Se você está reformando a sua casa e pensou em adquirir móveis de madeira, certamente essa será uma decisão assertiva, valorizando o seu imóvel de maneira especial.

O uso desse tipo de material é bastante comum, podendo ser encontrado em diferentes versões, tipos e estilos. 

Além de serem belas peças, os móveis de madeira são conhecidos como modelos rústicos, mas também podem receber acabamentos mais refinados. 

Encontrar um mobiliário com essas características é muito comum, de modo que a escolha daquele que o agrade é fundamental para deixar a sua casa mais confortável e personalizada. 

Utilizar móveis em madeira não é um recurso apenas para ambientes domésticos. Muito pelo contrário. Aproveitar do ar de seriedade e elegância pode ser importante para empresas de consultoria ambiental, tornando o seu estabelecimento mais refinado. 

Isso porque esse tipo de peça confere a qualquer espaço um toque aconchegante, que pode ser tanto voltado para um estabelecimento mais sério, quanto para aqueles que querem construir uma imagem familiar para os seus frequentadores. 

Afinal, a madeira é fortemente utilizada em decorações campestres, dando um tom de ambiente caseiro e acolhedor. 

Por isso, se você está pensando em investir na compra de móveis de madeira, mas quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de produto, siga na leitura deste artigo e tenha mais subsídios para elaborar o projeto ideal para o seu lar. 

Móveis de madeira: como usar?

Se você já entrou em uma loja de móveis planejados, provavelmente foi impactado por uma série de cenários, que são construídos para inspirar os clientes na escolha de diferentes produtos. 

De fato, esse tipo de recurso é importante, e por isso é fortemente utilizado no setor. Mas antes de decidir, apenas com base nos móveis que você está vendo, é indicado pedir o catálogo da loja para conhecer todas as possibilidades. 

Isso porque é possível adaptar peças conforme o espaço disponível no imóvel, e muitas vezes um modelo que não tenha sido visualizado no local pode ser exatamente o que você precisa. 

Afinal, é possível encontrar diversos tipos de móveis em madeira, tais como:

  • Camas;
  • Mesas;
  • Armários;
  • Estantes;
  • Prateleiras;
  • Cadeiras;
  • Entre outros.

Ao perceber a quantidade de armários planejados para quarto, cozinha ou sala, certamente você terá dúvidas, até que encontre o modelo que se encaixa no que você havia idealizado. 

Mas como utilizar os móveis de madeira adequadamente dentro da sua casa? Para isso, é preciso estar atento a uma série de elementos, que vão garantir maior assertividade no posicionamento e no uso das peças na sua casa. 

Móveis de madeira para quarto

Se você gosta de móveis de madeira, já deve ter considerado utilizá-los no seu dormitório. As opções são várias: cama, guarda-roupa, mesas de cabeceira, etc.

De fato, o uso desse material traz um ar confortável para o ambiente, além de deixá-lo mais aquecido, sendo uma das características da madeira.

Móveis de madeira para cozinha

A sua cozinha pode se tornar mais aconchegante com móveis de madeira. Idealizar armários, uma bancada ou uma pequena mesa traz à mente uma sensação de aconchego e de boas experiências culinárias. 

Apostar em um balcão com tampo de madeira e com estrutura de concreto leve pode ser uma opção interessante para deixar o espaço mais bonito e sofisticado. 

Móveis para sala

Uma sala de estar pode acomodar elementos de madeira em qualquer tipo de área. Desde as esquadrias até os itens decorativos, é possível conferir uma aparência única no cômodo.

Em imóveis mais antigos, é frequente ver superfícies de assoalho, que recebem ceras e outros produtos para dar brilho. É comum também ter que efetuar a raspagem de piso de madeira, que recupera a aparência inicial do pavimento e deixa o local mais bonito.

Além disso, mesas de centro, racks, cadeiras e até mesmo um sofá revestido mostram o quanto o elemento se faz presente nesse tipo de ambiente. 

Com esses exemplos, é possível encontrar meios de usar diferentes peças na sua casa, apostando nesse material natural, que confere um clima agradável em qualquer residência. 

Dicas de conservação para a madeira

Assim como em um ambiente domiciliar, o uso de mobília de madeira pode ser feito em uma empresa de demolição, que certamente criará um ambiente acolhedor para receber os seus clientes.

