Para quem gosta de estilo e conforto, sem abrir mão de um design moderno, o loft é uma opção extremamente requintada de moradia, mas que ainda é pouco usada aqui no Brasil.

Embora relativamente novo, esse conceito de arquitetura data meados da década de 1950, quando os antigos galpões industriais foram transformados em residências, originando locais amplos, espaçosos e que fogem do convencional.

Os lofts viraram uma febre em Nova York, sendo muito usados por artistas, que buscavam unir seus lares com um espaço próprio para o trabalho.

Atualmente, além de residências, os lofts também concentram vários empreendimentos, como empresas de contabilidade, escritórios, ou profissionais autônomos que trabalham em casa.

No artigo de hoje, saiba quais as vantagens de ter um loft contemporâneo e o porquê essa opção de residência pode ser adequada para você. Acompanhe a leitura!

Quais as principais características de um loft?

O loft tem um design bastante diferenciado, afastando-se das casas residenciais comuns e de outros tipos de imóveis, como apartamentos. 

Por ter origem nos galpões industriais, o loft tem algumas características, como:

  • Grande altura do pé direito (cerca de 3,2 metros);
  • Cômodos não separados e ausência de paredes;
  • Janelas grandes;
  • Planta aberta;
  • Entre outros.

Além disso, o espaço costuma ter quadro de comando eletrico aberto e visível, bem como outras estruturas, incluindo a madeira, concreto e fios de cobre – algo típico da decoração do estilo industrial.

Devido a altura do pé direito, os lofts passam a impressão de amplitude e, por conta disso, são vistos como apartamentos maiores, com diversas opções de organização e decoração.

Há quem aproveite a altura para a construção de mezaninos, para a criação de espaços mais privativos e individualizados. Em geral, esses locais são usados como os quartos dos moradores, separados das áreas comuns, que ficam na parte debaixo.

Normalmente, a planta aberta ajuda na confecção de ambientes conjugados, sem separação com paredes.

No entanto, para não pecar pela desorganização, vale a pena contratar uma engenharia de avaliações e arquitetura, para verificar quais os melhores móveis e a disposição da mobília, aproveitando ao máximo esse espaço aberto.

O único cômodo que já está separado no loft é o banheiro. Caso haja a necessidade de dividir os ambientes, muitos moradores optam por divisórias em drywall ou outro material mais fino, justamente para não perder a sensação de amplitude e imensidão.

Outra característica marcante dos lofts é a presença de janelas grandes. Por esse motivo, esses ambientes são extremamente bem iluminados, sendo possível aproveitar ao máximo da luz natural e a beleza da paisagem urbana.

Por vezes, a instalação de uma cobertura abre e fecha nas janelas pode contribuir para diminuir a incidência solar, tendo um controle maior de luz no ambiente.

Quais as vantagens de morar em um loft?

Além de ser um espaço totalmente diferenciado, excelente para quem gosta de uma arquitetura contemporânea e quer fugir do convencional, o loft oferece muitas outras vantagens aos moradores.

Tanto que esse estilo arquitetônico vem crescendo nas grandes urbes, como nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, essa é uma opção comum para recém-casados e jovens solteiros que desejam uma casa mais espaçosa.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens de morar em um loft.

1 – Melhor aproveitamento de espaço

Com as metragens cada vez mais caras e os apartamentos menores, morar em um loft é a garantia de um espaço muito mais amplo, em comparação com as residências convencionais.

Por conta disso, esse ambiente não só é usado para residências, mas também para escritórios de contabilidade fiscal, empresas e outros tipos de negócios que precisam de um local mais amplo para seus trabalhos.

2 – Decoração mais simples

Devido às próprias características do loft, a decoração do espaço é muito mais simples, sem muitos gastos aos moradores.

Inclusive, esse tipo de composição mais rústica e industrial faz parte de todo o charme do ambiente e faz sentido para a dinâmica da arquitetura.

Desse modo, é possível deixar o concreto leve nas paredes, com a presença de estruturas metálicas e fios expostos, acompanhando o estilo industrial.

3 – Mobília funcional

O loft é um apartamento de dimensões maiores, o que o torna muito vantajoso para quem deseja investir em móveis diferenciados e fora do padrão.

Uma ideia é incluir uma mobília funcional, que valorize o espaço e proporcione uma melhor organização do ambiente, mas sem perder o estilo diferenciado do local.

