Você sabia que, mesmo se você não quiser ou não puder ter um arquiteto acompanhando toda a sua obra, é possível acessar os serviços desse profissional de forma pontual, para solucionar questões específicas? Isso é possível por meio da consultoria em arquitetura, modalidade de serviço ofertada por alguns arquitetos.

Vamos supor que você queira fazer a decoração da sua casa de forma a torná-la mais aconchegante, funcional e compatível com o estilo dos moradores. Além disso, você tem algumas ideias, mas não sabe como colocá-las em prática. É aí que entra um consultor em arquitetura: auxiliando a realizar os seus desejos da melhor forma possível.

Achou que esse serviço pode ser útil para você? Gostaria de entender melhor como ele funciona? Não deixe de ler este texto!

O que é a consultoria em arquitetura?

A consultoria, de forma geral, é um serviço em que o profissional de determinada área dá o seu parecer, ou seja, faz análises, determina diagnósticos e indica soluções a partir da demanda apresentada pelo cliente. O arquiteto, que geralmente é mais conhecido pela criação de projetos, também tem a consultoria como uma de suas modalidades de serviço.

Ao contrário dos projetos completos, em que o profissional acompanha todo o planejamento de uma obra, a consultoria em arquitetura é um serviço mais rápido e pontual, ou seja, tem o objetivo de atender demandas mais práticas e específicas. Além de não demandar muito tempo, seu valor também é bem mais acessível.

Por exemplo: se você deseja adquirir um terreno ou imóvel, o consultor auxilia na avaliação das opções e ajuda a tomar a decisão mais acertada. Se o que você quer é modificar algum ambiente da sua casa ou renovar a decoração, o profissional — com sua experiência e conhecimento técnico — traz as orientações necessárias para que o seu desejo seja transformado em realidade.

Quais são os principais tipos de consultoria?

Agora que você já sabe o que é a consultoria em arquitetura, já deve ter notado que esse serviço pode ser contratado para atender a diferentes tipos de demanda, certo? A seguir, apresentamos as suas principais modalidades e como elas funcionam. Confira.

Compra de terrenos

A compra de um novo terreno não é tarefa fácil e pode gerar insegurança e incerteza, não é mesmo? Mas saiba que é possível ter a ajuda de um profissional para fazer esse investimento de forma mais cautelosa, esclarecida e segura.

O consultor de arquitetura auxilia na escolha do terreno a partir de expectativas, desejos e necessidades do cliente. Munido dessas informações, ele analisa as opções de terreno apontadas pelo comprador e identifica todas as vantagens, desvantagens e possibilidades oferecidas por cada uma.

A ajuda de um profissional nesse momento é valiosa, já que ele enxerga claramente alguns aspectos que poderiam passar despercebidos pelo cliente, como dimensões do terreno, posição do sol, ventilação e a presença de desníveis muito acentuados — tudo isso interfere significativamente na hora de fazer o projeto e a construção.

Compra de imóveis

Outro momento que pode gerar ansiedade é a escolha de um imóvel, e, aqui, o serviço de um consultor em arquitetura também é muito útil. Assim como na compra de terrenos, o profissional toma como referência expectativas, desejos e necessidades do cliente e utiliza seu conhecimento técnico para encontrar a opção mais adequada.

O consultor destaca os pontos positivos e negativos de cada imóvel e identifica fatores importantes para a escolha, como o estado da construção, problemas nas instalações, a viabilidade de reformas e o seu valor estimado.

Em outras palavras, o profissional aponta qual das opções tem a maior possibilidade de chegar a um resultado próximo ao desejado pelo cliente. Portanto, se você tem dúvidas se realmente vale a pena adquirir determinado imóvel, o auxílio de um consultor em arquitetura pode ser crucial.

Consultoria de interiores

Outra modalidade de serviço interessante é a consultoria de interiores, em que o profissional auxilia o cliente na decoração, modificação ou reforma de um ou mais ambientes da casa ou do escritório, por exemplo.

Assim como nos outros serviços, o consultor parte da análise do local e da demanda do cliente e, em seguida, faz sugestões e orientações para que ele consiga o resultado esperado, tendo em vista a funcionalidade, a praticidade, a estética e a harmonia em relação ao estilo, à personalidade e aos desejos do cliente.

O profissional tira todas as dúvidas, traz ideias criativas e sugere soluções eficazes e com o melhor custo-benefício. Ele atua, por exemplo, sugerindo o estilo da decoração, os móveis, a posição de cada móvel, cores, texturas, iluminação, revestimentos e acabamentos — tudo isso buscando o melhor aproveitamento de cada ambiente.

Como a consultoria é realizada?

O consultor em arquitetura, em primeiro lugar, identifica a demanda, as expectativas e os desejos do cliente — como já apresentamos ao longo do texto. Em seguida, recolhe o máximo possível de informações sobre o terreno, o imóvel ou os ambientes que ele planeja modificar.

Depois da análise dos dados, dentro de um prazo previamente combinado, o profissional entrega ao cliente um relatório com todas as informações, dicas, orientações e sugestões para a compra, decoração ou reforma.

Na consultoria de interiores, por exemplo, esse relatório pode conter plantas, imagens em 3D, referências de móveis, cores, estampas e texturas, além de listas de fornecedores e de prestadores de serviço.

Tudo isso é feito, geralmente, por meio de visitas e encontros com o cliente. Mas, especialmente no caso da consultoria de interiores, há a possibilidade de todo o processo ser realizado por meio da Internet — desde o envio das plantas, fotos e outras informações pelo cliente até a finalização com o relatório.

Isso torna o serviço ainda mais rápido e prático, além de possibilitar o acesso a profissionais especializados com muito mais facilidade e sem a necessidade de encontrar um espaço compatível na agenda dos dois.

A consultoria em arquitetura é a solução ideal para quem deseja fazer intervenções pontuais em alguns ambientes, ou para auxiliar na compra do melhor terreno ou imóvel. A consultoria — que é prática, eficiente e acessível — é a oportunidade de se servir do conhecimento do profissional como um bom guia para alcançar os seus objetivos.

Se você se interessou por esse serviço, entre em contato com a gente. Oferecemos a consultoria on-line, que é ainda mais ágil e prática. Teremos o maior prazer em atender você!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.