Imagem via: Decora.me 

Uma cidade confortável, inteligente e pensada para as pessoas. Infelizmente essa não é a realidade do que vemos por ai, com ruas feitas para os carros, mobiliários urbanos destruídos e sem utilidade.  Percebemos que a cada ano que se passa a preocupação dos administradores das nossas cidades está apenas relacionada com benefícios próprios ou de grandes empresas, as automobilísticas, por exemplo.

Uma boa maneira de melhorar os centros urbanos de uma forma simples e inteligente é investindo em mobiliários urbanos de qualidade e funcionalidade. Dá para imaginar uma forma mais simples de ocupar as ruas de maneira efetiva e útill?  Não, né? Hoje vou mostrar para vocês algumas ideias de mobiliários que estão bombando pelo mundo afora. Quem sabe a gente não consegue inspirar alguns para as nossas cidades!

1238023_609290632456039_651143800_n
 
Imagem via: Decora.me
 

Mobiliário Urbano de gente para gente!

A desculpa não pode ser falta de espaço. Essa ideia de mobiliário que fica embutido no chão é super bacana para lugar que podem sofrer mais de um tipo de ocupação . O espaço fica livre para a garotada bater uma bolinha ou para eventos e quando necessário mesas e bancos surgem do chão para acomodar a galera mais velha que quer bater aquele papo ou fazer um lanche.

Blogportobello_Pop-up_2
Mobiliário Urbano inteligente.
Imagem via: Rodrigo Barba

Outra maneira de aproveitar os espaços públicos da nossa cidade é abusando de ideias sustentáveis. Mais que moda, a sustentabilidade é a maneira de ocuparmos o espaço de forma mais consciente e respeitando o meio ambiente. Uma forma inteligente de preservar nosso planeta e dizer obrigada, por tantas maravilhas naturais. A implantação de placas solares e de ilhas verdes por toda a cidade, além de ser uma maneira de melhor o clima do local gera energia para funções básicas como carregar o celular e o computador.

São ideias como estas que tornam a rua ocupável, de forma a se aproveitar o que tem de melhor em cada cidade e conhecer melhor cantinhos esquecidos das nossas avenidas e praças.

Soft-Rocker-1
Mobiliário Urbano sustentável
Imagem via: Decora.me 
thumb_Ilha_de_descanso_em_pra_a_p_blica.__60859_469000083142288_754547327_n
Mobiliário Urbano que se adapte as áreas verdes. 
Imagem via : 44 Arquitetura
 

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!

 


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.