Entenda aqui a diferença entre projeto e consultoria de arquitetura

Imagine a seguinte situação: você acaba de comprar um imóvel e deseja transformar alguns cômodos e fazer alguns reparos antes de entrar definitivamente para morar. Não sabe por onde começar? O arquiteto é o profissional indicado para te ajudar. Ao escolher uma consultoria de arquitetura de confiança, você terá uma assessoria especializada desde o começo do projeto.

É comum surgir alguma dúvida durante o processo. Você deve saber se contratará o serviço para a elaboração de um projeto ou para uma consultoria. Vamos te ajudar a solucionar esse dilema traçando as diferenças entre as duas modalidades, para que você saiba qual escolher. Confira!

O que é o projeto completo e como o arquiteto pode ajudar?

O projeto é o início de tudo, ou seja, é começar do zero o planejamento da obra. Nessa etapa, que deve ser acompanhada de perto pelo cliente, concentram-se a elaboração das plantas, cortes, assim como elevações e os detalhamentos de obra

Nesse momento também podem ser considerados os estudos de paisagismo e acabamentos. Ao final do projeto arquitetônico, o cliente terá uma representação de como ficará o seu imóvel. No estudo completo devem estar presentes os seguintes itens:

Levantamento dos dados do projeto

O documento que descreve as especificidades do terreno deve conter dados como metragem, posição em relação ao Sol, análise de solo e estudo dos ventos, além da escritura do imóvel. Com esse documento em mãos, o cliente fará uma descrição dos seus desejos e necessidades para o arquiteto iniciar o planejamento da obra.

Em outras palavras, ele descreve para o profissional como imagina sua casa e quais são as necessidades dele em relação ao imóvel para que, dessa forma, o projeto possa sair do papel.

Estudo preliminar

As informações obtidas nesse primeiro encontro dão ao arquiteto condições de começar a elaborar a planta do projeto, que só seguirá para a próxima fase tendo aprovação total do cliente. Por isso é importante que você acompanhe os processos de perto.

Dessa forma, tanto as dúvidas do arquiteto quanto as do cliente são sanadas no menor tempo possível. Isso gera um bom fluxo no andamento da obra, evitando alterações do projeto e retrabalho por falta de comunicação entre as partes.

Anteprojeto

É nessa etapa que o que foi pensado para o imóvel começa a ser desenhado com as dimensões e características da obra. Características técnicas do projeto, como volumetria (proporções), cálculo de área, entre outras, são definidas nesta fase, que também precisa da aprovação do cliente para seguir em frente.

Projeto legal

Para o prosseguimento do projeto, há uma série de normas que o profissional deve seguir para estar de acordo com as recomendações dos órgãos municipais, para que ele seja aprovado pela prefeitura da cidade.

Projeto executivo

Nessa fase, todos os elementos necessários para a construção de um imóvel devem ser esmiuçados, com desenhos detalhados para a obra informando todas as dimensões e materiais. Nessa hora também entra os outros profissionais com os projetos complementares, como descrições da parte elétrica, hidráulica, da estrutura e até do cabeamento telefônico, tudo isso deve estar presentes no projeto executivo.

O que é consultoria de arquitetura?

A consultoria é bem mais simples que o projeto e é um conceito que surge para atender à demanda do cliente de ter uma opinião profissional num momento de transformação de sua casa.

Como o nome insinua, o arquiteto assume o papel de conselheiro para as mudanças que você deseja. Geralmente, a consultoria não inclui reformas estruturais muito complexas, somente pequenas intervenções, dicas de tendências e do que melhor se adapta ao ambiente.

Nessa modalidade, o cliente tem uma participação ativa no processo de transformação do espaço, enquanto o arquiteto orienta e aponta melhores soluções baseadas nos desejos do morador. Normalmente é um processo simples e rápido, mas não exclui o estudo do espaço e a elaboração de uma planta, para que o cliente possa antever o resultado.

Projeto ou consultoria, qual escolher?

Escolher entre contratar um arquiteto para elaborar um projeto ou fazer uma consultoria vai depender exclusivamente do seu objetivo final. O projeto é indicado para quem pretende construir algo do zero. Seja uma casa ou até mesmo para fazer uma grande reforma em seu apartamento, mudando as funções de alguns cômodos, mexendo nas partes elétricas e hidráulicas, em suma, uma reforma estrutural.

Já a consultoria é ideal para quem quer redecorar sua residência ou loja sem a necessidade de grandes intervenções estruturais. É possível escolher a consultoria também em outras ocasiões, como no momento da compra de um terreno ou de imóveis. A opinião de uma pessoa experiente na área pode ser muito esclarecedora nesses momentos.

E em relação aos custos, quais as diferenças?

Em relação aos custos, a consultoria é consideravelmente mais barata que o projeto. Isso se deve à complexidade de um serviço em relação ao outro. O projeto envolve todo o conhecimento técnico do profissional e a sua execução “no papel”, levando certo tempo para ser elaborado.

A  consultoria é mais ágil, envolve mais a sensibilidade e know-how (saber fazer) do profissional, que em alguns casos não tem a necessidade de aplicar conhecimentos técnicos avançados na execução da tarefa, assumindo o papel de guia do cliente em momentos de decisão.

Quanto tempo é gasto nos dois processos?

O tempo de execução das duas modalidades também é bastante distinto. A consultoria tende a ser mais rápida que o projeto completo, até mesmo pela complexidade do trabalho. O atendimento também é um fator que distingue bastante as duas categorias.

O atendimento da consultoria pode ser feito até de forma remota, via Skype ou Facetime, por exemplo, enquanto a reunião para a elaboração do projeto completo deve ser presencial durante a maior parte do processo.

O importante é que o cliente saia desses encontros com todas as suas dúvidas esclarecidas e a segurança de ter feito uma boa escolha em relação ao serviço. A atenção dedicada ao cliente pode significar sua fidelização e isso é excelente para a reputação do escritório.

Agora que você já sabe qual o serviço ideal para a sua necessidade, venha conhecer nosso trabalho em consultoria de arquitetura! Entre em contato conosco!

About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave A Response

* Denotes Required Field