Depois de muita dedicação para adquirir o imóvel dos sonhos, é normal sentir-se confuso para colocar tudo em ordem na casa nova, pois não é fácil compor um design de interiores belo e, ao mesmo tempo, funcional. Contratar um arquiteto ou um design é a melhor solução para conseguir uma casa dos sonhos, mas se você gostaria de uma ajuda pontual e uma mãozinha profissional pode contar com o serviço de consultoria de arquitetura, como solução rápida e inteligente para viabilizar o seu projeto.

A consultoria especializada auxilia no planejamento das sua casa. Ela pode te ajudar na compra de um imóvel, informando as vantagens e desvantagens de cada opção, te ajudar em soluções para melhorar a ventilação e iluminação ou dando dicas e soluções para a distribuição dos móveis, estilos, cores e acabamentos para os cômodos da casa. E o melhor: com custo reduzido.

Afinal, o diferencial desse tipo de serviço está justamente na compreensão das necessidades especificas do cliente: ele pode até não estar disposto a investir em um projeto completo de arquitetura, mas, com algumas consultorias pontuais, já ficará apto a guiar as decisões arquitetônicas com muito mais segurança e precisão.

Quer saber como? Acompanhe a leitura e conheça os benefícios desse investimento!

Consultoria de arquitetura

Uma consultoria de arquitetura pode ser realizada tanto in loco quanto on-line. Consultorias on-line possuem a vantagem de abranger mais lugares de atendimento e ter maior agilidade do processo.

Qualquer que seja a sua necessidade — dimensão do mobiliário, distribuição dos móveis no cômodos, cores e estilos —, basta entrar em contato com escritórios especializados nesse ramo e solicitar a consultoria.

Nesse caso, geralmente o cliente fornece fotos e plantas com as medidas do ambiente em questão para que o arquiteto faça as devidas intervenções necessárias.

Esse profissional orientará o cliente em variados aspectos de acordo com as dúvidas principais, como iluminação, ventilação, composição do décor etc., garantindo máxima funcionalidade e conforto nas instalações.

Tudo isso sem falar que uma casa bem pensada por especialistas atesta o padrão de qualidade do imóvel, contribuindo inclusive para a sua valorização no mercado.

A seguir, outros benefícios da contratação de uma consultoria de arquitetura. Veja só!

Segurança

Por menor que seja a obra, segurança é fundamental. E, ao contratar uma consultoria de arquitetura, esse item é garantido, já que você terá à sua disposição profissionais habilitados para te orientar e não cometer um erro que possa comprometer a segurança.

Além disso, é importante na hora da obra contar com uma equipe especializada para gerir o serviço e evitar contratempos, acidentes e rombos no orçamento.

Redução de custos

Esse é um ponto importante das consultorias de arquitetura. Afinal, a consultoria serve para te auxiliar em duvidas e problemas específicos onde não é necessariamente preciso a contratação de um projeto completo. Os profissionais que oferecem esse tipo de serviço sabem que, em muitas vezes, o cliente não está disposto a investir em um projeto completo. Mas por falta de conhecimento desse serviço muitas pessoas acabam ficando sem auxílio profissional algum, o que pode gerar mais gastos e decisões equivocadas.

Para esse tipo de cliente, sobretudo aquele que possuem problemas e dúvidas específicas, bastam orientações pontuais para tocar a obra com padrão de qualidade e execução adequada.

Por outro lado, solicitar uma consultoria pontual é também uma maneira do cliente certificar-se sobre o trabalho do arquiteto sem precisar investir grandes quantias de imediato.

Assim, se ele ficar satisfeito com o resultado, certamente vai considerar a ideia de contratar o profissional para gerir as demais etapas do projeto, pois saberá que não vai ter contratempos ou prejuízos com aquela equipe.

Orçamento planejado

Geralmente, as pessoas que buscam uma consultoria de arquitetura não estão começando a obra do zero. Pelo contrário, muitas vezes querem apenas dar um “up” na decoração da casa sem extrapolar o orçamento.

As consultorias especializadas são perfeitas para esses casos. Com o auxílio pontual dos profissionais do ramo, fica muito mais fácil repaginar a pintura da sala, escolher o papel de parede mais adequado para o escritório, valorizar a iluminação dos ambientes, definir os elementos decorativos, dentre tantas outras intervenções.

Por sua vez, sem as orientações de uma consultoria de arquitetura, você corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro com reformas inadequadas.

Economia de tempo

Com a contratação de uma consultoria on-line, você não só economiza dinheiro, mas, principalmente, tempo, pois o contato virtual é ágil, direto e objetivo.

O processo é bem simples: o cliente expõe suas necessidades, o profissional avalia tecnicamente as questões e propõe as alternativas mais viáveis para o caso.

Entretanto, é comum que as consultorias de arquitetura ofereçam também serviços de avaliação ou acompanhamento in loco. Tudo vai depender das particularidades e necessidades de quem solicitou o serviço.

Aproveitamento do espaço

Esse é um dos dilemas mais comuns da arquitetura de interiores. Realmente não é fácil acertar de primeira na composição do design: entra móvel, sai móvel, e nada parece resolver o problema da circulação nos ambientes da casa nova. Você se identificou com essa situação?

Pois é! É nesse momento que se percebe o quanto é importante contar com uma consultoria de arquitetura. Afinal, os consultores saberão exatamente como orientá-lo para otimizar a circulação no ambiente, aproveitando ao máximo o espaço que você tem disponível.

As soluções podem até parecer simples à primeira vista, mas questões como o posicionamento dos móveis, o projeto de iluminação, a conjugação de áreas afins, a acessibilidade dos cômodos etc., fazem toda a diferença no aproveitamento do espaço. E são justamente essas orientações que você encontrará na consultoria.

Muitas vezes, inclusive, uma única consultoria é suficiente para resolver as demandas solicitadas. Além disso, os profissionais estarão de prontidão para atendê-lo com agilidade, praticidade e garantia de resultado.

Design de interiores impecável

Cansou do design da sua cozinha? Precisa melhorar a ventilação nos dormitórios? Quer dar mais identidade visual para o décor da sua casa? Então procure uma consultoria de arquitetura!

Como foi visto ao longo do texto, os consultores especializados possuem todas as competências técnicas necessárias para orientar o cliente quanto à qualidade e segurança do projeto.

Além disso, quando você solicita uma consultoria de arquitetura, fica muito mais fácil garantir a unidade visual entre todos os itens do design. Assim, evita erros comuns na composição de interiores, como excesso de informação, mistura de estilos ou falta de diálogo entre os elementos.

E o melhor: sem deixar de lado a sua personalidade, já que os consultores vão considerar todas as necessidades do cliente na elaboração da consultoria. O resultado não poderá ser outro: um design de interiores impecável: belo, confortável e funcional.

Mas, atenção: antes de solicitar o serviço, é essencial verificar se quem irá fazer a consultoria é um profissional competentes e confiável.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


Maria Tereza Ribeiro Madeira
Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave a Reply

Your email address will not be published.