“Como encontrar a inspiração para decoração do meu lar?”. Essa é uma das dúvidas mais frequentes na rotina de quem está montando e planejando sua própria casa e busca soluções mais acessíveis para deixar o imóvel do jeitinho que sempre sonhou: confortável, aconchegante e cheio de personalidade.

Para resolver esse questionamento e ajudar você nessa importante missão, reunimos algumas dicas que vão otimizar esse processo. E o melhor: sem que você precise gastar muito tempo e dinheiro. Confira!

Defina o que precisa e o estilo que deseja

Para começar, é indispensável que você defina o que precisa. Pode ser apenas um móvel, ou um cômodo completo, como a cozinha, a sala ou o banheiro.

Também é importante que você tenha em mente um estilo de décor que vai ditar como será a mobília ou o ambiente — em relação às cores, texturas e formas. Ele pode ser industrial, rústico, retrô, clássico, contemporâneo etc.

Consulte catálogos para ter inspiração para decoração

Uma vez definido o que você procura, é hora de começar a pesquisar. Uma ótima opção podem ser os catálogos, revistas e livros, que fornecem uma infinidade de dicas, exemplos e, é claro, muitas imagens que mostram a decoração de casas e apartamentos.

Além disso, eles trazem uma série de informações sobre materiais, cores, tipos de pisos e acessórios que estão em alta. Alguns exemplos de publicações são as nacionais Vogue Brasil e Minha Casa e as estrangeiras Adore Home e Est.

Faça pesquisas online

Além da pesquisa física, você pode (e deve) recorrer à  busca online em blogs, sites, fóruns e afins. Procure por páginas específicas sobre determinado assunto, como mobiliário e iluminação.

Ou, se for o caso, busque aquelas que abrangem projetos completos para toda a residência, como Arquitetura Responde, Apartment Therapy e Design*Sponge. Elas vão ajudar você a ter sua casa aconchegante, convidativa e com a sua cara.

Visite exposições de design de interiores

Outra dica é participar de exposições, em feiras ou festivais, com foco em design de interiores. Nesses eventos, os fabricantes e empresas do setor expõem produtos que serão as futuras tendências do mercado.

Além disso, há diversos profissionais renomados da área que participam e, às vezes, até palestram passando dicas preciosas para os presentes. Ou seja, você amplia seus conhecimentos sobre decoração, aprende a otimizar os ambientes do seu lar e, ainda, confere inúmeras inspirações de perto. Entre os eventos que você pode ir estão Design Weekend e CASACOR.

Use as redes sociais ao seu favor

Por fim, use as redes sociais. Como o Pinterest, ferramenta que reúne centenas de milhares de imagens com ideias e inspiração para decoração. Essa rede pode ser de extrema valia para você se inspirar e pesquisar referências, desde revestimentos até itens decorativos personalizados. E o melhor: colecionar e organizar as imagens em arquivos que podem ser usados futuramente por você na hora de planejar o décor do seu lar.

Gostou desse post? Então siga a gente em nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para conferir outras dicas e assuntos para a decoração do seu lar!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

    2 replies to "Descubra como buscar inspiração para decoração da casa"

Leave a Reply

Your email address will not be published.