Se você quer valorizar o seu imóvel, escolhendo um design bonito e aconchegante para os cômodos, o que você busca pode certamente ser atendido pela decoração rústica, que torna o ambiente bastante agradável. 

A predominância da madeira e de outros elementos mais naturais fazem com que o espaço da sua residência seja diferenciado da grande maioria. 

Apesar de ser um estilo bastante comum em casas de campo, ele também pode ser aplicado em regiões urbanas, destacando o imóvel e valorizando-o de maneira especial. 

Mesmo com acabamentos mais simples, a decoração rústica costuma ser uma das preferidas para os donos de imóveis, que podem aproveitar a oportunidade para trazer elementos mais rudimentares para dentro da sua casa. 

Além disso, um estilo rústico não destoa de itens tecnológicos. 

Você pode ter uma cozinha totalmente equipada com os eletrodomésticos mais modernos e contar, ao mesmo tempo, com uma mesa de madeira que possua acabamentos básicos, deixando-a mais natural.

Desde as paredes até um piso laminado de madeira, é possível deixar a sua casa com um aspecto campestre, ou seja, com um clima bem mais acolhedor e confortável. 

Quer saber como aplicar uma decoração mais rústica na sua casa? Então siga na leitura deste artigo, e conheça algumas características e tendências desse estilo decorativo, que ganhou a preferência de muitos proprietários. 

As características da decoração rústica

Se você sempre gostou de casas de campo, onde o clima e o ambiente são cheios de encanto e conforto, certamente já desejou aplicar no seu imóvel algumas das principais características desse estilo. 

Sendo assim, ao elencar os principais atributos da composição rústica, é possível dizer que ela:

  • Valoriza elementos como a madeira;
  • Acolhe perfeitamente o uso de plantas;
  • Possui acabamentos mais rudimentares;
  • Pode ser aplicada em qualquer cômodo;
  • Entre outros aspectos.

Pensar em decoração rústica nos remete a um estilo mais rural, com elementos da natureza bastante presentes. 

Por isso, a madeira é um material de grande destaque na composição, enaltecendo os formatos naturais dela. 

Em paralelo, é muito comum que as plantas sejam dispostas em diferentes ambientes na decoração rústica. 

Seja próximo da geladeira ou do disjuntor para energia solar, contar com um pouco de verde dentro da casa deixa o clima mais agradável. 

Também é válido ressaltar que o estilo rústico prima pelos formatos naturais. 

Isso quer dizer que, se uma peça de madeira tem contornos irregulares, esse aspecto é valorizado na decoração. 

Não à toa, é muito comum ver mesas ou bancos com aparência única, sendo assim um modelo exclusivo do comprador.

Ou seja, se você quiser desenvolver um móvel seguindo alguma tendência rústica, certamente ele ficará bastante parecido com o modelo, mas terá características próprias, o que valoriza o item. 

A decoração rústica também pode ser aplicada em diversos cômodos. 

Se você quiser contar com uma bancada para o seu banheiro, ou fixar uma prateleira próxima ao chuveiro elétrico econômico, essa escolha vai valorizar o espaço.

Por isso, quando o proprietário do imóvel quer dar um toque rústico na sua residência, ele não vai encontrar restrições, podendo espalhar o estilo por todos os cômodos. 

Pontos positivos da decoração rústica

Se você deseja ter uma casa com ar mais campestre, mas tem receio de não fazer as escolhas certas, saiba que essa não é uma dificuldade presente no estilo rústico. 

Isso porque, ele pode ser totalmente personalizado, seguindo os gostos do proprietário do imóvel, sendo um dos grandes pontos positivos desse tipo de decoração. 

Se você possui um telhado composto por telha cerâmica esmaltada, e quer criar um ambiente externo bastante rústico, a combinação desses elementos é bastante simples. 

Você pode apostar em móveis com estilo mais básico, sempre buscando por aqueles feitos em madeira, e que contem com a aplicação de produtos para conservá-los por mais tempo. 

Na parte interna da casa, a decoração é ainda mais fácil. Mesas de jantar, de centro, camas, aparadores e armários podem ser adquiridos em tons voltados para o marrom, tanto em cores claras quanto escuras, contribuindo para a decoração. 

Outro ponto interessante é que a limpeza desse tipo de móvel é bastante simples, e pode ser feita rapidamente. 

A durabilidade também deve ser ressaltada, já que a madeira é um material resistente. 

As pedras também podem compor um cenário rústico dentro do seu imóvel. Por isso, se você quer aplicar um estilo mais rudimentar na sua cozinha mas não abre mão de uma pedra de mármore na sua pia, essa combinação pode ser totalmente possível. 

