Rodapé – Por quê?Para quê? Como fazer?

12
Posted 13 de maio de 2013 by Maria Tereza Ribeiro Madeira in Interiores
3675772534_46090a3c00

Rodapé de madeira
Photo Credit: decohouse via Compfight cc
 

E o rodapé? Eu aposto que quase ninguém lembra do coitado na hora de fazer o check list da compra ou reforma da casa nova.  Esse detalhe, além de ser lindo de morrer e dar um ar mais agradável ao ambiente, é extremamente importante para dar o acabamento e proteger a parte inferior das paredes. O rodapé contribui para compor a decoração do ambiente. Utilizar o rodapé na mesma tonalidade do piso dá o efeito de  continuidade ao ambiente.


É muito comum vermos rodapés de madeira, porcelanato ou pedra. A novidade é que esses materiais são só uma das milhares de opções de rodapés existentes no mercado. Cores fortes, materiais novos, tamanhos diversificados. Dê um toque especial para evitar o desgaste da parede.

 

Os tipos de Rodapé

O Rodapé de MDF é o mais comum, por isso conseguimos negociar melhor o preço e garantir uma decoração mais acessível. Eles podem ser instalados em diversos tipos de pisos ou paredes, só não aconselho sua instalação em áreas molhadas. O material não apresenta resistência a umidade, se exposto a ela, com o tempo, vai acabar mofando e perdendo sua durabilidade. Sua grande vantagem é a facilidade para encontrar mão de obra para fazer a aplicação do rodapé e as mil facetas que o MDF oferece, podendo ser pintado, texturizado, entre outros.

3674989629_72d0b15a45
Rodapé de MDF pintando com aplicação em gesso
Photo Credit: decohouse via Compfight cc
 3674953249_9022449b83
Outro rodapé de MDF com aplicação de gesso na altura da maçaneta. Lindo e inovador. 
Photo Credit: decohouse via Compfight cc

O rodapé de Madeira é sempre lindo, não é mesmo? As vantagens de se utilizar o rodapé de madeira é que ele possui uma durabilidade infinitamente maior do que o mdf. Isso não vale só para rodapés, é para qualquer aplicação entre os dois materiais. Fica mais bonito quando a cor da madeira acompanha a cor da porta ou do alisar da porta, o ambiente fica com a leve sensação de amplitude. Nada de colocar nas áreas molhadas, uma dó com a madeira, o excesso de água não faz nada bem ao material.

3674956641_b097b71dff
Rodapé de Madeira
Photo Credit: decohouse via Compfight cc
 

 A mais nova tendência do mercado é o rodapé de Poliestireno. Esse é um material super bacana! Por ser à prova d’água, pode ser utilizado tanto em áreas secas quanto molhadas. Outra vantagem em relação a madeira e ao MDF é que esse material não mofa e não corre risco de pegar pragas como cupim. Ele pode ser confeccionado em diversos tamanhos e cores, é bem moderno e é aquele rodapé que foi feito para aparecer mesmo, com cores bem distintas da parede e tamanhos significativos.

 
3675798432_8f143d2788
Rodapé de Poliestireno
Photo Credit: decohouse via Compfight cc
 

Outros modelos que não podemos deixar de citar são os Rodapés feitos de pedra. As preferidas do mercado e mais recomendado são de Mármore e Granito. Ficam maravilhosas nas cozinhas, banheiros e saunas. Aqui a sofisticação é a palavra de ordem. Uma boa opção para quem não deixou muito dinheiro para os rodapés é o Porcelanato ou a Cerâmica. Hoje em dia, já existem modelos tão bonitos quanto o mármore e o granito, com o preço bem mais em conta e com qualidade de acabamento e durabilidade.

A aplicação do Rodapé

Nesse item não adianta inventar moda, por mais que como arquiteta temos uma noção de como se faz, eu recomendo que o rodapé seja instalado por alguém que trabalhe no ramo ou que seja indicado pelo fabricante. A maioria dos rodapés receberão algum tipo de corte para encaixar perfeitamente na parede, e essas maquinas são caras e de uso de profissionais, principalmente quando se trata de pedras como Mármore e Granito. Não vale a pena escolher o material mais lindo e na hora de aplicar não caprichar, não é mesmo?

Então, façam suas escolhas e mandem o resultado para o Arquiteta Responde, duvidas também são super bem vindas. Elas poderão ser respondidas por nós.


About the Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

A minha tristeza é não poder me declarar Arquiteta. Mas estou no processo e no final do ano isso vai mudar. No mais, apaixonada pelas coisas que fazem a vida mais bela, arquitetura, decoração, paisagismo, viagens, comidas e cachorros.

