Kit de ferramentas para casa: conheça os itens mais importantes

Se você mudou de casa recentemente e ainda está se acomodando, deve ter notado que existem muitas coisas que são necessárias. No entanto, não pensamos nelas antes da mudança: acabamos notando sua ausência apenas quando precisamos delas no dia a dia. Um kit de ferramentas para casa é um desses itens, pois possibilita a realização de pequenos reparos que são comuns em todo lar.

Como muitas pessoas têm dúvidas sobre o que deve ter nesse kit e, às vezes, não compram as ferramentas por medo de gastar sem necessidade, preparamos este post. Nele, explicamos quais são os itens essenciais para montar um kit de ferramentas básico e que atenda à maioria dos contratempos frequentes em uma casa. Continue a leitura e confira!

Chaves de fenda

Esse é um dos itens mais essenciais para qualquer lar, pois serve para apertar e afrouxar parafusos em eletrodomésticos, controles remotos etc. Atualmente, no mercado, existem jogos de chaves de fenda bastante específicos, para todos os tamanhos e tipos de parafuso. Porém, ao montar um kit básico, você pode comprar apenas seis: três chaves de fenda comuns e três chaves Phillips — uma pequena, uma média e uma grande de cada. Essas já servirão para quase tudo.

Ao utilizar chave de fenda, sempre escolha a de tamanho proporcional ao parafuso, na medida em que, ao usar uma chave maior, o parafuso fica espanado, ou seja, sua fenda se dilata demais, impossibilitando o uso da chave posteriormente.

Martelo

Ter um bom martelo em casa é fundamental para montar móveis e pregar quadros na parede. Existem dois tipos de martelo de uso doméstico: os chamados de unha, cuja parte traseira remove pregos; e os de bola, mais eficientes para uso em materiais metálicos. Caso você só vá martelar pregos, não é necessário ter o segundo.

O martelo é uma ferramenta relativamente perigosa, por isso, sempre o guarde em lugar seguro e jamais improvise sua função com outras ferramentas, como o martelo de cozinha.

Pregos e parafusos

Compre alguns pregos com e sem cabeça, compridos, médios e curtos. Lembre-se que quanto menor e mais fino for um prego, mais fácil será fixá-lo. No entanto, ele aguentará bem menos peso.

Embora existam muitos tipos de parafuso, você só precisa ter em casa os sem bucha, com abertura comum e em X, e em tamanhos variados. Outros parafusos são muito específicos e poderão ser comprados somente quando surgir a necessidade.

Alicates

Além do alicate universal, aquele que serve principalmente para apertar e dobrar, também é recomendado ter o de bico fino, para trabalhar em áreas menores e mais precisas, e o de corte, que corta com muito mais eficiência que o universal.

Existem dezenas de tipos de alicate, mas quase todos são específicos para trabalhos elétricos ou construção civil. Os três citados acima servirão para todos os pequenos consertos em sua casa.

Trena

Seja para pregar quadros, instalar persianas, aplicar papel de parede ou simplesmente medir distâncias, é essencial ter uma trena em seu kit de ferramentas para casa. Ela será útil em todo tipo de reparo ou instalação doméstica e não deve ser substituída pela fita métrica de costura, pois esta não é firme como a trena. Não é necessário comprar uma trena muito grande: a de 5 m já é o suficiente.

Ao montar esse kit de ferramentas para a casa, você poderá ficar muito mais tranquilo se surgir algum incidente, pois, com certeza, estará equipado para resolvê-lo.

Se você gostou deste post, tem algo a acrescentar ou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Nós adoraremos saber o que você pensa!

 

Este é um guest post da FIXPAR

About The Author

Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave A Response

* Denotes Required Field