Dicas para decorar jardins pequenos e jardins de inverno

thumb_485433_378099945635879_2026381174_n
Imagem via: Decora-me
 

Se nas grandes e tumultuadas cidades está difícil encontrar aquele lugarzinho verde para respirar e recuperar as energias, dentro das nossas casas não pode ser igual.  Os jardins estão cada vez mais em alta, e é uma maneira elegante e charmosa de trazer para dentro de casa suas cores preferidas e os cheiros inesquecíveis das casas do interior.

Hoje em dia não existe regra, qualquer cantinho inutilizado já é espaço suficiente para criar um novo jardim, e neste post, você ira aprender “diquinhas” preciosas para decorar aquele lugar sem graça da sua casa, para que ele vire um lindo jardim. Não importa o tamanho, se é dentro ou fora de casa, o importante aqui é usar a imaginação e as cores disponíveis na natureza.  

Dicas rápidas para Jardins Pequenos  

A primeira dica é investir em bancos e moveis de madeira. Mesmo em locais pequenos esses moveis trazem uma sensação agradável do campo, eles combinam com praticamente todas as plantas e a possibilidade de errar é quase zero. Em jardins pequenos, banquetas de madeira além de servirem como item decorativo, apoiando vasos de flores por exemplo, servem como um apoio para aquele ambiente de reflexão e descanso.

thumb_936945_403148643119135_304974524_n
 
Imagem via: Decora-me
Bancos de madeiras em jardins pequenos
 

Os Jardins de Inverno são uma excelente opção para quem mora em apartamentos ou em casas que não possuem área de lazer. Esses jardins não precisam de tanto iluminação para se desenvolverem, mas é claro, a luz natural é necessária mesmo que em pouca quantidade. Eu aconselho evitar mexer na alvenaria e investir em vasos, além de ficar bem mais barato a manutenção e o risco de infiltração ou algum problema na estrutura do imóvel é nula.  

O único cuidado essencial no caso de se fazer um jardim de inverno com vasos é a implantação de um ralo para escoamento do excesso de água. Misture as alturas e os modelos dos recipientes, e utilize pedrinhas e madeira para decorar. Os asplênios, pacovás, murtas e lírios adaptam-se muito bem a esses jardins.  

thumb_535839_172517246207434_1778504833_n
Imagem via: Decora-me
Pequenos Jardins de Inverno
 

Já pensou em como ocupar aqueles vãos quem vivem sem utilidade em sua casa? Como os vãos das escadas por exemplo?  Se não pensou,  não pense mais, faça um jardim! Para esses ambientes vale as mesmas recomendações do tradicional jardim de inverno, não se esqueça que toda planta precisa respirar. No mais é só utilizar a criatividade e deixar as visitas surpresas  com jardins inusitados.

thumb_182978_604824566196367_435772474_n
 
Imagem via: Decora-me
Jardins Pequenos em locais inusitados 
 

As jardineiras já tão usadas no passado não estão em nada ultrapassadas. Elas podem ser lindas e coloridas como as da foto abaixo. Se o espaço dentro de casa acabou, utilize os beirais das janelas para fazer lindas jardineiras. As especies aqui devem ser pequenas, com pouco crescimento e que necessitem de pouca água para seu desenvolvimento. Bons exemplos de plantas para esse local são: colar-de-pérolas, bola-de-neve-mexicana, aspargos, e palmeira-ráfis.  Lembre que esse tipo de jardim necessita de controle constante, para que ele não caia sobre o passeio e não cause infiltração nas paredes externas de casa. 

thumb_375742_585826581452046_799834673_n
 
Imagem via: Nefes e Breath
As antigas e lindas jardineiras

 A ultima dica de hoje é a utilização de materiais que seriam descartados para montagem de um pequeno jardim. Pode até ser aquela bota velha que você não goste mais, vasos de tintas vazios, bules antigos, dentre outros. Tudo aqui tem como ser aproveitado.  Como na foto abaixo, pinte de maneira bem colorida esses materiais e utilize-os como vasos de planta. A decoração fica super descontraída e criativa. 

thumb_jardim_vertical
 
Imagem via: Decora-me
Jardins e reciclagem

 Como você tem decorado o seu jardim? Mande para o Arquiteta Responde, dicas, sugestões e duvidas para conhecermos um pouquinho do seu mundo também.

“curso"
About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

A minha tristeza é não poder me declarar Arquiteta. Mas estou no processo e no final do ano isso vai mudar. No mais, apaixonada pelas coisas que fazem a vida mais bela, arquitetura, decoração, paisagismo, viagens, comidas e cachorros.

Leave A Response

* Denotes Required Field