12 Comments


  1.  

    A Coleção de Rodapés de Poliestireno da GOEDE, são rodapés que não necessitam de pintura, já estão acabados, porém aceitam sem problemas. Os rodapés Goede são produzidos em liga plástica, aproveitam resíduos do processo de reciclagem. As principais vantagens : Não apodrecem, e não mofam. Vida útil muito superior as demais opções do mercado. As réguas contando com 2,40 m, são flexíveis e se encaixam perfeitamente nas ondulações da parede. A fixação utiliza clips (quando a parede está muito ondulada) e ou apenas adesivo. A produção é pela processo de extrusão de liga plástica, onde 50% da massa e proveniente da reciclagem. Ou seja, além de estar comprando um produto de excelente qualidade e vida útil superior, vc estará ajuda a natureza!

    Veja os modelos e mais detalhes em :

    Visitem o site da GOEDE em :

    http://www.goede.com.br/molduras.htm

    Abraços a todos,




  2.  
    cimary

    Olá td bem? tenho uma duvida espero que me ajude. Comprei minhas portas internas brancas e pretendo colocar rodapés brancos, mas não quero comprar alisar para as portas por varios motivos, posso usar o rodapé como alisar? ele pode vir do chao subir ao redor da porta e descer? penso que resolveria meu problema de estética, mao de obra, e ficaria harmonico.
    O que acha?

    obrigada




    •  
      Rejanedrumond

      Olá Cimary,

      Tudo bem e você? Olha nunca vi ninguém fazer isso. Não sei se daria certo, talvez seja melhor você usar um alisar mesmo pintados de branco.

      Abraços!




  3.  
    Luanda

    Olá!
    minha casa já estava pronta quando resolvi colocar piso laminado, mas o rodapé branco ficou mais branco que as portas, que agora parecem amarelas, e além disso, ficaram “saltados” destacando muito além do alisar. Não sei o que fazer! Obrigada.




    •  
      Rejanedrumond

      Olá Luanda,

      Você pode pintar as portas de branco para ficaram iguais ao rodapé.
      Compre a tinta de acordo com o material da porta.

      Abraços!




  4.  
    Maria

    Olá
    O rodapé tem que ser da mesma altura do aro da porta o meu rodapé tem um friso e as aduelas da porta são lisas fica legal ou tenho que trocar? O que é um alisar?
    Obrigada.




  5.  
    Rafael

    Estou aplicando revestimento de porcelanato no meu apto novo. Quanto ao rodapé:
    – Qual o mais correto tipo de rodape utilizar? Mesmo tipo de material do piso, ou seja porcelanato? Mesma cor?
    – Onde posso aplicar desde já o rodapé: na sala e nos quartos?
    – Quando devo aplicá-lo? O mais indicado seria aplicar o rodapé após a instalação dos móveis?
    – Onde devo aplicá-lo, quarto e sala e corredor?




    •  
      Rejanedrumond

      Olá Rafael,

      Não é preciso ser o mesmo material do piso, você pode usar por exemplo um rodapé de pedra com o piso em porcelanato. De maneira geral os radopés acompanham a tonalidade do piso, mas dependendo da sua intensão na decoração essa tonalidade pode ser diferente.

      O rodapé só não precisa ser colocado nos ambientes que possuem revestimento cerâmico nas paredes, como é o caso da maioria das cozinhas e banheiros.

      O melhor é colocar o rodapé antes dos móveis. Porém, se você for fazer algum móvel planejado que seja fixo, como o caso de armário. Você não precisa colocar o rodapé nessa parede do móvel.




  6.  

    Bom dia!!

    Gostamos das sugestões. Queria deixar aqui registrado que estamos no ramo de molduras de madeira a mais de 20 anos. E agora estamos introduzindo em nossa produção a fabricação de rodapés de MDF Ultra. Resistente a umidade. Portanto nos colocamos a disposição para fornecimento. Nosso site é http://www.moldunobre.com.br. Obrigado.




  7.  
    beth

    Oi, precisei tirar o piso do banheiro por causa de nivelamento mal feito, mas nao tirei o revestimento da parede, como o piso abaixou um pouco preciso completar o revestimento, posso colocar um rodape de marmore por cima do revestimento existente?





Leave a Response

(required)


 
Newly Reviewed
 
  • espelho na decoração
  • sala de tv pequena
  • 2014-05-15 14.21.14
  • Luminária-Hydra-Branca cópia
  • 6531182cf17571ee15550a0576553123
  • 1186254_600811579970611_1445985310_n
  • small-apartment-3
  • encosta