Se sua definição de profissão ideal contempla o fato de esbanjar criatividade, pensar na escolha de especializar-se em arquitetura talvez seja uma boa opção. A arquitetura existe para projetar, elaborar e organizar algum espaço para que seja habitado pelo ser humano. Para isso, os profissionais utilizam técnicas especificas baseadas em seus estudos.

Para ingressar nessa profissão, é necessário realizar um curso superior, com o tempo aproximado de cinco anos. O curso apresenta uma grade curricular composta por teoria no início e aulas práticas após o segundo ano. Além disso, estágios durante a faculdade garantem que o entendimento da área seja mais completo. E para a formação profissional ficar ainda mais elaborada, outros cursos como as especializações, pós-graduação ou MBA, por exemplo, fazem com que o arquiteto seja direcionado à área que tem mais afinidade e prefira atuar.

O arquiteto é responsável pela criação do projeto, supervisão e execução de obras e gerenciamento das finanças disponíveis para recursos materiais e humanos. Os ambientes são planejados pensando em conforto aliado à funcionalidade.

O profissional também acompanha, juntamente do engenheiro civil, o andamento da construção. Com um campo de atuação bastante vasto, abrange áreas relacionadas ao design, o urbanismo – trabalhando no planejamento para auxiliar que cidades e bairros expandam-se –, ou o paisagismo. Juntando-se à lista de formas de atuação, a profissão apresenta outras vertentes como arquitetura industrial, arquitetura de interiores, arquitetura verde (sustentável), edificação e construção, comunicação visual e arquitetura de restauro (quando construções são restauradas, mas mantendo a configuração original): basta que o arquiteto decida qual se encaixa mais em seus planos profissionais.

Além dessas alternativas, o mercado de trabalho oferece a opção de abrir um escritório individual ou com um sócio, situação ideal para aquelas pessoas que gostam de realizar de forma mais próxima suas idealizações.

Esteja atento às melhores opções de cursos, buscando instituições de ensino renomadas. Lembrando, também, de pesquisar qual a situação atual do mercado de trabalho para decidir se esse é o caminho ideal a seguir. Estudo e conhecimento nunca são demais, e, muitas vezes, obrigatórios, por isso, para ser um profissional de arquitetura de sucesso, mantenha-se sempre atualizado com o que há de mais moderno e atual nesse segmento, e para você que se interessa pelo assunto, aqui no blog você encontra as mais diversas opções de decoração e dicas de arquitetura para a sua casa ou para os seus projetos, confira!

Texto enviado por: Imobiliária Castel Forte

Gostou? Cadastre e receba mais dicas úteis como essa!


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.