Vale lembrar ainda que qualquer conserto em móveis de madeira é bastante simples. 

Muitas vezes, o problema pode ser resolvido com o uso de cola ou de um grampeador para madeira, devolvendo a firmeza para a estrutura do item. 

Nesse cenário, é possível perceber alguns dos principais pontos positivos da decoração rústica, que fazem com que ela seja escolhida por um número cada vez maior de proprietários.

As tendências da decoração rústica

A decoração rústica pode ser implementada na sua casa de diversas maneiras. 

Seja na estrutura ou nos móveis, é possível contar com um ambiente mais aconchegante de acordo com as possibilidades da sua casa. 

Se você já ia aproveitar para fazer uma pequena reforma, alguns toques podem fazer toda a diferença. 

Mas mesmo para quem deseja aplicar as características rudimentares apenas no mobiliário ou nos artigos decorativos, essa também é uma opção viável. 

1 – Decoração rústica no piso, paredes e teto

A decoração rústica pode ser aplicada nas diferentes superfícies da sua casa. 

Se você adquiriu uma certa quantidade de saco de gesso para fazer uma sanca no teto da sua sala, é possível optar por um design que acompanhe o estilo. 

Para compor o ambiente, uma possibilidade é optar por uma parede de tijolinhos, ou contar com um painel de madeira, deixando a composição bonita e aconchegante ao mesmo tempo. 

O piso dos cômodos também pode receber um toque rústico. 

Seja com a aplicação de tábuas de madeira, tacos ou de pisos em pedra, o cenário campestre da sua casa pode ficar bastante interessante com o uso desses elementos. 

As esquadrias da sua casa também podem ser de madeira, e você deve investir em um acabamento com produtos, para deixá-las mais brilhantes. 

Para residências que possuem telas de segurança instaladas, também é importante aplicar vernizes para proteger as superfícies e impedir a invasão de insetos na madeira. 

2 – Decoração rústica no mobiliário

Se você não tinha uma reforma planejada, mas conta com o piso e a parede da sua casa com tons neutros, a decoração rústica por meio dos móveis é uma possibilidade interessante. 

Você pode escolher o mobiliário com um formato mais básico, tal como os que são utilizados em casas de campo. 

Também é possível optar por itens com um design diferenciado, do mesmo modo que pode ser interessante encomendar peças únicas com um marceneiro. 

Além disso, é possível posicionar móveis rústicos nos diferentes cômodos da sua casa. 

Seja nos dormitórios, sala, cozinha, e até na garagem ou quintal, a decoração rústica do imóvel pode valorizar todos os ambientes da residência.

Um cuidado importante com os móveis de madeira é sempre investir na aplicação de vernizes, para valorizar a sua coloração e para conservá-los da maneira ideal. 

Dessa forma, é possível garantir uma maior durabilidade, fazendo com que a sua casa esteja sempre bem conservada e aconchegante. 

3 – Decoração rústica nos artigos e objetos

Os itens decorativos de uma residência podem contribuir facilmente para compor o estilo rústico do imóvel. 

Eles podem ser adquiridos em lojas do segmento, e costumam ser artigos que combinam com diversos outros elementos, o que torna a decoração da casa ainda mais tranquila. 

Vasos, almofadas, tapetes, porta-retratos, paneleiros e lustres de ferro, são alguns dos objetos mais comuns utilizados em decorações rústicas. 

Decoração rústica em estabelecimentos comerciais

A decoração rústica tem sido valorizada até mesmo em estabelecimentos comerciais, que recorrem aos elementos presentes no estilo para deixar o espaço bastante aconchegante para seus clientes. 

É cada vez mais comum ver móveis rústicos em salões de cabeleireiros, em empresas de aluguel de gerador energia, em escritórios de contabilidade e em lojas de artigos femininos.

Visto que, muitas vezes, a simplicidade da madeira em paralelo com o design rústico proporciona ambientes elegantes e confortáveis, produzindo uma sensação de conforto para quem visita um estabelecimento. 

Não à toa, é cada vez mais comum encontrar esse estilo também aplicado em diversas lojas de shoppings e em recepção de clínicas médicas, fazendo com que os visitantes se sintam em casa. 

A decoração rústica pode valorizar de maneira interessante os mais diversos tipos de ambiente. 

Além de ser uma composição que traz a natureza para perto das pessoas, ela também proporciona aconchego e elegância, sendo um estilo cada vez mais procurado.

Por isso, se você deseja aplicar o estilo rústico na sua casa ou em seu estabelecimento, certamente essa escolha renderá grandes elogios por parte dos seus visitantes e valorizará o seu imóvel.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.