Plantas na decoração: uma forma barata e linda de decorar a sua casa

Usar plantas na decoração, independentemente do cômodo, é uma ótima maneira de ter mais bem-estar, além de deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Isso se deve ao fato de que esse contato com a natureza nos dá uma sensação de relaxamento e de distanciamento da rotina urbana, criando uma espécie de refúgio dentro de casa.

Além de serem lindas, as plantas trazem cor, textura e também diversos benefícios físicos e psicológicos, tais como:

  • aumento na umidade e melhora na qualidade do ar;
  • redução das partículas de poeira;
  • diminuição do estresse;
  • sensação de mais aconchego.

Então, quer trazer mais verde para seu lar, mas não sabe como? Não se preocupe! No post de hoje, por meio de algumas ideias e pontos que devem ser observados na hora de usá-las, trazemos dicas imperdíveis de como você pode utilizar as plantas na decoração. Continue acompanhando e confira!

Utilize plantas pendentes

As plantas pendentes são um charme em qualquer ambiente e ficam ótimas se usadas em lugares mais altos.

Elas podem ser colocadas em estantes, prateleiras ou, ainda, num vaso pendurado pelo teto em suporte de macramê, sendo ótimas opções para ambientes pequenos. Com seus ramos “caindo”, você terá um espaço super convidativo e agradável.

planta pendente. Via Casa Vougue

Avalie sua rotina ao escolher as espécies

Na hora de escolher quais espécies de plantas você quer ter em casa, não adianta escolher apenas levando em consideração as mais bonitas. Avaliar sua rotina é fundamental.

Diferentes plantas necessitam de diferentes fatores como luminosidade, formas de regar e podas. Portanto, veja quão disponível você estará para tais tarefas, para que, então, você opte pelas que mais combinam com seu dia a dia.

plantas na varanda

Ressignifique objetos

Sabe aquela xícara antiga da sua avó ou aquela latinha de biscoitos que sua amiga trouxe de viagem? Elas podem se tornar lindos vasos!

Utilizar peças sem uso ou que sejam de memória afetiva como vasos para as plantas é uma excelente forma de reutilizar e ressignificar objetos, ter ambientes descolados e ainda deixar tudo com a sua cara.

Apenas atente-se à quantidade de terra e à condição de drenagem do item.

planta na concha

Tome cuidado com crianças e animais de estimação

Se você tem crianças ou animais de estimação em casa é preciso ter cuidado com algumas plantas. Isso porque certas espécies são tóxicas e podem ocasionar graves acidentes, caso sejam ingeridas. Portanto, evite-as ou coloque-as fora do alcance.

Algumas dessas espécies são: comigo-ninguém-pode, antúrios, costela-de-adão, copo-de-leite, espirradeira, dentre outras.

Escolha locais estratégicos

O local onde suas plantas ficarão também deve ser estratégico, afinal, você quer que elas causem o maior impacto possível, não é mesmo?

Tenha um vaso grande no hall para dar as boas-vindas, várias suculentas no peitoril da janela, plantas pendentes na estante do home office, vasos nos degraus da escada e em mesinhas de diferentes alturas etc. Solte a imaginação e escolha o lugar em que elas darão o toque final!

plantas em casa via plantagem

Tenha cautela ao optar por vasos e cachepôs

É importante também ter cautela quanto ao material dos vasos e cachepôs, na medida em que elementos como cimento e barro são porosos e podem deixar passar a umidade, danificando outros objetos.

Se pintar a dúvida, opte pelos feitos de vidro, plástico, metais ou cerâmicas com tratamento de superfície.

Assim, além de ter uma casa com muito mais qualidade de vida, você também terá ambientes bem decorados e equilibrados e, o melhor de tudo, gastando pouco.

Esperamos que este post sobre plantas na decoração sirva de inspiração para você. Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais, assim eles também podem ficar por dentro dessas ótimas dicas!

About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave A Response

* Denotes Required Field