pode virar uma dor de cabeça sem fim. Para achar o posicionamento perfeito, que tal contar com uma consultoria especializada?

A dica também vale para quem não tem muito tempo para pensar em decoração. Seja online, seja presencial, o profissional de arquitetura e decoração é o indicado para ajudar você a encontrar o melhor lugar para posicionar o seu aparelho no ambiente, respeitando as medidas e distâncias necessárias.

Assim, fica muito mais fácil e cômodo resolver o problema da distância ideal da tv. Depois é só relaxar curtindo seu filme favorito! Quer saber mais sobre o assunto ou tirar suas dúvidas sobre consultoria em decoração de ambientes?

Convidamos você a entrar em contato conosco para conhecer as nossas propostas e transformar a sua casa no ambiente perfeito!

About The Author

Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave A Response

* Denotes Required Field