Seja consciente! Saiba aqui como aplicar a sustentabilidade em casa

Você já deve ter ouvido por aí que o mundo precisa de mais atitudes sustentáveis, não é mesmo? E, mesmo sem entender muito bem o que é sustentabilidade, ficou com vontade de mergulhar nessa ideia?

Pois saiba que esse termo define ações que visam evitar o desperdício, o consumo desenfreado e também a proteção da natureza por meio de comportamentos conscientes e ecologicamente corretos.

Reutilizar objetos, evitar o desperdício de comida e valorizar o produtor local, separar o orgânico do reciclável e dar o destino adequado a cada tipo de lixo são algumas medidas, dentre várias, que podemos tomar para reduzir o impacto ambiental causado pelos seres humanos no planeta.

Atualmente, ser sustentável não é mais um modismo, mas, sim, uma necessidade. Por isso, preparamos um guia prático e eficaz para você adotar de vez a sustentabilidade em casa. Continue com a gente e confira!

Dê novos usos para objetos antigos

Vivemos em um mundo no qual a oferta de produtos é muito grande. Por impulso, compramos uma série de coisas das quais, na realidade, não necessitamos.

Para dar espaço ao novo, jogamos fora o que é antigo. No entanto, muitas vezes, ele ainda tem utilidade. E com o consumo desenfreado, geramos muito material de descarte — que não pode ser chamado de lixo, pois ainda pode ser reaproveitado.

Para sair desse ciclo vicioso, faça o seguinte exercício: olhe à sua volta e veja alguns objetos e móveis que podem ganhar outros usos. Nessa pegada sustentável, a criatividade não tem limite.

Uma rápida pesquisa pela internet mostra os móveis incríveis que as pessoas estão fazendo com pallets ou objetos decorativos e inusitados com garrafas pet.

O melhor disso tudo é que você pode deixar sua casa com um ar descontraído e moderno com materiais de reuso. As possibilidades são infinitas e a sua imaginação dará o tom do ecologicamente correto!

porta temperos arquitrecos via home edit

cama de pallets

Aposte na energia solar para economizar na conta de luz

O mercado já entendeu que a sustentabilidade veio para ficar e, pensando nisso, vem desenvolvendo uma série de soluções para quem quer realmente embarcar em ideias mais elaboradas de sustentabilidade.

Neste sentido, quem vive em cidades com bastante incidência de sol pode considerar os painéis de energia solar. Eles podem ser instalados nos telhados das casas e gerar uma economia real no seu consumo de energia.

Mas atenção! A instalação requer profissionais especializados.

Energia Solar. Fonte infográfico: Rocky Mountain Institut

Aproveite a luz natural vinda das janelas

É possível aproveitar a luz natural para aquecer um pouco a casa, através do uso passivo da energia solar. Isso significa utilizar janelas e portas para deixar a luz do sol entrar e aquecer o ambiente, sem precisar do uso de tecnologia para isso.

Da mesma forma, recorrer a cores mais escuras na parede aquece o ambiente. No momento da compra, opte pelas tintas com composição natural, sem componentes sintéticos ou petroquímicos que agridem o ambiente.

warehouse-renovation_projeto Corben Architects.

Pratique a sustentabilidade em casa construindo um telhado verde

Imagine que bacana ter um telhado que refresque sua casa e ainda ajude o meio ambiente? O telhado verde, que vem ganhando adeptos em todo Brasil, já é sucesso no exterior. Por lá, já existe até ônibus circulando com hortinhas ou grama natural na área externa do teto.

O funcionamento é simples. Uma camada vegetal é preparada para ficar na laje ou nos telhados dos imóveis. Pode ser grama, plantas diversas e, até mesmo, uma hortinha. A utilização dessa técnica reduz em até 15% a temperatura no interior do local. Além disso, produz ainda conforto acústico.

projeto arthur casas

Então, agora que você já sabe mais sobre sustentabilidade em casa, convide seus amigos e familiares para propagar a ideia. Plantar a sementinha do ecologicamente correto nas pessoas é o primeiro passo para curar o nosso mundo. Além disso, estar de bem com a natureza é garantir mais qualidade de vida não só para nós, mas também para as gerações futuras.

Lembrando que, para fazer mudanças estruturais na sua casa, a ajuda de um profissional especializado é a melhor forma de assegurar que o resultado atenda às suas expectativas! Saiba mais sobre a importância de um arquiteto para seus projetos conferindo o nosso post.

About The Author

Maria Tereza Ribeiro Madeira

Co-fundadora do site Arquiteta Responde, especialista em Sistema Tecnológico e Sustentabilidade no Ambiente Construído pela UFMG. Sócia do escritório, Solum Arquitetura, em Belo Horizonte desde 2013.

Leave A Response

* Denotes Required Field