A primeira impressão é a que fica, concorda? Por isso, investir na decoração do hall de entrada é fundamental para uma recepção harmoniosa.

O hall de entrada é o primeiro ambiente que os visitantes e moradores acessam quando chegam em uma casa. Por isso, a decoração deve ser harmoniosa e convidativa. No entanto, existem vários tipos de halls: pequenos, grandes, estreitos e largos. Por isso, é importante saber como deixar esse espaço charmoso e atrativo em qualquer situação.

A decoração dessa área é um indicativo do que está por vir no interior da residência. Por isso, é interessante apostar em itens que transmitem a personalidade de quem mora no imóvel. As opções são as mais variadas: revestimentos, móveis, vasos, fotografias, desenhos e esculturas, entre outras.

Pensando em ajudar você a escolher as melhores opções para deixar esse espaço com a sua cara, reunimos algumas dicas para criar uma composição que reflete o seu estilo e a sua personalidade nesse cantinho da casa. Confira!

Iluminação intimista no hall de entrada

Os adoradores de decorações minimalistas devem apostar na iluminação que cria detalhes interessantes. As luzes, quando associadas a cores e texturas, deixam o ambiente mais moderno. Uma luz amarelada é perfeita, pois proporciona mais conforto.

Outras opções para o hall de entrada são fazer rasgos ou rebaixar o teto e aplicar a iluminação indireta, produzindo um efeito mais impactante e com máximo aconchego.

As luzes, quando associadas às cores e texturas, deixam o ambiente mais moderno (Projeto: LyC Arquitetura/ no Archtrends Portobello)

Destaque nas paredes

Quando o hall de entrada é pequeno e você quer deixá-lo interessante, a dica é dar destaque às paredes. Vale utilizar elementos como revestimentos em porcelanato,  e pinturas, que dão um impacto visual logo na chegada.

Uma ótima opção é usar revestimentos com efeito 3D, que, quando aliados à iluminação, ressaltam as formas e criam efeitos que deixam a entrada incrivelmente elegante.

As linhas Tangram e Wall Mosaic, da Portobello, são ótimas alternativas de relevos contemporâneos e perfeitas para personalizar o seu projeto de decoração do hall de entrada.

Revestimentos com efeito 3D deixam a entrada mais elegante (Projeto: Espaço & Casa Arquitetura/ no Archtrends Portobello)

Cores e texturas no piso

Os pisos também podem ser diferenciados. A ideia é criar efeitos interessantes com a ajuda de revestimentos que estejam de acordo com o restante da decoração do cômodo, para que tudo fique harmonioso e haja coerência.

Apostar em cerâmicas pode ser a opção ideal, pois o material é resistente e está disponível em grande variação de estilos e padrões.

Se a ideia for reproduzir madeira, a Portobello pode ser uma grande aliada, pois possui linhas que recriam mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira.

Revestimentos que reproduzem a madeira criam um ambiente bonito e prático (Projeto: Edgar Monteiro/no Archtrends Portobello)

O tradicional aparador

O aparador é uma peça clássica do hall de entrada. O item está disponível em diversos modelos, materiais, tons, formatos, texturas e estilos, que permitem que a criatividade seja explorada na hora de decorar.

Além do móvel propriamente dito, você pode usar elementos decorativos variados sobre ele, como vasos, esculturas, livros, bandejas e porta-retratos, entre outros. O importante é deixar o espaço do seu jeito.

Se você gosta de decorações mais sofisticadas, pode apostar em um aparador espelhado e objetos decorativos que deem um charme ao ambiente.

A peça também cria uma ilusão de profundidade no hall de entrada e faz ele parecer ligeiramente maior do que realmente é.

Aparador espelhado deixa a decoração do hall de entrada requintada (Projeto: Luiz Márcio Carvalho/no Archtrends Portobello)

Simplicidade e funcionalidade

Simplicidade e funcionalidade tendem a ser grandes aliadas em ambientes pequenos. Nesse caso, vale apostar em cabideiros para as visitas guardarem casacos, bolsas e chaves, de forma que fiquem acessíveis na entrada ou saída da residência.

Uma prateleira também pode ser utilizada no ambiente, deixando tudo mais organizado e funcional, além de evitar que pequenos objetos de uso cotidiano fiquem espalhadas pela casa e acabem sendo esquecidos no momento da saída.

Prateleiras e armários deixam o hall de entrada mais funcional e organizado (Projeto: Portobello Shop Atibaia / no Archtrends Portobello)

Mais vida com as plantas

Utilizar plantas na decoração traz novos ares ao hall de entrada. Vale apostar em pequenos vasos e arranjos de flores ou, ao contrário, vasos enormes, jardins verticais e árvores baixas.

Independentemente da sua preferência, plantas de diversos tamanhos trazem cor e deixam o clima aconchegante.

Aqui, o truque é saber combinar vasos, plantas e flores com a mobília certa. Vasos decorativos proporcionam uma atmosfera animada e podem transformar seu hall de entrada em um oásis verde.

As samambaias são surpreendentemente versáteis e poderosas ferramentas de decoração, funcionando como verdadeiras obras de arte.

Plantas deixam o hall de entrada mais aconchegante (Projeto: Portobello Shop Aracaju/no Archtrends Portobello)

O truque dos espelhos

Como já mencionamos anteriormente, espelhos fazem o hall de entrada parecer amplo, principalmente se o cômodo for pequeno. A variedade de tamanhos, formas e molduras permite inúmeras maneiras de composição. O item também dá um ar de requinte e pode ser utilizado como objeto decorativo ou no chão.

O espelho cria a ilusão de um ambiente mais espaçoso (Projeto: Casa Sua/no Archtrends Portobello)

Quadros decorativos

Que tal montar um ambiente cheio de vida com a ajuda de quadros decorativos? Fotos emolduradas e obras de arte são excelentes alternativas para deixar o hall de entrada mais descontraído.

Uma parede composta por quadros que refletem o seu gosto pessoal é uma ótima opção para decorar esse ambiente.

Uma escultura também pode agregar à produção, aumentando a elegância e dando um charme a mais na decoração.

Fotos emolduradas e obras de arte são ótimas alternativas para deixar o hall de entrada interessante (Projeto: Portobello Shop Cascavel / no Archtrends Portobello)

O hall de entrada é o primeiro ambiente a ser acessado pelos moradores e visitantes da residência e deve ser decorado com cuidado, garantindo estilo e aconchego para todos. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Os moradores podem optar por um estilo mais requintado ou minimalista. A funcionalidade também deve ser priorizada nesta área; basta acrescentar itens como cabideiros e prateleiras, que ajudam a manter casacos, chaves e objetos organizados e acessíveis na hora da entrada e saída.

Quer mais inspiração? Então, confira este artigo sobre o hall de entrada e lavabo inspirados no estilo da atriz hollywoodiana Meryl Streep!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.