Mas tão importante quanto escolher móveis desse tipo de material é conhecer algumas dicas que ajudam a conservá-los, garantindo uma vida útil para cada uma das suas peças. 

01. Não deixe a madeira exposta ao sol

A incidência direta e constante do sol pode ocasionar manchas na madeira, fazendo com que um móvel fique esteticamente desigual se exposto por muito tempo. 

O uso de produtos para proteger as superfícies não impede esse tipo de problema, de modo que é fundamental posicioná-los em outro lugar da casa. 

02. Evite ambientes úmidos

A umidade é outra inimiga dos móveis de madeira. Por isso, uma indicação importante é mantê-los em locais secos e com boa ventilação.

Também pode ser importante deixá-los afastados cerca de sete centímetros das paredes, evitando abafar as laterais da peça. 

03. Coloque o peso adequado

Assim como um estabelecimento de locação de carretas deve indicar os carros adequados de acordo com o peso que será transportado pelo cliente, a madeira também possui limitações em relação ao volume posicionado sobre ela. 

Isso porque colocar muitos objetos e artigos pesados podem danificar o material, deixando a madeira torta e comprometendo a qualidade do móvel. Sendo assim, é importante se certificar se não há excesso de peso na sua mobília.

04. Aplique produtos adequados para madeira

Utilizar lustra móveis é fundamental para conservar a madeira, garantindo durabilidade e brilho por muito mais tempo. 

O uso de vernizes também pode ser indicado para quem quer potencializar a beleza dos móveis, aplicando um produto que trata o material, ao mesmo tempo em que o deixa reluzente. 

Com essas dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, é possível conferir maior durabilidade aos seus móveis, fazendo com que eles sejam utilizados por vários anos com uma boa aparência e estrutura.

Vantagens e desvantagens do uso de móveis de madeira

Como com qualquer outro tipo de produto, há vantagens e desvantagens na compra de móveis de madeira. 

Para entender melhor o cenário, e poder escolher uma mesa saarinen lateral confeccionada com esse material de modo consciente, entenda quais são as principais considerações acerca da madeira. 

As vantagens

A primeira vantagem de comprar móveis de madeira para a sua casa é que eles são produzidos com um material que cresce relativamente rápido na natureza, de forma que é possível encontrar opções bastante econômicas.

Além disso, por ser um produto maleável, a madeira é mais fácil de ser moldada do que outros tipos de materiais, o que pode render designs únicos e especiais para as suas peças. 

Outro ponto vantajoso é que a madeira é atemporal, ou seja, está sempre entre as principais tendências de decoração. Justamente por isso, a sua casa estará sempre valorizada, com móveis bonitos e modernos. 

A depender do tipo de madeira com a qual a sua mobília foi fabricada, você terá um produto com uma vida útil prolongada, o que é uma vantagem bastante interessante para qualquer proprietário de imóvel.

As desvantagens

Uma das principais desvantagens do uso da madeira é que, por ser um elemento natural, ela possui baixa resistência a alguns tipos de insetos, como os cupins e fungos, e devido a isso precisará receber constantes aplicações de produtos para proteger as superfícies.

Além disso, apoiar objetos úmidos ou molhados pode ser um problema, rendendo manchas que são difíceis de serem removidas. Por isso, é importante utilizar apoio para copos e louças, evitando esse tipo de prejuízo. 

Com o passar do tempo, a abertura e fechamento de portas e gavetas pode acabar ocasionando o afrouxamento das peças e dos seus encaixes, fazendo com que a estrutura perca a sua firmeza. Sendo assim, é importante investir na manutenção dos móveis. 

Por fim, o mobiliário em madeira pode sofrer com arranhões, que tiram o seu brilho e podem danificar as superfícies, sendo importante evitar que objetos pontiagudos sejam colocados sobre a superfície.

Considerações finais

Decorar uma casa após uma reforma traz bastante satisfação aos proprietários. Afinal, é nesta etapa que se pode aplicar uma personalidade interessante para o imóvel, criando cômodos confortáveis e bonitos. 

Ter móveis de madeira na sua casa é um investimento interessante, já que eles valorizam qualquer ambiente, seguindo tendências, independentemente da época em que sejam usados. 

Por isso, se você quer conquistar uma casa bela e aconchegante, não deixe de buscar por modelos que te agradem e desfrute de uma mobília com alta durabilidade. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.