Há alguns projetos de paisagismo residencial que usam móveis com dupla função, como as camas box que também servem como baú, ou mesas que se podem ser guardadas no armário após o uso.

4 – Ambiente sustentável

Devido à decoração contemporânea, o loft permite a inclusão de elementos sustentáveis em seu ambiente, incluindo móveis oriundos de materiais reciclados.

Além do mais, o próprio conceito da decoração industrial prevê o uso de artigos com alto potencial de reciclagem, como a madeira, o ferro e o concreto. Tudo isso, pode ser incorporado à criação de objetos DIY (do it yourself, ou “faça você mesmo”), que dá um toque particular ao ambiente.

Outra característica sustentável do loft é o aproveitamento da luz solar. Com a presença das janelas grandes e os espaços integrados, não é preciso instalar uma grande quantidade de lâmpadas. Por vezes, uma única iluminação central já serve para todo o local.

Para quem deseja ter uma proximidade ainda maior com a natureza, é possível decorar o loft com vasos de plantas, como samambaias, vasos de flores e até mesmo um pequeno jardim vertical.

Afinal de contas, a boa entrada de luz solar garante o processo de fotossíntese, permitindo a sobrevivência dessas plantas, mesmo em local fechado.

5 – Maior segurança

É comum que muitos lofts contem com um sistema de incêndio integrado ao ambiente, com escadas laterais, dispositivos de segurança, entre outros.

Dessa maneira, os moradores podem se sentir mais seguros e protegidos, principalmente contra o risco de incêndios e propagação de chamas.

Esses sistemas foram muito explorados em filmes de Hollywood, com as escadas laterais que dão acesso às grandes janelas dos lofts. Hoje em dia, muitas estruturas foram modernizadas, garantindo ainda mais segurança aos moradores.

6 – Melhor custo-benefício

O preço dos lofts é, em muitos casos, muito mais acessível em comparação às demais residências, como apartamentos e casas.

Isso porque nem todo mundo se adapta à arquitetura do ambiente, ou há quem prefira ambientes com cômodos já separados.

Mas para quem gosta de inovar e aproveitar uma decoração contemporânea, os lofts são uma excelente solução.

7 – Praticidade na mudança

Outro ponto extremamente vantajoso do loft é a praticidade de mudanças e adaptações no espaço. Afinal de contas, a renovação do ambiente não depende da compra de novos itens, sendo possível aproveitar muitos elementos.

Por exemplo, uma simples reforma nos móveis ou pintura das paredes do local já pode renovar todo o cenário, pois a decoração do loft é bem mais simples, em comparação aos outros estilos arquitetônicos.

Loft ou apartamento: qual o melhor?

Tanto o loft contemporâneo quanto o apartamento possuem suas vantagens. Por esse motivo, escolher o ambiente ideal irá depender muito das necessidades dos moradores e do estilo pessoal de cada um.

No entanto, o loft é a melhor alternativa para quem busca algo fora do convencional e, ao mesmo tempo, quer ter um ambiente mais amplo e arejado.

Além do mais, devido à sua planta aberta, o loft é muito mais simples e prático de limpar, sendo uma solução muito mais vantajosa para os jovens recém-formados ou casais novos, que precisam se virar sozinhos nas tarefas domésticas.

Porém, dada a limitação de dormitórios (muitas vezes, apenas um, ou há casos em que o morador também dorme na sala), o loft pode não ser a opção mais indicada para famílias com filhos. Neste caso, o apartamento resolve melhor as necessidades dos moradores.

Por esse motivo, é fundamental avaliar quais as preferências e as especificações de cada ambiente. A decisão é muito pessoal e também depende da disponibilidade de investimento.

Conclusão

Ousados, modernos e versáteis, os lofts surgem como uma alternativa extremamente vantajosa para os jovens que desejam fugir do convencional e morar em um local mais amplo, longe dos apartamentos pequenos das grandes cidades.

A decoração no estilo industrial e rústico colabora para oferecer mais praticidade aos moradores, além de combinar com diferentes tipos de mobílias.

Embora não sejam tão populares no Brasil, a procura por imóveis parecidos com lofts cresce a cada dia, em especial nas grandes cidades, onde é cada vez mais difícil encontrar espaços amplos para morar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.