Energia renovável: como usar o aquecimento solar na sua casa?

02
Energia renovável 
Photo Credit: Balaji.B via Compfight cc

Uma das fontes de energia renovável mais abundante que temos no país é a energia provida do sol. É muito desperdício não investir na geração de energia a partir dela. Que o sol é bom para os ossos, para as flores e para um dia na piscina, todo mundo sabe. Agora, você sabia que a energia e o calor providos dele pode ser benéfico também para a sua casa?  A combinação de tecnologias e a necessidade de se viver em um mundo ambientalmente correto colocaram as fontes alternativas renováveis na bandeira da consciência ecológica. O objetivo não é ser um empreendimento comercial de energia, mas sim constituir um estilo de vida mais ecológico através de técnicas fundadas em conceitos da bioarquitetura. Além disso o assunto significa economia. Muitos gostariam de utilizar o aquecimento solar na água da sua casa, porém ainda não conhecem muito bem como.

Energia renovável – Aquecedor solar de água

O aquecimento de água em uma residência, normalmente, representa quase 30% do consumo doméstico de energia.Para aquecer a água da sua casa, você pode instalar painéis solares no telhado e em menos de 5 anos recuperar o investimento. Hoje em dia, o mercado oferece várias marcas com custos variados. A seguir, veja algumas dicas para você instalar um aquecedor solar:

  • Inspecione seu telhado com a ajuda de um profissional. Os painéis solares serão instalados no telhado, por isso é necessário verificar se está tudo cerco com o telhado antes de começar. Remova telhas podres ou danificadas. Certifique-se que a estrutura dele aguentará o peso dos novos equipamentos.
  • Verifique leis locais. Seu município pode ter leis relativas à instalação de painéis solares. Consulte-as antes para evitar problemas futuros.
  • Compre e instale o sistema. O número e a inclinação das placas solares é determinado de acordo com a necessidade de cada caso. Consulte um profissional para determinar suas necessidades, e então instale-os.
  • Direcione as placas solares para o sol. Como os painéis solares captam o calor do sol, as placas devem estar orientadas, no caso do Brasil, para o norte, onde a radiação solar é maior durante o dia.

Solar Panels

Painéis solares
Credito foto: Fernando Tomás from Zaragoza, Spain (Flickr)
 

Você também pode construir um usando alguns princípios básicos:

  • O tanque do aquecedor deve ser pintado de preto, para absorver os raios solares.
  • O fundo, parede ou base, deve ser branco, para refletir melhor os raios do sol.
  • O tanque é coberto com plástico ou vidro para que os raios do sol não escapem.
  • O tanque deve ser coberto com uma tampa isolante, como palha ou tábuas, para que o calor acumulado durante o dia não diminua durante a noite.

Essa técnica e outras simples de fazer seu próprio aquecedor estão descritas no livro Manual do Arquiteto descalço.

Energia renovável – Aquecimento solar na sua casa de forma passiva

Você também pode aquecer sua casa, se você mora em uma região fria, de forma passiva. O que significa isso? Significa usar a energia solar sem intermeio de nenhuma tecnologia. São dicas simples como: projetar suas janelas, paredes e pisos para coletar, armazenar e distribuir o calor solar pela casa. Aumentar as janelas orientadas para o norte e usar cores escuras. Elas absorverão o calor das paredes e pisos que recebam os raios do sol durante o dia e irradiam calor à noite.

A energia solar passiva também pode ser usada para esfriar sua casa. Pode parecer estranho, mas você pode usar o calor para esfriar! Como? Através da chaminé solar, funciona com o princípio de que o ar quente sobe e, com isso, cria um vácuo que é preenchido pelo ar mais frio. O ar quente é expulso através de uma abertura no piso superior (ou teto), e o mais fresco é continuamente atraído para substituir o mais quente.

03

 Photo Credit: Jeremy Levine Design via Compfight cc
“curso"
About The Author

Rejanedrumond

Além de profissional, amante da arquitetura e do urbanismo. Escreve no blog porque gosta de desafios e busca oportunidades. Quer compartilhar conhecimentos úteis e trocar informações. Então, sigam-me os bons!

Leave A Response

* Denotes Required Field