Os imóveis de luxo são, atualmente, as opções preferidas por muitas famílias, à medida que oferecem as dimensões de grandes casas, adicionadas a uma maior segurança, comodidade, elegância e conforto sem, no entanto, negligenciar a importância da escolha da localização do imóvel em questão. Entretanto, ao selecionar os elementos que integrarão cada ambiente, é comum o surgimento de dúvidas acerca da decoração de apartamento.

Afinal, como garantir espaços bonitos, harmoniosos e com todo o glamour que esse tipo de residência pede?

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, excelentes dicas e tendências de decoração para apartamentos de luxo. Continua a leitura e entenda por que ter o seu lar do jeito que sempre sonhou é mais simples do que você imagina: com as sugestões certas, tudo pode ficar mais belo e convidativo. Confira!

Quais as tendências de cores para esses imóveis?

Com a correria do dia a dia, um dos pontos essenciais a serem buscados na hora de elaborar a decoração de apartamento de luxo é a leveza. Desta forma, uma maneira de deixar os ambientes relaxantes e chiques é apostar nos tons neutros e claros.

Eles permitem que você brinque com as cores em outros elementos do espaço e, também, refletem bem a luz natural, trazendo a ideia de amplitude.

Claro que nada te impede de usar um tom mais vivo aqui e ali, uma tendência é o rosa millenial. Ele se aproxima de um tom pastel e pode ser encontrado como “rosa cinza”, fica um charme. Para se inspirar, existem alguns sites que disponibilizam ferramentas para montar paletas de cores, um deles é o Adobe Color, vale a pena conferir!

Como dar um toque afetivo na decoração?

De nada adianta ter uma casa elegante com móveis e objetos modernos, se você não der o seu toque nos detalhes, não é mesmo? Para que você transforme o apartamento num verdadeiro lar, é preciso ter itens afetivos e que remetam a bons momentos com a família e amigos.

Entre as inúmeras alternativas, você pode:

  • ter uma composição de fotos na parede;
  • expor peças antigas de família, como espelhos e outros objetos pessoais de alguém pelo qual você tenha grande apreço;
  • utilizar capas de almofadas que o façam lembrar dos trabalhos artesanais feitos pela avó;
  • ter um cantinho para as lembranças de viagens;
  • pendurar louças e outros utensílios que passam de geração para geração etc.

Quais os revestimentos mais indicados para este tipo de apartamento?

Quando o assunto é revestimento, é preciso ter cautela na escolha. Eles são responsáveis não só por cobrir o chão e as paredes, mas, também, por trazer conforto acústico e térmico, sem falar no requinte e acabamento que eles trazem.

A madeira continua sendo a primeira escolha quando se trata de um apartamento de luxo e está disponível em diversas opções, inclusive nos famosos revestimentos 3D.

Vale lembrar que se você mora na cobertura e possui uma área exposta a intempéries, é imprescindível optar por um tratamento de superfície para aumentar sua durabilidade.

 

A sustentabilidade tem espaço nos ambientes desses imóveis?

Sustentabilidade e elegância tem tudo a ver! Ter peças e elementos que sejam amigos do meio ambiente não te impede de ter uma decoração de apartamento luxuosa, além de que eles também estão em alta.

Utilizar madeiras de demolição, reaproveitar vidros e garrafas para fazer arranjos de flores e até utensílios de cozinha para construir luminárias são apenas algumas ideias que você pode colocar em prática.

Lembre-se de que optar por comprar seus produtos de empresas que possuam projetos em favor da natureza ou garimpar em antiquários e lojas de peças usadas são medidas essenciais.

Posso usar o techorating?

Se você está sempre antenada nas inovações tecnológicas provavelmente já ouviu falar no techorating. O termo surgiu nos Estados Unidos e abrange a tecnologia voltada para a decoração, promovendo espaços descolados e cheios de personalidade.

Diversos mobiliários já vêm empregando o termo em suas composições e assim, você pode encontrar ventiladores sem hélices, purificadores de ar que mais parecem esculturas, utilizar TVs como quadros, ter uma lareira elétrica, investir num espelho multimídia e até fazer uma composição com pequenas caixas de som.

A ideia é unir estética e função com o que há de mais tecnológico.

Como deve ser feita a iluminação?

Independentemente se você alugará ou comprará o apartamento, um ponto importantíssimo a se observar na hora de decorar é a iluminação. Nenhum cômodo está completo se não conta com boas fontes de luz que além de cumprir a função de iluminar o espaço, também o elevem a outro patamar.

A chave aqui é pensar na iluminação em basicamente três camadas: uma voltada para a iluminação geral, uma voltada para tarefas específicas e outra destinada a enfatizar alguma obra ou elemento arquitetônico.

Para o primeiro exemplo, o ideal é investir numa fonte central, geralmente colocada no teto, podendo utilizar uma lâmpada branca (para ambientes que necessitem de mais concentração) ou amarela (para os que pedem mais tranquilidade e relaxamento).

Para o segundo, o ideal é pensar na intenção que você deseja com essa iluminação, ler um livro, descansar, trabalhar em algo, cozinhar. Ela pode ser feita com abajures, spots sob armários e bancadas ou até com pendentes.

Para a terceira, o ideal é investir em luminárias direcionáveis ou fitas de LED. Pois permitem que você coloque o feixe luminoso numa posição que destaque determinado ponto, ou seja, instalada atrás de quadros, ornamentos e espelhos, favorecendo-os.

 

A importância da decoração de apartamento transcende questões estéticas, pois, residir em um ambiente bonito e agradável é um dos principais fatores relacionados à sua qualidade de vida. Para atingir esse objetivo é altamente recomendável buscar soluções que transmitam sua personalidade e estilo, além de promoverem o seu conforto físico e mental.

Esperamos que este artigo seja fonte de inspiração e motive você a ter um lar cada vez mais agradável. Se gostou, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Quem sabe, eles também tenham ótimas dicas para você!

 


Rejanedrumond
Rejanedrumond

Apaixonada pela criatividade, pela beleza nas pequenas coisas e pela alegria que move a vida. Acredita que a arquitetura é feita para melhorar a vida das pessoas, seja pelo prazer de estar em uma casa bonita, na praticidade de usar um espaço bem pensado ou na proteção e conforto de uma edificação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.