Sala de jantar
Crédito foto: jasonEscapist via Compfight cc

Decorar uma sala de jantar pequena pode parecer um desafio e tanto. Nas lojas de móveis os produtos expostos normalmente são os maiores possíveis e não cabem de maneira nenhuma nos apartamento atuais. Porém saiba que existem maneiras criativas e práticas de se decorar espaços pequenos. Aprenda algumas dicas!

Veja também: 6 mesas lindas para sala de jantar pequena ou como decorar uma cozinha pequena!

Medidas essenciais para sua sala de jantar pequena ser útil

O primeiro passo para se decorar um espaço interno é analisar esse espaço. Anote as medidas da sua sala em um papel e a partir dai você poderá ver quais os móveis que se encaixam na sua realidade. No post  “Mesas para sala de jantar pequena” tem uma seleção com lindas mesas, confira aqui as medidas mínimas e saiba qual delas se encaixam no seu espaço!

O espaço mínimo para uma mesa de jantar para dois é de 170 cm de comprimento contando com as cadeiras. Para se circular na mesa deve-se deixar um espaço mínimo de 55 cm e se tiver algum móvel com gavetas atrás deve-se deixar um espaço de 75 cm. Veja os exemplos no esquema a baixo:

medidas minima

Distancias mínimas considerando situações distintas.
imagem via: NEUFERT arte de projetar em arquitetura

Uma maneira de ampliar a sala de jantar é integra-la com a cozinha, porém antes de fazer esse tipo de reforma você precisa certificar que a parede que separa os dois cômodos não é estrutural. Criando esse espaço integrado, além da mesa convencional, você  poderá criar bancadas que deixam o ambiente mais informal e descontraído.

Outra maneira interessante é fazer mesas que possam ser embutidas nos seus móveis, dessa maneira você pode aumentar ou diminuir a mesa conforme necessidade.

balcão

Mesa embutida no móvel e bancadas do tipo balcão. 
imagem via: NEUFERT arte de projetar em arquitetura

 As mesas redondas costumas se adaptar melhor nesses ambientes pequenos. Isso acontece porque seu formato consegue agrupar um maior número de pessoas em uma área menor, veja o desenho de uma mesa pequena, de 120 cm de raio, que pode acomodar até 6 cadeiras em um cômodo de 330 cm.

mesa reodnda

mesa redonda
imagem via: NEUFERT arte de projetar em arquitetura
 

 As iluminarias tipo pendentes deixam esses ambientes pequenos mais aconchegantes, porém você deve tomar cuidado para não coloca-la de forma equivocada. O ideal é que ela fica na distancia de 48 à 68 cm, dessa maneira ela não tampará a visão das pessoas sentadas nem ofuscará a mesa.

03

Sala de jantar pequena e aconchegante 
Photo Credit: ooh_food via Compfight cc
 

Agora mãos à obra! Confira outras dicas no post de como decorar espaços pequenos.


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.