Quando os painéis de TV surgiram, já sabíamos que eles seriam um sucesso. Afinal, não são apenas uma peça que sustenta a TV e esconde toda a fiação, mas também são bonitos e têm um peso e tanto na decoração do ambiente.

O problema é que com os diversos modelos disponíveis, a escolha pode ser um tanto complicada, por isso montamos este artigo para você. Explicaremos como escolher o painel de TV ideal para sua sala, garantindo a função e a estética perfeitas. Acompanhe!

Leve em consideração o estilo de decoração

O painel de TV é uma peça simples, mas, uma vez instalada, ganha destaque e chama a atenção no cômodo. Você não vai querer que ele fique em total desarmonia com o restante da decoração, não é verdade?

O ponto-chave aqui é pensar no estilo do ambiente como um todo e, então, escolher o painel que mais combinar. Se você tem uma sala mais rústica, aposte nos painéis em tons naturais e sem muitos detalhes. Se gosta do estilo industrial, invista nos que possuam acabamentos metálicos ou que mimetizem o cimento queimado.

Escolha o material com cuidado

A escolha do material também é um fator importante, pois não está ligada somente ao valor, mas também ao estilo, durabilidade e resistência do painel. Portanto, é fundamental ter em mente os objetivos antes de comprar o seu.

Madeiras como mogno, cedro e carvalho são as mais utilizadas quando se quer maior longevidade da peça, porém possuem custos mais elevados. MDF e MDP, em contrapartida, possuem valores mais baixos, mas se não tiverem uma manutenção adequada, podem ter uma longevidade menor.

Analise a área disponível

Uma vez decidido o material e o estilo, é preciso ter atenção também à área disponível no espaço. Seja na compra de um painel planejado, feito sob medida ou já disponível nas lojas de móveis e decoração, tenha todas as medidas anotadas.

Se sua sala é ampla, os mais indicados são aqueles que cobrem toda a parede, indo do chão ao teto. Porém, se é uma sala de dimensões limitadas, o painel não deve pesar o ambiente, por isso é melhor que ele seja menor e cores mais suaves 

Lembre-se de avaliar o tamanho e peso da TV

O tamanho e o peso da TV também são decisivos na escolha do móvel. Um painel com as medidas certas em relação às da TV e que suporte o peso dela é agradável aos olhos e também transmite segurança.

Uma medida ideal para se ter em mente é a de que o painel deve ser 15 centímetros maior que a TV. Quanto ao peso, é preciso checar com o fornecedor tanto do painel quanto da TV para fazer a escolha. Lembre-se que os televisores mais antigos são mais pesados.

Pense nos objetos e acessórios

A TV nunca está sozinha, não é mesmo? Junto com ela podemos ter um videogame, o receptor de canais, um sistema de áudio e vídeo, etc. Assim, lembrar-se desses acessórios é fundamental na hora da escolha do painel de TV.

Opte por modelos que acomodem bem esses aparelhos, seja por meio de pequenas prateleiras, nichos, gavetas, espaços vazados ou até mesmo portinhas de correr. Dessa forma, tudo fica mais organizado!

Independentemente da sua escolha, sabemos que com estas dicas a compra do painel de TV ideal para sua sala ficará um pouco mais fácil. Agora é só caprichar nos outros pontos do cômodo e aproveitar com os amigos e familiares.

Se gostou e conhece mais alguma dica que é “tiro e queda” na hora de escolher esta peça magnífica, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.